Jump to content

Movimentar objetos no Cairo


tvaz

Recommended Posts

Boas,

Preciso de fazer mover várias formas geométricas numa drawing area no Cairo, mas não faço ideia de como o fazer (e não encontro documentação útil neste tópico).

Se por um lado parece que preciso usar

cairo_translate(cr, x, y)
para movimentar um objeto na drawing area, por outro não sei como fazer a chamada sucessiva à função para apresentar a imagem em novas coordenadas por frame (noutros frameworks chamaria a função no loop e controlaria os fps's por uma função clock( ) ).

O código que tenho de momento é este:

genRandVector(numOfBalls);

/* creates big ball */
cairo_set_line_width(cr, 5);
cairo_set_source_rgb(cr, 0, 0, 0);
cairo_arc(cr, balls_MAP[0].x, balls_MAP[0].y, CONF.big_rad, 0, 2 * M_PI);

cairo_stroke_preserve(cr);
cairo_set_source_rgb(cr, 0.9, 0.9, 0.9);

cairo_fill(cr);

/* creates other balls */
int i;
cairo_close_path(cr);
cairo_set_source_rgb(cr, 0, 0, 0);

for(i = 1; i < numOfBalls; i++) {

   cairo_arc(cr, balls_MAP[i].x, balls_MAP[i].y, CONF.small_rad, 0, 2 * M_PI);
   cairo_stroke_preserve(cr);

   cairo_fill(cr);
   cairo_close_path(cr);
}
e tenho os objetos parados no ecrã. Gostava de saber como os fazer mover aleatoriamente no Cairo. Obrigado!
Link to comment
Share on other sites

o cairo serve somente para pintar algo numa superfície, algo que não tem nada haver com o gestor da janela.

o que quero dizer é que não apresentas o código responsável pela actualização da tua janela. código esse onde deverás "repintar" as bolas.

para "mover" as bolas, basta actualizar a informação posicional destas na estrutura existente no array de bolas : balls_MAP

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Link to comment
Share on other sites

o cairo serve somente para pintar algo numa superfície, algo que não tem nada haver com o gestor da janela.

o que quero dizer é que não apresentas o código responsável pela actualização da tua janela. código esse onde deverás "repintar" as bolas.

para "mover" as bolas, basta actualizar a informação posicional destas na estrutura existente no array de bolas : balls_MAP

Obrigado pela resposta.

Estou a ver. Então, pelo que entendi: devo chamar num loop o 'g_signal_connect()', que tem o CALLBACK da função acima, alterando antes o array das posições das figuras. Ele não "atualiza" mas sim refaz a drawing area com os novos dados. Será isso?

Mas como controlo a frequência do loop? Isto é, como diminuo os frames para tornar percetivel o movimento das figuras?

EDIT: mas se colocar a g_signal_connect() num loop ele não entra no main() e não escuta os eventos. Como devo fazer o loop?

Eis o meu código:

   gtk_init(&argc, &argv);

   GtkWidget
       *display = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL),
       *actarea = gtk_drawing_area_new();

   gtk_window_set_position(GTK_WINDOW(display), GTK_WIN_POS_CENTER);
   gtk_window_set_default_size(GTK_WINDOW(display), PROG.width, PROG.height);
   gtk_window_set_title(GTK_WINDOW(display), PROG.title);

   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(display), actarea);

   g_signal_connect(G_OBJECT(display), "destroy", G_CALLBACK(quit), NULL);
   g_signal_connect(G_OBJECT(actarea), "draw"   , G_CALLBACK(on_draw_event), NULL);

   gtk_widget_show_all(display);
   gtk_main();

   return 0;
Edited by thoga31
GeSHi
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.