Jump to content

Qual dos *nix?

vesperto
 Share

Recommended Posts

Boas,

Tenciono livrar o meu portátil dum vírus de Redmond e estou a ponderar instalar um derivado de UNIX. De linux, estou a considerar Slackware e Gentoo (não têm systemd por omissão); de BSD estou a pensar no FreeBSD ou talvez OpenBSD e de Solaris OpenIndiana.

A quem tenha experiência abrangente: qual das 3 famílias é a mais interessante de se usar?

Dispenso GUIs pipis e contento-me com interfaces simples, a utilização principal será "ver o mail"/browser e programação (não necessariamente com IDE e tenho alergia a Javisses).

vesperto,

Desses já utilizei o FreeBSD e o Gentoo, mas numa fase mais precoce quando o panorama de drivers para o lado do BSD não era muito favorável, e acabei por ficar com o Gentoo na altura. A configuração inicial pode ser algo trabalhosa mas não é nada de muito difícil, especialmente com a documentação excelente que existe.

No dia-a-dia, gostei muito de utilizar o Gentoo. As USE flags são impecáveis e a própria estabilidade do sistema também, mesmo no que diz respeito a versões do software (claro que também podes ter o bleeding edge, mas o objectivo não é bem bem esse).

Infelizmente, com o aparecimento do UEFI acabei por reverter ao Ubuntu (cujo instalador suportava UEFI) na altura em que o suporte no Gentoo ainda era longe de oficial... e ainda não voltei a trocar, por preguiça. Mas reconheço que foi o *nix que mais gozo me deu utilizar. E ainda o utilizei durante uns anos.

Já estive para experimentar Slackware também, mas ainda não o fiz.

Não peguei no FreeBSD desde então, por isso não sei como é o panorama actual.

Não utilizei ainda nenhum Solaris.

• Vote 1