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Movimentar objetos no Cairo


tvaz
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Boas,

Preciso de fazer mover várias formas geométricas numa drawing area no Cairo, mas não faço ideia de como o fazer (e não encontro documentação útil neste tópico).

Se por um lado parece que preciso usar

cairo_translate(cr, x, y)
para movimentar um objeto na drawing area, por outro não sei como fazer a chamada sucessiva à função para apresentar a imagem em novas coordenadas por frame (noutros frameworks chamaria a função no loop e controlaria os fps's por uma função clock( ) ).

O código que tenho de momento é este:

genRandVector(numOfBalls);

/* creates big ball */
cairo_set_line_width(cr, 5);
cairo_set_source_rgb(cr, 0, 0, 0);
cairo_arc(cr, balls_MAP[0].x, balls_MAP[0].y, CONF.big_rad, 0, 2 * M_PI);

cairo_stroke_preserve(cr);
cairo_set_source_rgb(cr, 0.9, 0.9, 0.9);

cairo_fill(cr);

/* creates other balls */
int i;
cairo_close_path(cr);
cairo_set_source_rgb(cr, 0, 0, 0);

for(i = 1; i < numOfBalls; i++) {

   cairo_arc(cr, balls_MAP[i].x, balls_MAP[i].y, CONF.small_rad, 0, 2 * M_PI);
   cairo_stroke_preserve(cr);

   cairo_fill(cr);
   cairo_close_path(cr);
}
e tenho os objetos parados no ecrã. Gostava de saber como os fazer mover aleatoriamente no Cairo. Obrigado!
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HappyHippyHippo

o cairo serve somente para pintar algo numa superfície, algo que não tem nada haver com o gestor da janela.

o que quero dizer é que não apresentas o código responsável pela actualização da tua janela. código esse onde deverás "repintar" as bolas.

para "mover" as bolas, basta actualizar a informação posicional destas na estrutura existente no array de bolas : balls_MAP

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
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o cairo serve somente para pintar algo numa superfície, algo que não tem nada haver com o gestor da janela.

o que quero dizer é que não apresentas o código responsável pela actualização da tua janela. código esse onde deverás "repintar" as bolas.

para "mover" as bolas, basta actualizar a informação posicional destas na estrutura existente no array de bolas : balls_MAP

Obrigado pela resposta.

Estou a ver. Então, pelo que entendi: devo chamar num loop o 'g_signal_connect()', que tem o CALLBACK da função acima, alterando antes o array das posições das figuras. Ele não "atualiza" mas sim refaz a drawing area com os novos dados. Será isso?

Mas como controlo a frequência do loop? Isto é, como diminuo os frames para tornar percetivel o movimento das figuras?

EDIT: mas se colocar a g_signal_connect() num loop ele não entra no main() e não escuta os eventos. Como devo fazer o loop?

Eis o meu código:

   gtk_init(&argc, &argv);

   GtkWidget
       *display = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL),
       *actarea = gtk_drawing_area_new();

   gtk_window_set_position(GTK_WINDOW(display), GTK_WIN_POS_CENTER);
   gtk_window_set_default_size(GTK_WINDOW(display), PROG.width, PROG.height);
   gtk_window_set_title(GTK_WINDOW(display), PROG.title);

   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(display), actarea);

   g_signal_connect(G_OBJECT(display), "destroy", G_CALLBACK(quit), NULL);
   g_signal_connect(G_OBJECT(actarea), "draw"   , G_CALLBACK(on_draw_event), NULL);

   gtk_widget_show_all(display);
   gtk_main();

   return 0;
Edited by thoga31
GeSHi
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