Jump to content
xintect

Preciso de ajuda acerca de "Vagrant"

Recommended Posts

xintect

Boas meus caros,

Iniciei este tópico em busca de ajuda sobre "Vagrant" (https://www.vagrantup.com/)

O que entendi até agora :

- Vagrant permite que vários developers trabalhem em conjunto numa APP... e exclui as dependencias de versões de serviços como (MySQL, PHP version,Apache version etc...), também exclui dependencias dos diferentes OS(Sistemas Operativos) entre os developers.

As minhas dúvidas :

- Eu fiz uns tutorials, mais objectivo os tutorials do "Laravel" (https://laravel.com/) ... e apercebi-me que o Vagrant depende de um serviço de Virtual Machines tipo (VMBox) certo?

- Corrigam-me se estou errado, o Vagrant é uma especie de Virtual Machine com XAMPP ?

- Agora a maior duvida de todas, supomos que somos 2 developers, trabalhando pela internet e não localmente, eu crio um ambiente de desenvolvimento com o Vagrant, como faço para partilhar/enviar, esse ambiente para o meu amigo? e manter-lo actualizado?, certamente não o posso fazer como sendo uma Virtual Machine no meu computador porque ao desligar-lo o meu amigo não iria ter acesso certo?, corriga-me se estou errado -> para partilhar um ambiente de desenvolvimento feito com Vagrant, eu tenho de utilizar uma VPS?

PS : Estou um bocado confuso com o Vagrant, toda a ajuda é bem-vinda... Obrigado

KTachyon

Não tenho experiência de utilização do Vagrant, mas como uso o Docker para fazer deploys. A finalidade não é exactamente a mesma, mas parte do processo é semelhante, visto que ambas trabalham sobre a mesma ideia.

O Vagrant é o que tu quiseres que seja. No fundo é uma máquina virtual que vai ter as dependências que tu lhe disseres (necessárias para o teu projecto funcionar).

Tu não partilhas o ambiente. Tu crias um script que constrói o ambiente. O Vagrant vai fazer o setup desse ambiente e, sempre que efetuares alterações nos ficheiros do projecto vais poder ver o resultado no ambiente criado pelo Vagrant. Não precisas de uma VPS, só precisas de um repositório de código.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare