Futre Posted January 21, 2016 at 10:14 AM Report #592229 Posted January 21, 2016 at 10:14 AM Boa tarde. Sei que já existem alguns tópicos com este assunto mas estou um pouco (muito) confuso. Estou a desenvolver uma aplicação que terá de ter acesso à Autenticação do Cartão de Cidadão. Já tenho o middleware instalado. Inicialmente estava a tentar usar a eidpt.dll, mas dava-me erro de dependências. Usando a pteidlib_dotnet.dll está a dar o erro "PTEID Error Code : 9" a fazer eidpt.Pteid.GetID(). Alguém me pode dar uma ajuda? Obrigado.
rmpt Posted April 8, 2016 at 08:39 AM Report #595029 Posted April 8, 2016 at 08:39 AM estou com o mesmo problema por aqui... alguém?
Cerzedelo Posted April 8, 2016 at 09:35 AM Report #595031 Posted April 8, 2016 at 09:35 AM (edited) Já tentou ver na página https://svn.gov.pt/projects/ccidadao Edited April 8, 2016 at 09:35 AM by Cerzedelo
rmpt Posted April 8, 2016 at 04:47 PM Report #595042 Posted April 8, 2016 at 04:47 PM (edited) Já procurei nesses sites mas a informação que existe é datada. Vou expor o meu problema com código para que talvez seja mais fácil perceber a quem vê de fora. Linguagem: C# Framework: .NET 4 Sistema Operativo: Windows 10 x64 Build: 32bits Classe de leitura do cartão (criei apenas para prova de conceito) class CCReader { public void GetInfoFromCard() { var citizen = new Citizen(); try { EIDPT.Init(""); EIDPT.SetSODChecking(false); var id = EIDPT.GetID(); var picture = EIDPT.GetPicture(); var ms = new MemoryStream(picture.Bytes, 0, picture.BytesLength, false); //var image = CSJ2K.J2kImage.FromStream(ms); //image.Save(@"fotos\" + id.NIF + ".jpeg"); ms.Close(); citizen.FirstName = id.FirstName; citizen.LastName = id.Name; citizen.FirstNameFather = id.FirstNameFather; citizen.LastNameFather = id.NameFather; citizen.FirstNameMother = id.FirstNameMother; citizen.LastNameMother = id.NameMother; //citizen.Name = Classes.Methods.UppercaseFirstLetter(id.FirstName) + " " + Classes.Methods.UppercaseFirstLetter(id.Name); citizen.Sex = id.Sex; citizen.Birthday = id.BirthDate; citizen.ID = id.BI; citizen.FatherName = id.FirstNameFather + " " + id.NameFather; citizen.MotherName = id.FirstNameMother + " " + id.NameMother; citizen.TaxNumber = id.NIF; citizen.SocialSecurity = id.NSS; //citizen.Photo = image; // address var address = EIDPT.GetAddress(); citizen.District = address.DistrictDescription; citizen.Municipality = address.MunicipalityDescription; citizen.CivilParish = address.FreguesiaDescription; citizen.Address = address.StreetType + " " + address.Street + " Nº " + address.Door; citizen.Locality = address.Locality; citizen.Zip = address.CP4 + "-" + address.CP3 + " " + address.Postal; EIDPT.Exit(ExitMode.LEAVE_CARD); } catch (Exception ex) { Console.WriteLine("Error reading data: " + ex.Message); } } } class Citizen { public string FirstName { get; set; } public string LastName { get; set; } public string FirstNameFather { get; set; } public string LastNameFather { get; set; } public string FirstNameMother { get; set; } public string LastNameMother { get; set; } public string Name { get; set; } public string Sex { get; set; } public string Birthday { get; set; } public string ID { get; set; } public string FatherName { get; set; } public string MotherName { get; set; } public string TaxNumber { get; set; } public string SocialSecurity { get; set; } public string Photo { get; set; } // address public string District { get; set; } public string Municipality { get; set; } public string CivilParish { get; set; } public string Address { get; set; } public string Locality { get; set; } public string Zip { get; set; } } AS dependências que adicionei ao projecto são: eidpt.dll (fonte) pteidlib_dotnet.dll (fonte) O programa compila, mas ao arrancar obtenho este erro: Não foi possível carregar o ficheiro ou assemblagem 'eidpt.dll' ou uma das respectivas dependências. Impossível localizar o módulo especificado. Por sugestão de alguns comentários (inclusive neste forum) fiz download da ferramenta depends.exe e analisei o ficheiro eidpt.dll. O resultado foi uma serie de libs em falta para a lib referenciada pteidlib_dotnet.dll: MSVCR120.DLL KERNEL32.DLL MSVCP120.DLL MSCOREE.DLL Alguém tem ideia de como meter o meu programa básico a correr? É preciso mais alguma lib específica? Edited April 8, 2016 at 04:48 PM by rmpt
rmpt Posted April 12, 2016 at 02:03 PM Report #595189 Posted April 12, 2016 at 02:03 PM (edited) Ninguém responde nem reage, mas vou deixar a minha solução para o problema, já que afinal de contas é muito simples e poderá ser util para alguém no futuro... Tecnologia: C# SO: Windows 10 Versão .NET: 4 Còdigo fonte: aqui Fontes: kitcc, svn.gov.pt, cartaodecidadao.pt Para o desenvolvimento da minha aplicação estava a usar a DLL de instalação do middleware: pteidlib_dotnet.dll Acontece que existem 2 instalações da mesma coisa, em sites diferentes... A que usei em primeiro lugar foi do svn.gov.pt. A aplicação instalada funciona bem, mas ao usar a dll em causa dá erro pois está desactualizada! Desinstalei o que tinha feito download de svn.gov.pt e instalei o middleware que se encontra em cartaodecidadao.pt e funcionou à primeira. Ou seja, façam download de cartaodecidadao.pt e usem a dll pteidlib_dotnet.dll que é instalada em C:\Windows\System32. Agora um desabafo: acho vergonhoso que não exista o raio de uma página onde estejam os conteúdos e passos necessários. A informação está em 3 páginas diferentes, com links mortos, documentos antigos e software desactualizado. Acho que não custava muito criar uma página única que fosse actualizada com passos simples tipo: Faça download da dll X Faça download do projecto de exemplo Y Referencie a dll no seu projecto Corra Uma pessoa tem de andar à cabeçada e inventar soluções no meio de informação datada e dispersa e tem de deduzir conclusões para uma coisa que é modernização do país. #Fim de desabafo Espero que isto ajude alguém no futuro Edited April 12, 2016 at 02:16 PM by rmpt
pv2013 Posted April 28, 2016 at 04:30 PM Report #595781 Posted April 28, 2016 at 04:30 PM Espero que isto ajude alguém no futuro Ajudou. Obrigado!
csmnf Posted June 14, 2016 at 01:42 PM Report #597134 Posted June 14, 2016 at 01:42 PM Olá, eu continuo com o problema... SO é windows 8.1 Pro a 64 bit .net framework 4.0 (tenho até à 4.6.1 instalado mas na aplicação estou a usar a 4) Fonte aqui (código de vb.net) adaptada mas é basicamente o mesmo, retirei os controlos aos cartões e adicionei umas funções directas que abrem a ligação ao leitor trazem o nome/nif/... e fecham a ligação - algo muito simples. Se adicionar um módulo à classe e as chamar dentro da mesma aplicação tudo corre bem. mas se gravar a classe como DLL e a referenciar noutra aplicação tenho um problema: Citação An unhandled exception of type 'System.IO.FileLoadException' occurred in testedll.exe Additional information: Não foi possível carregar o ficheiro ou assemblagem 'pteidlib_dotnet, Version=1.0.5946.33561, Culture=neutral, PublicKeyToken=null' ou uma das respectivas dependências. É necessário uma assemblagem com nome seguro. (Excepção de HRESULT: 0x80131044) A minha dll está a funcionar porque o retorno é a string de excepção que tenho no código mas ao tentar usar a função scCinit() (que usa a pteidlib_dotnet) tenho logo problemas Alguém sabe como resolver isto? sou eu que estou a tentar inventar a roda? Muito obrigada Carla Faria
rmpt Posted April 23, 2017 at 11:10 AM Report #603764 Posted April 23, 2017 at 11:10 AM (edited) Já passou algum tempo, mas deixo um projecto C# exemplo para ler todos os dados do cartão de cidadão. https://ruimptech.wordpress.com/2017/04/23/ler-dados-ed-cartao-de-cidadao-c/ Edited April 23, 2017 at 11:39 AM by rmpt
mamf Posted May 22, 2020 at 11:30 AM Report #618195 Posted May 22, 2020 at 11:30 AM Muito bom dia a todos, Estou a tentar desenvolver uma aplicação em C# para realizar a leitura dos dados do Cartão de Cidadão e surgiu o seguinte erro: “Não é possível localizar um ponto de entrada com o nome ‘CSharp_PTEID_ReaderSet_initSDK__SWIG_1’ na DLL ‘pteidlibCS_Wrapper’ ?? Linguagem: C# - Visual Studio 2019. Sistema Operativo: Windows 10 x64. Alguém me pode ajudar? Obrigado!
danielfer Posted July 31, 2020 at 03:48 PM Report #618943 Posted July 31, 2020 at 03:48 PM Em 22/05/2020 às 12:30, mamf disse: Muito bom dia a todos, Estou a tentar desenvolver uma aplicação em C# para realizar a leitura dos dados do Cartão de Cidadão e surgiu o seguinte erro: “Não é possível localizar um ponto de entrada com o nome ‘CSharp_PTEID_ReaderSet_initSDK__SWIG_1’ na DLL ‘pteidlibCS_Wrapper’ ?? Linguagem: C# - Visual Studio 2019. Sistema Operativo: Windows 10 x64. Alguém me pode ajudar? Obrigado! Boa tarde, Alguém chegou a encontrar solução para este erro? Obrigado
rasptty Posted October 10, 2021 at 02:21 PM Report #624053 Posted October 10, 2021 at 02:21 PM Em 22/05/2020 às 12:30, mamf disse: Muito bom dia a todos, Estou a tentar desenvolver uma aplicação em C# para realizar a leitura dos dados do Cartão de Cidadão e surgiu o seguinte erro: “Não é possível localizar um ponto de entrada com o nome ‘CSharp_PTEID_ReaderSet_initSDK__SWIG_1’ na DLL ‘pteidlibCS_Wrapper’ ?? Linguagem: C# - Visual Studio 2019. Sistema Operativo: Windows 10 x64. Alguém me pode ajudar? Obrigado! Boa tarde, estou com o mesmo erro, alguém já desbloqueou .?..
Filipe Csota Posted April 14, 2022 at 09:10 AM Report #625774 Posted April 14, 2022 at 09:10 AM Bom dia a todos, Estou a tentar arranjar forma de ler os dados de cartão de cidadão (morada, nif, cc, foto) através de um browser usando o PHP. Já pesquisei neste forum e no Google e encontro algumas coisas mas acabo por não conseguir encaixar tudo e criar uma solução que funcione. Alguém já tentou e conseguiu fazer isso e pode-me ajudar? Eu pago o serviço a quem me ajudar ou me fizer isso, neste caso enviem MP. Obrigado e melhores cumprs,
rmpt Posted March 3, 2023 at 04:44 PM Report #630287 Posted March 3, 2023 at 04:44 PM (edited) Em 14/04/2022 às 10:10, Filipe Csota disse: Bom dia a todos, Estou a tentar arranjar forma de ler os dados de cartão de cidadão (morada, nif, cc, foto) através de um browser usando o PHP. Já pesquisei neste forum e no Google e encontro algumas coisas mas acabo por não conseguir encaixar tudo e criar uma solução que funcione. Alguém já tentou e conseguiu fazer isso e pode-me ajudar? Eu pago o serviço a quem me ajudar ou me fizer isso, neste caso enviem MP. Obrigado e melhores cumprs, Olá, se ainda for a tempo, experimenta esta: https://github.com/rmpt/citizen-card-reader/releases Faz exatamente o que descreveste. Edited March 3, 2023 at 04:45 PM by rmpt
herberto Posted April 28, 2023 at 10:04 AM Report #630786 Posted April 28, 2023 at 10:04 AM Alguém tem informações como ler os dados nome, norada do CC em PHP- Obrigada
Roedor Posted July 5, 2024 at 05:16 AM Report #633211 Posted July 5, 2024 at 05:16 AM Olá viva, estou a tentar utilizar o plugin oficial Autenticao.gov com objectivo de extrair os dados do Cartão do Cidadão incluindo a morada. O repositório não ajuda muito, alguém sabe se é possível utilizar o plugin para extrair os dados ? A ferramenta de diagnóstico do plugin em http://127.0.0.1:35153/network indica que o plugin é no fundo um web server mas não encontro API. Obrigado e cumprimentos R.
Roedor Posted July 9, 2024 at 05:42 PM Report #633235 Posted July 9, 2024 at 05:42 PM On 7/5/2024 at 6:16 AM, Roedor said: Olá viva, estou a tentar utilizar o plugin oficial Autenticao.gov com objectivo de extrair os dados do Cartão do Cidadão incluindo a morada. O repositório não ajuda muito, alguém sabe se é possível utilizar o plugin para extrair os dados ? A ferramenta de diagnóstico do plugin em http://127.0.0.1:35153/network indica que o plugin é no fundo um web server mas não encontro API. Obrigado e cumprimentos R. Tentei contactar a AMA para ver se esclarecem. Enviaram documentação mas penso que não é o que estou a tentar obter com o Plugin. Alguém usa o Plugin Autenticação.Gov ? Obrigado e cumprimentos, R.
Roedor Posted July 9, 2024 at 06:43 PM Report #633237 Posted July 9, 2024 at 06:43 PM On 4/28/2023 at 11:04 AM, herberto said: Alguém tem informações como ler os dados nome, norada do CC em PHP- Obrigada o @rmpt tem um que lança um servidor em java na port 8080, mas penso que não lê os dados da Morada.
Roedor Posted October 28, 2024 at 06:19 PM Report #633639 Posted October 28, 2024 at 06:19 PM On 7/9/2024 at 7:43 PM, Roedor said: o @rmpt tem um que lança um servidor em java na port 8080, mas penso que não lê os dados da Morada. @rmpt consegues por favor confirmar se a tua versão lê os dados da morada ?
bioshock Posted October 30, 2024 at 03:12 PM Report #633640 Posted October 30, 2024 at 03:12 PM (edited) On 7/9/2024 at 7:43 PM, Roedor said: o @rmpt tem um que lança um servidor em java na port 8080, mas penso que não lê os dados da Morada. On 10/28/2024 at 6:19 PM, Roedor said: @rmpt consegues por favor confirmar se a tua versão lê os dados da morada ? Já tentei contactar o @rmpt no github mas sem sucesso, o meu problema é outro: a velocidade da leitura do cartão de cidadão. Basicamente o cartão é lido após 10s, mas já verifiquei que não é uma anomalia da solução do @rmpt, desenvolvida em Java. Fiz uma em python e C# e o resultado é o mesmo. Já testei 3 leitores de cartões diferentes (de valor € baixo) e o resultado é o mesmo: 10 ou mais segundos para ler a informação do cartão. Aliás, se utilizar a App do Gov (Windows) e inserir o cartão, demora na mesma 10s para apresentar a informação. Mas o @rmpt chegou-me a dizer que o cartão dele era lido em 1/2 segundos e gostava de saber com que leitor de cartões.. Edited October 30, 2024 at 03:14 PM by bioshock
Roedor Posted October 30, 2024 at 05:34 PM Report #633641 Posted October 30, 2024 at 05:34 PM On 10/30/2024 at 3:12 PM, bioshock said: Já tentei contactar o @rmpt no github mas sem sucesso, o meu problema é outro: a velocidade da leitura do cartão de cidadão. Basicamente o cartão é lido após 10s, mas já verifiquei que não é uma anomalia da solução do @rmpt, desenvolvida em Java. Fiz uma em python e C# e o resultado é o mesmo. Já testei 3 leitores de cartões diferentes (de valor € baixo) e o resultado é o mesmo: 10 ou mais segundos para ler a informação do cartão. Aliás, se utilizar a App do Gov (Windows) e inserir o cartão, demora na mesma 10s para apresentar a informação. Mas o @rmpt chegou-me a dizer que o cartão dele era lido em 1/2 segundos e gostava de saber com que leitor de cartões.. interessante, tanto tempo de diferença não deveria mesmo ser da app mas sim da leitura no cartão. Os smartcards são geralmente lentos. Será que os dados do @rmpt estavam em cache, para ser tão rápido ? Acabei de testar em MacOS na app oficial Autenticaçao.Gov, com o leitor da Ewent EW1052 e demorou cerca de 9 segundos para ler os dados do cartão, e depois cerca de 6 segundos após inserir o PIN da Morada.
Recommended Posts