Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

ricardo01010

Como cria servidor de alojamento

Mensagens Recomendadas

ricardo01010

Olá a todos,

Eu gostaria de vos pedir uma ajuda para uma ideia que à muito a tenho e gostaria de a implementar.

A minha ideia é o seguinte, gostava de criar um servidor tipo data center para alojar websites, criar o serviço de cloud e outros serviços. Eu já pesquisei bastante acerca deste assunto e é algo que gosto bastante. Gostava de saber como posso fazer isto, como posso alojar websites no meu servidor? como é que vou atribuir os domínios ao site?e também gostava de saber o equipamento necessário para isso. É que eu já pesquisei bastantes empresas de alojamento mas eu acho que os preços de alojamento são "absordos" para por exemplo a quantidade de espaço que fornecem.

Espero que consigam-me ajudar, obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunuu

Bem primeiros tens que ter equipamentos e sustentar servidores não é a coisa mais barata, dominios é algo que não vem a custo Zero.

Tu vais precisar também de uma equipa, é possivel sim fazer isso todo sozinho mas depois vais ter que oferecer suporte e coisas assim e fica complicado para apenas uma pessoa.

A tua ideia requer algum investimento tens noção disso certo?

E depois competir neste tipo de coisas no mercado não deve ser fácil é que há empresas com preços muito confortaveis.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
gadelhas

Olá a todos,

Eu gostaria de vos pedir uma ajuda para uma ideia que à muito a tenho e gostaria de a implementar.

A minha ideia é o seguinte, gostava de criar um servidor tipo data center para alojar websites, criar o serviço de cloud e outros serviços. Eu já pesquisei bastante acerca deste assunto e é algo que gosto bastante. Gostava de saber como posso fazer isto, como posso alojar websites no meu servidor? como é que vou atribuir os domínios ao site?e também gostava de saber o equipamento necessário para isso. É que eu já pesquisei bastantes empresas de alojamento mas eu acho que os preços de alojamento são "absordos" para por exemplo a quantidade de espaço que fornecem.

Espero que consigam-me ajudar, obrigado.

Viva;

Acho que não estás a ver a "coisa" por um todo. Há uma lista enorme de coisas a ter em conta para oferecer um serviço destes. Acredita que os preços dos alojamentos, neste momento acho que não são nada absurdos.

Tens de ter em consideração pontos como;

- Redundância de dados,

- Instalações com redundância de energia eléctrica;

- Instalações com controlo de acessos;

- Instalações com Detecção e extinção automática de incêndios.

- Instalações com refrigeração;

- Acesso a rede com largura de banda considerável;

... Vou parar por aqui pois estava aqui a noite toda!

As coisas não são tão lineares assim...... Imagina que uma empresa compra um serviço de alojamento e um dia assaltante as instalações e levante o servidor com os dados do cliente lá metidos?

Abraço Gadelhas

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardo01010

Eu tenho noção de tudo o que disseram, não é algo com um investimento pequeno mas à quem invista em carros, motas e etc. eu gosto de investir nesta área e penso que seja vantajoso pelas pesquisas que fiz. Mas como eu atribuo os domínios? Eu sei que parece ser uma ideia meio "louca" mas pelas pesquisas que fiz e opiniões que recolhi de outras pessoas poderá ser uma boa aposta, visto que tenho outras ideias para mais tarde.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cenourinha

Na minha opinião o melhor será começares por baixo, até porque pelas questões que estás a colocar, parece-me que não tens grande noção daquilo em que te estas a meter.

Aconselhava-te a começar por uma "Revenda de Alojamento", onde não terás que te preocupar com Contratos com Datacenter, Compra de Servidor/Hardware, Redundância, Servidor de Backups, Manutenção/Gestão do Servidor, Monitorização, etc. Ao mesmo tempo o teu fornecedor poderá ajudar-te a ultrapassar dificuldades iniciais e indicar-te os melhores procedimentos.

Quanto tiveres mais à vontade, poderás pedir o upgrade para uma solução isolada (exemplo VPS) e ganhar assim alguma independencia. Se conseguires rentabilizar o negócio, não irá demorar muito até teres que fazer upgrade para uma solução mais robusta (servidor dedicado ou servidor cloud) e mais tarde poderá compensar-te dar um salto maior e ai sim investires no teu próprio hardware e montares uma solução em Datacenter à tua medida.

Não penses que o investimento é de baixo custo, até porque se não estiveres em constante investimento, vais começar a verificar problemas de degradação dos serviços, etc.

Adicionalmente, quando o número de clientes e serviços justificarem, vais necessitar de ter uma equipa experiente e "multi-dinâmica" para te poder ajudar a controlar o fluxo de pedido de suporte, etc. E também porque para dares credibilidade aos teus clientes, não podes pensar em manter um negócio destes como um "One-man Business".

Talvez ai percebas que se calhar o que tu achavas que eram "preços absurdos", afinal não eram tão irreais e até eram bastante baixos para cobrir tudo o que involve manter uma infra-estrutura desta natureza.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
informaster

Bom Dia

Podes alugar uma VPS e instalar o Linux com Distribuição para montar um genero de alojamento.... Com Vários tipos de serviço... o Custo poderá variar de 4 euros para cima por mês dependendo da VPS.

Nuno Revez

@informaster

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.