Jump to content

Qual a melhor linguagem para desenvolvimento Web


Hulle
 Share

Recommended Posts

Várias linguagens direccionadas para a web são bastante usadas neste momento. Além disso, um site raramente (se não mesmo nunca) é feito só com uma linguagem - e incluo aqui não só as linguagens de programação mas também as de markup.

A base das bases será sempre HTML e CSS. De seguida tens Javascript e PHP, por exemplo.

A decisão também recai sobre aquilo que pretendes fazer - há linguagens que se adequam melhor para certos fins por diversos motivos.

Qualquer uma destas linguagens tem imenso material na Internet - as comunidades online são vastas e bastante prestáveis, pelo que a informação existe aos potes! 😉

Knowledge is free!

Link to comment
Share on other sites

fiz uma pesquisa no http://www.indeed.co.uk/ e cheguei a estes resultados

Javascript

Jobs 1 to 10 of 22,392

--------------------------

C#

Jobs 1 to 10 of 17,981

.net

Jobs 1 to 10 of 26,310

-----------------------------

---------------------------------

java

Jobs 1 to 10 of 17,349

spring mvc

Jobs 1 to 10 of 743

----------------------------

php

Jobs 1 to 10 of 9,178

Python

Jobs 1 to 10 of 7,940

django

Jobs 1 to 10 of 712

Objective-C

Jobs 1 to 10 of 1,141

C# e .Net parecem ser uma boa opçao com mais empregabilidade lá fora e creio que cada vez se ve mais aplicaçoes moveis a serem programadas em c#

dei-me ao trabalho de pesquisar sobre isto porque andava na divida sobre o backend do web development

depois de criar o site (html\css\backbone.js ou ember.js) como aloja-lo? e por a funcionar?

a maioria dos tutoriais de web development foca-se muito no frontend, ainda pensei em aprender java para o backend em conjugaçao com uma framework , na altura pensei que o conhecimento de java seria benvindo no mobile development, mas pelo que vejo o c# é uma boa opçao tambem.

Edited by UserName
Link to comment
Share on other sites

mas tambem não sei dizer se seguir o caminho do c#\dotnet será a melhor opçao como autodidacta, encontrar um sitio que aloje um site\app com backend em produtos microsoft os preços não são nada agradaveis, dai a minha duvida ainda se prende pelo java\spring ou python\django\web2py

Edited by UserName
Link to comment
Share on other sites

Bom to meio tarde pra esse tópico, 😁 não tem uma definição certa para qual melhor linguagem "isto deriva de você" em qual você é mais experiente vamos pros gráficos o "PHP esta no topo como lider, php tem mais servidores vamors supor, 75%", o "Asp.net esta em segundo com, 15%", o "JSP e o Ruby com, 5% cada" ops: so um exemplo de % não são os certos mais não minha opnoão o PHP é o mais forta mais vai de você para escolher.

Link to comment
Share on other sites

Que gráficos? Onde quer que foste buscar essa informação, os valores do PHP e do ASP parecem demasiado inflaccionados.

PHP é provavelmente a linguagem mais utilizada mas isso não quer dizer que seja a melhor ou aquela que te dá mais carreira. Em ambientes empresariais o Java é a linguagem preferencial para desenvolvimento de backend. O Ruby já esteve mais na moda, mas é uma tecnologia que, mesmo assim, tem crescido em novos projectos e em startups. Outra linguagem que tem tido um grande crescimento no desenvolvimento web (mais concretamente em backend) é o Javascript (NodeJS).

A questão aqui é se a intenção é desenvolver para aquilo que tem mais suporte, ou no que é mais utilizado, que será provavelmente o PHP, ou se a intenção é desenvolver com tecnologias que efectivamente têm muita saída no mercado de trabalho.

Não vou colocar isto como termo de comparação para aquilo que é o panorama do PHP, mas há relativamente poucos anos havia muita gente a desenvolver sites em flash. Hoje em dia, desenvolverem-se sites em flash é quase crime. Ora se o pessoal tivesse escolhido o flash porque era utilizado por muita gente... get it?

A ideia de que o PHP é a mais forte, na minha opinião, só existe porque tudo o que é servidores "por acaso" (ou não, daí as aspas) estarem praticamente prontos para correr PHP.

Na minha opinião (e tendo em conta que já desenvolvi para a web com PHP, Java, Python e NodeJS), o NodeJS é um forte candidato para o futuro.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.