Ventura Posted January 9, 2016 at 05:39 PM Report Share #591709 Posted January 9, 2016 at 05:39 PM (edited) Boa tarde pessoal, Tenho um script em linux que serve para ordenar alfabeticamente palavras. #!/bin/bash #Vamos inserir varias palavra e por fim o programa ordena de ordem alfabetica echo -e "\nIntroduza palavras e digite Sair para terminar" res="" read pal while [ "$pal" != "sair" ] do res="$res $pal" read pal done echo "$res" | fmt -1 | sort Ele funciona muito bem, mas não entendo o porque do fmt -1? o que é que isso faz? já utilizei o man fmt mas não encontro algo que me diga o que faz o -1. É que se eu tirar o fmt -1 ele já não me ordena as palavras! Porquê, se o que ordena é o comando sort? Edited January 9, 2016 at 08:08 PM by pwseo tags code, syntax highlight. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Solution pwseo Posted January 9, 2016 at 06:07 PM Solution Report Share #591711 Posted January 9, 2016 at 06:07 PM Ventura, O programa sort só ordena as palavras se elas estiverem em linhas diferentes. E para isso é que está a ser utilizado o fmt nesse pequeno script. Repara: SYNOPSIS fmt [-WIDTH] [OPTION]... [FILE]... DESCRIPTION Reformat each paragraph in the FILE(s), writing to standard output. The option -WIDTH is an abbreviated form of --width=DIGITS. E mais adiante: -w, --width=WIDTH maximum line width (default of 75 columns) Ou seja, fmt -1 é o mesmo que fmt --width=1, o que significa que estamos a forçar o tamanho máximo de cada linha para 1 letra apenas... forçando assim cada palavra a ser colocada na sua linha. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ventura Posted January 9, 2016 at 06:26 PM Author Report Share #591713 Posted January 9, 2016 at 06:26 PM Então basicamente, ele vai ordenar as palavras que eu inseri linha a linha, correto? Muito obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pwseo Posted January 9, 2016 at 06:45 PM Report Share #591716 Posted January 9, 2016 at 06:45 PM Não, o fmt não ordena, apenas as coloca uma em cada linha. Quem ordena as linhas é o sort. Lê bem o código para perceberes a necessidade de utilizar o fmt aí. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ventura Posted January 9, 2016 at 06:50 PM Author Report Share #591719 Posted January 9, 2016 at 06:50 PM Não, o fmt não ordena, apenas as coloca uma em cada linha. Quem ordena as linhas é o sort. Lê bem o código para perceberes a necessidade de utilizar o fmt aí. Sim, o que eu quis dizer foi exatamente isso! Muito obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts