Jump to content

Ajuda na criação de um mapa

NoobCodec

Recommended Posts

Boa noite,

Estou a realizar um trabalho para uma cadeira da faculdade que consiste em criar uma aplicação Servidor-Cliente para gerir viagens de taxi.

A parte do Servidor -Cliente já esta feita e tenho uma Thread para cada cliente.

Agora tenho de criar uma Mapa na classe Sistema, em que este vai conter as coordenadas dos Condutores/Cientes que serão dados ao fazer o login e que serão usadas para calcular qual o Condutor mais próximo do Cliente que quer usar o serviço.

A minha duvida é como faço este mapa e que informação guardo nele?

Pensei em criar uma Classe Coordenadas em que só tenho uma posição X e uma posiçao Y e depois no sistema crio algo como Coordenadas[][], mas a estas coordenadas tenho de lhe associar o Utilizador.

Alguma sugestão?

Cumps,

NoobCodec

Ou, será mais fácil que quando o utilizador faz login e indica a sua posição é logo inserido nessa posição no mapa?

é possível criar uma matrix do tipo de uma classe desta forma : Utilizador [][] mapa = new Utilizador[tamanho][tamanho] ?

Ou tem de ser algo como : ArrayList<ArrayList<Utilizador>> mapa = new ArrayList<ArrayList<Utilizador>>();

antes disso tudo, que informação do mapa tens ?

não existe p'rai algo sobre ruas e cruzamentos ?

Boas,

" Clientes que se pretendam deslocar podem solicitar uma Viagem, indicando ponto de partida e o destino."

"Assuma uma cidade em forma de grelha, sendo o local definido por um par de inteiros(X,Y), e com todas as ruas de dois sentidos, usando a distancia Manhattan para fazer escolha de proximidade."

o mais simples era ter o tamanho máximo da grelha ...

como não tens, vais ter mais trabalho, e terás de usar as estruturas dinâmicas como o ArrayList

Imaginando que definia um mapa 20x20 como implementava?

E quando diz "usar as estruturas dinâmicas", ficaria algo como o que falei em cima?Do género:

ArrayList<ArrayList<Utilizador>> mapa = new ArrayList<ArrayList<Utilizador>>(); ?

Como faço um for each para verificar se a key já existe em algo deste tipo?

private HashMap<Coordenada,ArrayList<Utilizador>> mapa;

public boolean verificaseexiste(Coordenada key){

for(tipo???? utilizador:mapa){

// o que meto em tipo?

}

}

Como faço um for each para verificar se a key já existe em algo deste tipo?

private HashMap<Coordenada,ArrayList<Utilizador>> mapa;

public boolean verificaseexiste(Coordenada key){

for(tipo???? utilizador:mapa){

// o que meto em tipo?

}

}

ok, penso que com o

if(fruits.containsKey("apple")){
  //key exists
  System.out.println(fruits.get("apple"));
 }else{
  //key not exists
 }

já deve resolver.

- para tamanho

- para tamanho

- inserir nó

Imaginando que tenho o seguinte:

public class Local {
   int coordX;
   int coordY;
   HashMap<String,Utilizador> presentes;

//métodos e etc;
}

public class Mapa {
   Local [][] mapa;

public Mapa(){
    mapa = new Local[4][4]; //array 4*4 (dá o tamanho que quiseres)
   }
}

E agora na Classe Sistema vou ter um :

private Mapa mapa=new Mapa();

é no construtor da Classe Sistema que tenho de inicializar a matriz? e em cada nó inicio com um new Local();?

Eu acho que o que ele queria perguntar era outra coisa. Sim instancias o mapa no "sistema", que calculo que seja o teu servidor, de forma a que seja uma variavel partilhável por todos. É lá que vais guardar os teus condutores e passageiros certo?

Eu acho que o teu "local" é irrelevante...

Tu se tiveres um array dentro de um array, sabes bem as coordenadas... Não sei porque é que queres um "mapa" de locais... A posição deles na matriz já são o teu x e y

Edited by angelicous