Jump to content
brunuu

Vale a pena continuar com o Windows Phone? (iOS vs Windows Phone vs Android)

Recommended Posts

brunuu

Eu já uso Windows Phone a algum tempo, uso há quase 4 anos o mesmo que é o Lumia 710, começo por dizer que é uma das minhas melhores compras que alguma vez fiz quando se fala de produtos eletronicos porque até hoje ele nunca teve problemas, nunca congelou e ainda corre suavemente como fosse o primeiro dia e responde perfeitamente, e eu uso o telemovel de maneira intensa.

E este Lumia já me caiu de várias maneira e até quase se afogou, em nenhuma condição por mais violentas que sejam este nokia lumia morreu, continua vivo a correr como nada fosse.

O exelente desempendo do WP foi o que me fez comprar um e que na altura me custou 199 euros, nunca pensei que ia durar assim tanto tempo.

Durante o tempo que tenho este Lumia as pessoas á minha volta já trocaram de telemovel mais de 1 ou 2 vezes, maioria esmagadora usa Android e alguns usa iphone que acabam por trocar em cada ano.

Mas o que me faz de momento de trocar de telemovel?

Espaço e OS não atualizado.

O Nokia Lumia não pode atualizar para o Windows 8.0 nem pro 8.1 nem pro 10 Mobile, a versão atual deste Lumia é a 7.8 o que está totalmente abandoando, a loja de aplicações está quase em branco e as aplicações não recebem muitas atualizações só as mais famosas.

O Nokia Lumia 710 só tem 8gb... sem maneira de colocar um cartão SD, eu gosto de tirar fotogratias e gosto de por musica e gosto de ter jogos e aplicações e ficheiros PDF, world. powerpoint ect... 8gb não dá memso, um video de 5 min tem 400Mb...

Maior parte das aplicações que quero só estão no windows 8.1 e no 10 Mobile.

Eu já tive experencias muito boas com iOS, não nos iphones mas sim nos ipods touch, nunca tive lag nem nunca congelou e sempre respodia perfeitamente mas o problemas é que os ipods que me passaram pela mão não conseguiram passar dos 2 anos, infelizmente os produtos da apple são demasiados frageis e na primeira queda o ecrã parte e são demasiado caros para estar sempre a comprar.

Portanto não vou poder comprar um iPhone simplesmente porque é demasiado fragil para as minhas mãos.

(Talvez possa abrir uma pequena alternativa mas já sei no que vai dar)

Android... eu tive experencias com isto antes do WP, e foram horriveis mesmo muito, eu deixei de quer saber das atualizações do android á quase 3 anos, no passado eu já usei tablets e tablets caros com android, brinquedos muito caros da Asus e da samsung.

Só que usar o android era um grande pánico, aquilo parava de qualquer maneira, era lento lento lento lento, as aplicações não conseguiam estar uma hora aberta, deixa de responder, e parece que está numa versão Beta.

Deste que tenho o Lumia, todos os que tinham android á minha volta, hoje já devem ir no terceiro telemovel, memso que seja o Galaxy, meio ano de pois já dá problemas e fica lento.

Nos ultimias dias tenho por acaso visto como anda o android, e estão diferente a versão 5.0, é realmente mais suave, mais bonito e mais leve.

Então depois de muitos testes eu cheguei a estes,

Nokia Lumia 830, Usa o WP 8.1 e pode ser atualizado para o 10 mobile (algo que não vou fazer porque o 10 está ainda muito verdinho) e tem PureView! (Eu gosto muito de tirar fotografias sim)

No lado do Android tenho o Samsung J5

Apesar do J5 tem 13MP o Lumia que tem 10MP tem melhor camera por causa do PureView. já testei.

A Camera frontal o J5 ganha contra apenas os 0.9 MP obseletos do Lumia.

thoga31

Muitas pessoas te vão responder impreterivelmente que não, não vale a pena.

Eu faço parte dos "hereges" que migraram para Windows Phone. O meu primeiro smartphone propriamente dito foi um Android e usei durante 1 ano e meio.

Quando saiu o Lumia 640 decidi fazer o investimento. Dois dias depois dizia para mim próprio "bendita a hora em que mudei".

Pode-se falar das apps - é o que toda a gente gosta de apontar -, mas a verdade é que eu sou daquelas pessoas que não são app-dependentes. Mesmo instalando certas apps com o intuito de as usar, simplesmente esqueço-me delas!

Como uso o smartphone principalmente para trabalho, não ligo grande coisa a redes sociais e aprecio apps de notícias e ferramentas, o Windows Phone tem tudo o que preciso!

Por exemplo, já muitas vezes me apontaram a falta do Snapchat. Pelos vistos é uma parte fundamental para a sobrevivência de muita gente - eu sou das pessoas que não vê utilidade nem piada. A meu ver, é um mero vício moderno.

Ora vejamos:

- Faço a gestão dos meus 4 mails e calendários

- Vejo as novidades do Facebook (falam da falta de funcionalidade, mas para mim a vesão actual chega e sobra)

- Falo no Messenger

- Falo no Skype

- Vejo notícias no News, Pplware, Flipboard e Discovery News

- Jogo Angry Birds enquanto espero nas Finanças ou no consultório médico-

- Tenho mapas e GPS on e offline

- Giro as clouds (Dropbox, OneDrive, Meo Cloud, Mega, WD2go [para o meu NAS])

- Tenho ferramentas úteis para tudo (gestão monetária, shopping list, conversor de unidades, lanterna, nível, cronómetro, tradutor on e offline, tabela periódica, claculadora gráfica simples...)

- Ouço rádio (FM ou online - RFM e Rádio Comercial)

- Controlo remotamente o meu Media Center (Raspberry Pi com OSMC)

- Vejo TV (Meo Go)

- Vejo documentos Word, Excel e PowerPoint quando necessário

Portanto, sim, para mim o Windows Phone faz tudo. Sem lags, é fluído e a qualidade de construção em si é algo que aprecio bastante.

Para mim, Windows Phone vale mesmo a pena! Para outras pessoas, talvez não. Depende de pessoa para pessoa.

Simplesmente não gosto quando dizem que o Windows Phone é lixo, por exemplo. Se o Windows Phone não suprime as necessidades deles, não significa que seja lixo. O Windows Phone é um excelente sistema operativo móvel, mas não serve para toda a gente. Para mim é o Android que não serve para aquilo que eu considero ser mais importante num smartphone - mas lá está, é algo pessoal e não chamo ao Android "lixo".

Knowledge is free!

bubulindo

Do meu lado não posso dizer nada do WP, porque nunca me pareceu interessante. A qualidade de construção da nokia é legendária, mas nenhum dos dispositivos me encantava. Nota que eu pesquisei por smart phones quando o iPhone 4 estava no mercado e as ofertas da Windows não eram grande coisa.

Depois vem o facto de eu cada vez mais odiar o Windows. Não necessariamente por ser um mau sistema operativo (o windows 7 por exemplo é fantástico), mas devido a algumas coisas que foram mudadas no Windows 10 que fazem com que o utilizador não tenha controlo sobre o computador. Controlar os updates, que é vital para quem quer trabalhar, é impossível... bem como a sensação que o modelo de negócio da Microsoft passou a ser dar o sistema operativo para poder vender informações dos utilizadores.

Quanto ao Android, nunca percebi como é que pessoas que usam telemóveis Samsung juram a pés juntos que é um grande telemóvel/SO. O único que eu usei (o S2 novinho em folha) era lixo. Estava tão cheio de m**** a abrandá-lo que dava impressão de estar a mexer num telemóvel com 4 anos. Além de que ele se desligava por si só (mesmo ligado à tomada) fazendo com que pelo menos por duas vezes não tivesse feito a nobre tarefa de me acordar.

Dito isto, tive um tablet nexus da Asus e a experiência era bastante diferente. Aliás, extremamente diferente. Mas talvez devido ao modelo de negócio do Android as apps estavam carregadas de publicidade. Era incrível, mas mesmo apps que eram pagas tinham publicidade. Coisa que no iOS é extremamente raro....

Desde que saiu o iPhone 4S que uso um iPhone e é sem dúvida o melhor telemóvel que me passou pelas mãos. Sim, é preciso ter cuidado com ele, mas das vezes que me caiu nunca partiu e ficou apenas com um ou outro arranhão. Passei do 4S para o 6S este ano, mas o 4S ainda está a funcionar (com o último OS para esse modelo) instalado e sem grande lag. Nada que se compare ao Samsung S2 pelo menos.

Claro que nem toda a gente terá possibilidades de comprar um iPhone, mas para mim é o que mais me agrada no mercado e julgando pelo tempo que me durou o 4S, valeu a pena o dinheiro investido nele.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

brunuu

Eu não sei qual a razão faz as pessoas defenderem o android até á morte, até mesmo na wortem, eu estou a ver um Windows Phone ou estou na mesinha dos iPhones e há sempre um empregado que me informa que os Android são a grande coisa que o resto da competição tem morte certa.

Já vi pessoas e também o memso já aconteceu a um familiar meu a ser desviado de comprar um iPad por um empregado da worten e em vez disso acaba por comprar um Tablet android que custa praticamente o memso que o Ipad ou mais que depois acaba por durar meio ano.

Eu não sei o que se passa com alguns empregados da worten mas geralmente eles assumem que o cliente não sabe nada de tecnologia.

Muitas pessoas te vão responder impreterivelmente que não, não vale a pena.

Eu faço parte dos "hereges" que migraram para Windows Phone. O meu primeiro smartphone propriamente dito foi um Android e usei durante 1 ano e meio.

Quando saiu o Lumia 640 decidi fazer o investimento. Dois dias depois dizia para mim próprio "bendita a hora em que mudei".

Pode-se falar das apps - é o que toda a gente gosta de apontar -, mas a verdade é que eu sou daquelas pessoas que não são app-dependentes. Mesmo instalando certas apps com o intuito de as usar, simplesmente esqueço-me delas!

Como uso o smartphone principalmente para trabalho, não ligo grande coisa a redes sociais e aprecio apps de notícias e ferramentas, o Windows Phone tem tudo o que preciso!

Por exemplo, já muitas vezes me apontaram a falta do Snapchat. Pelos vistos é uma parte fundamental para a sobrevivência de muita gente - eu sou das pessoas que não vê utilidade nem piada. A meu ver, é um mero vício moderno.

Ora vejamos:

- Faço a gestão dos meus 4 mails e calendários

- Vejo as novidades do Facebook (falam da falta de funcionalidade, mas para mim a vesão actual chega e sobra)

- Falo no Messenger

- Falo no Skype

- Vejo notícias no News, Pplware, Flipboard e Discovery News

- Jogo Angry Birds enquanto espero nas Finanças ou no consultório médico-

- Tenho mapas e GPS on e offline

- Giro as clouds (Dropbox, OneDrive, Meo Cloud, Mega, WD2go [para o meu NAS])

- Tenho ferramentas úteis para tudo (gestão monetária, shopping list, conversor de unidades, lanterna, nível, cronómetro, tradutor on e offline, tabela periódica, claculadora gráfica simples...)

- Ouço rádio (FM ou online - RFM e Rádio Comercial)

- Controlo remotamente o meu Media Center (Raspberry Pi com OSMC)

- Vejo TV (Meo Go)

- Vejo documentos Word, Excel e PowerPoint quando necessário

Portanto, sim, para mim o Windows Phone faz tudo. Sem lags, é fluído e a qualidade de construção em si é algo que aprecio bastante.

Para mim, Windows Phone vale mesmo a pena! Para outras pessoas, talvez não. Depende de pessoa para pessoa.

Simplesmente não gosto quando dizem que o Windows Phone é lixo, por exemplo. Se o Windows Phone não suprime as necessidades deles, não significa que seja lixo. O Windows Phone é um excelente sistema operativo móvel, mas não serve para toda a gente. Para mim é o Android que não serve para aquilo que eu considero ser mais importante num smartphone - mas lá está, é algo pessoal e não chamo ao Android "lixo".

Infelizmente o WP 7.8 já não tem skype disponivel, algo que uso bastante, os sites como o Sapo.pt, expresso ect já não conseguem mostrar todo no navegador do WP 7.8 porque parou de receber atualizações ha quase 2 anos.

Aplicações de HTML5 não conseguem funcionar no 7.8 algo que no 8.1 já conseguem.

Office era algo que usava mas já nem consigo abrir ficheiros recentes do office.

Redes sociais nunca tive problemas pois não uso nenhuma, e o windows mobile 10, que vai estar disponiel para atualização como versão completa daqui a pouco tempo consegue emular aplicações android, não sei como funciona mas consegue.

O Lumia 640 e o 640XL estão na lista para atualizar para o Windows Phone 10.

Do meu lado não posso dizer nada do WP, porque nunca me pareceu interessante. A qualidade de construção da nokia é legendária, mas nenhum dos dispositivos me encantava. Nota que eu pesquisei por smart phones quando o iPhone 4 estava no mercado e as ofertas da Windows não eram grande coisa.

Depois vem o facto de eu cada vez mais odiar o Windows. Não necessariamente por ser um mau sistema operativo (o windows 7 por exemplo é fantástico), mas devido a algumas coisas que foram mudadas no Windows 10 que fazem com que o utilizador não tenha controlo sobre o computador. Controlar os updates, que é vital para quem quer trabalhar, é impossível... bem como a sensação que o modelo de negócio da Microsoft passou a ser dar o sistema operativo para poder vender informações dos utilizadores.

Quanto ao Android, nunca percebi como é que pessoas que usam telemóveis Samsung juram a pés juntos que é um grande telemóvel/SO. O único que eu usei (o S2 novinho em folha) era lixo. Estava tão cheio de m**** a abrandá-lo que dava impressão de estar a mexer num telemóvel com 4 anos. Além de que ele se desligava por si só (mesmo ligado à tomada) fazendo com que pelo menos por duas vezes não tivesse feito a nobre tarefa de me acordar.

Dito isto, tive um tablet nexus da Asus e a experiência era bastante diferente. Aliás, extremamente diferente. Mas talvez devido ao modelo de negócio do Android as apps estavam carregadas de publicidade. Era incrível, mas mesmo apps que eram pagas tinham publicidade. Coisa que no iOS é extremamente raro....

Desde que saiu o iPhone 4S que uso um iPhone e é sem dúvida o melhor telemóvel que me passou pelas mãos. Sim, é preciso ter cuidado com ele, mas das vezes que me caiu nunca partiu e ficou apenas com um ou outro arranhão. Passei do 4S para o 6S este ano, mas o 4S ainda está a funcionar (com o último OS para esse modelo) instalado e sem grande lag. Nada que se compare ao Samsung S2 pelo menos.

Claro que nem toda a gente terá possibilidades de comprar um iPhone, mas para mim é o que mais me agrada no mercado e julgando pelo tempo que me durou o 4S, valeu a pena o dinheiro investido nele.

Na altura do iphone 4 que saiu havia o Windows Phone 7.0 que tecnicamente foi o "primeiro" WP, antes disso era o Windows Mobile que realmente era mau, podia ser rapidinho e leve mas era preciso usar uma caneta e a resolução nem o desenho do UI e dos aparelhos era bons, eram mesmo muito feios.

O Windows Phone 7.0 era apenas mais um sistema operativo que andava por ali como o Symbian que andava a lutar pela vida

No principio não era nada de muito especial, algum tempo depois na versão 7.5 que se chama Mango por alguma razão o SO começou a despertar mais atenção, a 7.8 ainda ficou melhor.

O 8.1 é o topo dos WP já o WP10 pelo menos na versão atual o WP 10 tem alguns problemas.

O iPhone 4S já venho a dizer que algum tempo que foi o melhor até hoje apresentando pela apple, não digo que estes ultimos são maus porque não são mas o 4S foi o único que me fez dizer "Wow isto é realmente incrivel" não sei se foi a Siri ou a camera que na altura era incrivel ou a qualidade de imagem ou se foi a boa apresentação da apple.

Só que o 4S ainda custa 349 Euros caro no momento para mim.

Também nunca percebi porque existe tantos "fanboys" do Android, também não percebo qual a razão que fez acompanhar as pessoas no android desde a versão 2.0 até agora, porque se bem me lembro o Android 2.x e 3.x nem dava para se usar mesmo que o aparelho custe 699 euros não passava de meio ano vivo.

Até versões mais recente ficam lentos na minha mão mas são coisas da minha imaginação como alguns utilizadores do android dizem.

thoga31

@brunuu, tu referiste aquilo que não consegues fazer no Windows Phone 7.8, pelo que diria que te devias focar naquilo que o Windows Phone 8.1 e 10 permite fazer ;)

Apostando num Windows Phone, aposta, claro, num Lumia com specs interessantes e que garantam updates por um bom período - o Lumia 640 é um deles.

De facto também já experienciei cenas bastante interessantes em lojas conhecidas, até mesmo hilariantes. Fazendo-me de ignorante no assunto, o Windows Phone não vale nada segundo os funcionários, o Android é do melhor que há e o iPhone é se eu for fã da Apple ou gostar muito do seu design (isto de forma resumida). Se mostrar ter conhecimentos, falam-me do que se vende mais - definitivamente um discurso convincente (... not...)

As asneiras que ouvi na época do Windows RT então eram gritantes: não sabiam explicar a diferença entre as apps desktop e as apps da Store de tal forma que até para o Surface Pro chegaram a dizer-me que não tinha apps... sim, o Pro, não o RT.

Quando comprei o meu Surface 2 parecia um herege, mas ele satisfaz-me. Como já não há RT e os programadores nunca apostaram muito nele, também não irei comprar mais nenhum Surface - para Windows completo tenho o laptop, pelo que irei no futuro para um iPad.

Acerca dos iDevices, sou eu que não posso tecer grandes comentários. Considero os iPhones os devices mais sobrevalorizados em termos de preço - mas tenho curiosidade em experimentar um, sendo o 5S o que mais me atraiu até hoje -, os iPads das gamas de base com um preço ponderado (só não gosto dos saltos de 100€ por cada dúzia e meia de GBs extra) e os MacBooks Air e Pro com um preço justo por aquilo que oferecem (as specs que toda a gente vê não justifica o preço, são outros factores que justificam a diferença).

Acerca da questão inicial - vale a pena continuar com Windows Phone -, a resposta é "nim":

- Se queres um telemóvel carregadíssimo de apps right away, com updates por vasto tempo e fluído, iPhone é o indicado;

- Se queres um telemóvel carregadíssimo de apps mas sem um orçamento avultado, period, Android é o indicado;

- Se queres um telemóvel fluído, com updates por um vasto tempo e não és viciado em apps para tudo e mais um par de botas, Windows Phone é o indicado.

Com o Windows 10 Mobile já estão a aparecer várias apps oficiais que antes não existiam, o que é um óptimo sinal.

Eu não considero a suposta "falta de apps" um problema. Gosto quando dizem que têm 80 e 100 apps instaladas e que lhes são essenciais... eu questiono-me quantas horas da semana precisava eu para dedicar tempo a tanta app e, mais importante, o que raio necessita de tanta app! Mas ao mesmo tempo, quando vejo o pessoal pegado aos smartphones a toda a hora, até mesmo quando estão juntos em família, consigo perceber de onde vem o tempo... é triste, mas enfim, isso sou eu que penso assim.

Knowledge is free!

brunuu

A falta de aplicações não me complica muito, porque as aplicações que quero estão no WP GPS, mapas, Office,Skype, photoshop, o nokia cidade á lupa que me dá muito geito eu uso esta aplicação varia vezes, o skydrive, um emulador de GameBoy para mim tá perfeito para jogos, o shazam para ver musicas, tradutor da microsoft que traduz imagens e já me deu geito, Youtube, Adobe Reader, Zune, VLC, Aplicação de notas, Movie Makers e editores de videos.

O WP tem todo.

O que penso gastar é no maximo 230 Euros e o Lumia 830 esta nesse valor.

Em principio devo buscar um 830 ou então vou esperar pelo fim do CES porque a microsoft vai apresentar novos Lumias.

bubulindo

Windows mobile... Eu tive um iPaq (é mesmo iPaq e não iPad) com isso. Se não me engano foi um dos poucos modelos que tinha telefone integrado. Era bastante engraçado usar a canetinha... Com algum jeito e dedos "de mulher" era possível usar sem caneta.

Era engraçado que o GPS era um dispositivo à parte que comunicava com bluetooth. Lol bons tempos. :)

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

KTachyon

Não é como se os funcionários da Worten fossem as melhores pessoas para se consultar quando uma pessoa tem dúvidas sobre tecnologia... No final de contas, são funcionários da Worten...

Por outro lado, eles são instruídos para venderem os dispositivos que conseguem meter mais margem. Ou seja os Android. Que é o mesmo que dizer que estás a pagar mais do que aquilo que era suposto pagares por eles.

Relativamente ao problema da fragilidade, ou compras um smartphone de guerra, ou compras um smartphone e metes-lhe uma case de guerra.

Edited by KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

brunuu

Comprei o Lumia 830 ontem, era aquilo que realmente esperava e talvez até melhor, é tão fino que tenho medo de o pegar e dobrar e como é de aluminio qualquer toque risca.

Tenho que ir á nokia buscar uma capinha já que na worten não há.

Em termos de aplicações a loja do WP 8.1 é mais rica que aquilo eu pensava, até agora qualquer aplicação que quero está lá, pode estar em beta mas está.

Eu gostava mesmo é que a microsoft mete-se os métodos de pagamento como a apple e poder comprar aplicações com aqueles cartões que se compram na fnac ou na worten