Ventura Posted January 10, 2016 at 03:52 PM Report Share #591772 Posted January 10, 2016 at 03:52 PM (edited) Última dúvida! Quero calcular o fatorial de um numero, o código funciona na perfeição, mas tenho dúvidas em relação a 2 linhas de código: fact=`expr $fact \* $num` #multiplicar o factorial pelo numero num=`expr $num - 1` #por exemplo, inserimos o nr 5 e ele vai até ao nr 1 a multiplicar, por exemplo 5*4*3*2*1 ???? Estás 2 linhas de código fazem aquilo que eu disse ou nem por isso? #!/bin/bash #Vamos introduzir um numero a nossa escolha e o programa vai calcular o fatorial echo "Insere um numero" read num fact=1 #vamos inserir apenas um argumento while [ $num -ge 1 ] do fact=`expr $fact \* $num` #multiplicar o factorial pelo numero num=`expr $num - 1` #forma para calcu done echo "Fatorial é $fact" Edited January 10, 2016 at 04:16 PM by pwseo tags code, syntax highlight. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Solution pwseo Posted January 10, 2016 at 04:24 PM Solution Report Share #591778 Posted January 10, 2016 at 04:24 PM Ventura, Antes de começar, um reparo: quando colocas excertos de código nos teus posts deves fazê-lo recorrendo às tags code apropriadas, de modo a preservar a indentação (vulgo «espaçamento do código») e até mesmo colorir o código de acordo com a linguagem utilizada (que é o que tenho feito). Se tiveres dúvidas quanto a isso, posso esclarecer-te rapidamente. E agora relativamente à tua dúvida: # esta linha guarda em $fact o valor da multiplicação de $fact por $num fact=`expr $fact \* $num` # esta linha guarda em $num o valor de $num - 1 (ou seja, diminui o valor de $num por 1) num=`expr $num - 1` O ciclo presente no segundo excerto de código é responsável por repetir estas duas operações até que $num não seja maior ou igual a 1, altura em que tudo é terminado, devolvendo o valor final. Mais uma vez, aqui é essencial que tentes resolver com papel e caneta. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ventura Posted January 10, 2016 at 04:31 PM Author Report Share #591780 Posted January 10, 2016 at 04:31 PM Com a tua explicação, já deu para entender. Muito obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts