Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Boa tarde, tou a fazer uma aplicação onde tenho que ter uma combobox que receba um nome que na tabela em que estou (sql server) está abreviado. Portanto na combobox tem que aparecer o nome COMPLETO que está associado a essa abreviatura mas que está noutra tabela. O que faço para ir buscar esse nome completo? Obrigado 🙂

Edited by footboyedit
  • Replies 60
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted (edited)

Sim, o problema está na ligação entre as duas tabelas. Tenho uma tabela independente só para o Nome Completo e Abreviatura. Eu quero que a abreviatura que está na tabela principal que associe ao nome comoleto que está na outra.

Edited by footboyedit
Posted

Não percebi, se consegues fazer uma query que apresente abreviatura e o respetivo nome completo.

Qual é o problema na ligação entre as duas tabelas?

Podes apresentar o que tens.

Posted (edited)

Tenho dados de funcionarios na tabela principal. Um dos campos é o número de laboratorio (que está abreviado). Eu queria mostrar esse dado numa textbox mas mostrando ao invés da abreviatura o nome completo que está associado à abreviatura na outra tabela.

Edited by footboyedit
Posted (edited)

ok nao estou a perceber o teu problema nem como tens as coisas mas supondo que tens isto:

tabela1: tem um que tem 1 chave primária , por exemplo 'codigo', abreviatura, e nome_completo.

tabela2: entre outras coisas, tens um campo associado ao campo 'codigo' da tabela1

query="Select nome_completo From tabela1, tabela2 Where tabela2.codigo=tabela1.codigo"

Edited by Retsu9
Posted (edited)

ok nao estou a perceber o teu problema nem como tens as coisas mas supondo que tens isto:

tabela1: tem um que tem 1 chave primária , por exemplo 'codigo', abreviatura, e nome_completo.

tabela2: entre outras coisas, tens um campo associado ao campo 'codigo' da tabela1

query="Select nome_completo From tabela1, tabela2 Where tabela2.codigo=tabela1.codigo"

O problema é que não tenho nome_completo na primeira tabela.

E no where no tabela2.codigo está a dar no sql server "The multi-part identifier "tabela2.codigo" could not be bound.

"

Edited by footboyedit
Posted

eu penso que o que tu queres é algo do genero, vou dar um exemplo diferente.

tabela: funcionarios

Campos: ID_func, ID_funcao, Nome

tabela: funcoes

Campos: ID_funcao, Descricao

ora se eu fizer select a tabela funcionarios , aparece me algo do genero: 1,2,Ricardo.

mas eu em vez do id da funçao quero mostrar a descriçao da mesma, entao fazes:

Select * From funcionarios INNER JOIN funcoes ON funcionarios.ID_Funcao=funcoes.ID_funcao

Posted (edited)

eu penso que o que tu queres é algo do genero, vou dar um exemplo diferente.

tabela: funcionarios

Campos: ID_func, ID_funcao, Nome

tabela: funcoes

Campos: ID_funcao, Descricao

ora se eu fizer select a tabela funcionarios , aparece me algo do genero: 1,2,Ricardo.

mas eu em vez do id da funçao quero mostrar a descriçao da mesma, entao fazes:

Select * From funcionarios INNER JOIN funcoes ON funcionarios.ID_Funcao=funcoes.ID_funcao

Ok, acho que é isso. Agora como coloco a descricao aparecer diretamente numa combobox quando seleciono o funcionario que esta noutra combobox?

Edited by footboyedit
Posted (edited)

Ok, acho que é isso. Agora como coloco a descricao aparecer diretamente numa combobox quando seleciono o funcionario que esta noutra combobox?

"Select * From funcionarios INNER JOIN funcoes ON funcionarios.ID_Funcao=funcoes.ID_funcao Where ID_func=comboboxitem" caso tenhas acesso ao id do funcionario senao pelo nome, mas pelo nome pode haver repetiçoes

e escreves o campo Descricao da tabela funcoes,

Edited by Retsu9
Posted (edited)

"Select * From funcionarios INNER JOIN funcoes ON funcionarios.ID_Funcao=funcoes.ID_funcao Where ID_func=comboboxitem" caso tenhas acesso ao id do funcionario senao pelo nome, mas pelo nome pode haver repetiçoes

e escreves o campo Descricao da tabela funcoes,

Não entendi a parte do "comboboxitem".

Escrevo Descricao onde?

Como chamo a Descricao para a combox assim que seleciono o funcionario?

Edited by footboyedit