Jump to content

Opiniões sobre biblioteca gráfica a aprender: Gtk ou Qt

tvaz
 Share

Recommended Posts

Boa noite,

esta discussão é bastante comum e encontrei várias do género em outros fóruns. Ainda assim queria interagir com alguém que conhecesse o assunto, possivelmente já o tenha debatido ou tenha testemunhado debates e possa contribuir com os seus comentários no tópico.

Queria aprender aprodundadamente uma das bibliotecas Gtk ou Qt. Programo em C (eventualmente, posso migrar para C++ se ter melhores condições para um ambiente gráfico o exige) e em ambiente Linux, mas queria desenvolver aplicações multi-plataforma open-source, que por sua vez não exigissem ao user ter que instalar terceiras bibliotecas para correr um programa.

Procuro portanto uma biblioteca gráfica que satisfaça essa condição, mas que por outro lado não me obrigue a escrever código extremamente longo para fazer um ambiente gráfico simples, ou que exiga demasiada atenção a combinações de Boxes ou Containers e não me permita focar o meu tempo na mecânica e lógica. Por outro lado queria que fosse uma biblioteca leve. A documentação disponível sobre a biblioteca é também um grande ponto a favor, e isto inclui a comunidade envolvida e a popularidade entre programadores em geral.

Conheço pouco de ambas as bibliotecas e nesta fase procuro fixar-me numa só, a questão principal é em qual me devo focar, porquê e que experiência têm com essa biblioteca. Os critérios são possibilidades multi.plataforma, documentação, performance e aparência. Se estiver a desconsiderar algum critério não se abstenham de o mencionar.

Opiniões fundamentadas e baseadas na vossa experiência são muito bem vindas. Obrigado!