ricardo01010 Posted January 28, 2016 at 08:34 PM Report Share #592735 Posted January 28, 2016 at 08:34 PM Olá a todos, Eu gostaria de vos pedir uma ajuda para uma ideia que à muito a tenho e gostaria de a implementar. A minha ideia é o seguinte, gostava de criar um servidor tipo data center para alojar websites, criar o serviço de cloud e outros serviços. Eu já pesquisei bastante acerca deste assunto e é algo que gosto bastante. Gostava de saber como posso fazer isto, como posso alojar websites no meu servidor? como é que vou atribuir os domínios ao site?e também gostava de saber o equipamento necessário para isso. É que eu já pesquisei bastantes empresas de alojamento mas eu acho que os preços de alojamento são "absordos" para por exemplo a quantidade de espaço que fornecem. Espero que consigam-me ajudar, obrigado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
brunuu Posted January 28, 2016 at 10:35 PM Report Share #592739 Posted January 28, 2016 at 10:35 PM Bem primeiros tens que ter equipamentos e sustentar servidores não é a coisa mais barata, dominios é algo que não vem a custo Zero. Tu vais precisar também de uma equipa, é possivel sim fazer isso todo sozinho mas depois vais ter que oferecer suporte e coisas assim e fica complicado para apenas uma pessoa. A tua ideia requer algum investimento tens noção disso certo? E depois competir neste tipo de coisas no mercado não deve ser fácil é que há empresas com preços muito confortaveis. Link to comment Share on other sites More sharing options...
gadelhas Posted January 28, 2016 at 11:03 PM Report Share #592740 Posted January 28, 2016 at 11:03 PM Olá a todos, Eu gostaria de vos pedir uma ajuda para uma ideia que à muito a tenho e gostaria de a implementar. A minha ideia é o seguinte, gostava de criar um servidor tipo data center para alojar websites, criar o serviço de cloud e outros serviços. Eu já pesquisei bastante acerca deste assunto e é algo que gosto bastante. Gostava de saber como posso fazer isto, como posso alojar websites no meu servidor? como é que vou atribuir os domínios ao site?e também gostava de saber o equipamento necessário para isso. É que eu já pesquisei bastantes empresas de alojamento mas eu acho que os preços de alojamento são "absordos" para por exemplo a quantidade de espaço que fornecem. Espero que consigam-me ajudar, obrigado. Viva; Acho que não estás a ver a "coisa" por um todo. Há uma lista enorme de coisas a ter em conta para oferecer um serviço destes. Acredita que os preços dos alojamentos, neste momento acho que não são nada absurdos. Tens de ter em consideração pontos como; - Redundância de dados, - Instalações com redundância de energia eléctrica; - Instalações com controlo de acessos; - Instalações com Detecção e extinção automática de incêndios. - Instalações com refrigeração; - Acesso a rede com largura de banda considerável; ... Vou parar por aqui pois estava aqui a noite toda! As coisas não são tão lineares assim...... Imagina que uma empresa compra um serviço de alojamento e um dia assaltante as instalações e levante o servidor com os dados do cliente lá metidos? Abraço Gadelhas Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo01010 Posted January 29, 2016 at 02:03 PM Author Report Share #592763 Posted January 29, 2016 at 02:03 PM Eu tenho noção de tudo o que disseram, não é algo com um investimento pequeno mas à quem invista em carros, motas e etc. eu gosto de investir nesta área e penso que seja vantajoso pelas pesquisas que fiz. Mas como eu atribuo os domínios? Eu sei que parece ser uma ideia meio "louca" mas pelas pesquisas que fiz e opiniões que recolhi de outras pessoas poderá ser uma boa aposta, visto que tenho outras ideias para mais tarde. Link to comment Share on other sites More sharing options...
cenourinha Posted January 31, 2016 at 03:17 PM Report Share #592841 Posted January 31, 2016 at 03:17 PM Na minha opinião o melhor será começares por baixo, até porque pelas questões que estás a colocar, parece-me que não tens grande noção daquilo em que te estas a meter. Aconselhava-te a começar por uma "Revenda de Alojamento", onde não terás que te preocupar com Contratos com Datacenter, Compra de Servidor/Hardware, Redundância, Servidor de Backups, Manutenção/Gestão do Servidor, Monitorização, etc. Ao mesmo tempo o teu fornecedor poderá ajudar-te a ultrapassar dificuldades iniciais e indicar-te os melhores procedimentos. Quanto tiveres mais à vontade, poderás pedir o upgrade para uma solução isolada (exemplo VPS) e ganhar assim alguma independencia. Se conseguires rentabilizar o negócio, não irá demorar muito até teres que fazer upgrade para uma solução mais robusta (servidor dedicado ou servidor cloud) e mais tarde poderá compensar-te dar um salto maior e ai sim investires no teu próprio hardware e montares uma solução em Datacenter à tua medida. Não penses que o investimento é de baixo custo, até porque se não estiveres em constante investimento, vais começar a verificar problemas de degradação dos serviços, etc. Adicionalmente, quando o número de clientes e serviços justificarem, vais necessitar de ter uma equipa experiente e "multi-dinâmica" para te poder ajudar a controlar o fluxo de pedido de suporte, etc. E também porque para dares credibilidade aos teus clientes, não podes pensar em manter um negócio destes como um "One-man Business". Talvez ai percebas que se calhar o que tu achavas que eram "preços absurdos", afinal não eram tão irreais e até eram bastante baixos para cobrir tudo o que involve manter uma infra-estrutura desta natureza. Link to comment Share on other sites More sharing options...
informaster Posted May 30, 2018 at 10:21 AM Report Share #610769 Posted May 30, 2018 at 10:21 AM Bom Dia Podes alugar uma VPS e instalar o Linux com Distribuição para montar um genero de alojamento.... Com Vários tipos de serviço... o Custo poderá variar de 4 euros para cima por mês dependendo da VPS. Nuno Revez @informaster Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts