Ricardo Brito Teixeira Posted December 17, 2015 at 02:00 PM Report #590789 Posted December 17, 2015 at 02:00 PM Olá, bom dia! Estou iniciando os estudos sobre vb.net e tenho algumas dúvidas. Hoje, já possuo uma conexão com um banco de dados Access e preciso fazer uma consulta nesse banco. A estrutura da consulta é muito simples... Tecnologia utilizada: VB.net, Visual Studio Community 2015. BDD Access, Access 2013 No BDD tenho algumas tabelas: USUARIO / PESQUISA / SALA_DE_AULA Na tabela USUARIO tenho as seguintes colunas: ID / LOGIN / SENHA / HABILITADO / NOME 1º tenho uma tela como a de login. Onde serão dispostas as informações de usuário e senha! Cx-texto Login Cx-texto Senha Botão OK! 2º preciso validar se a senha for deixada vazia! Exemplo: O usuário preenche a cx-texto login com seu login e deixa a cx-texto da senha em branco; Se o login não existir, Nok! Se o login existir e sua senha estiver em branco no BDD ele terá que cadastrar uma nova senha! Se o login existir e contiver uma senha no BDD o usuário será comunicado que esqueceu a senha! 2º preciso pegar o login e validar com a senha, exemplo: Se o login não existir, Nok! Se existir o login e a senha for compatível, Ok! Se existir o login mas a senha estiver errada, Nok! 3º preciso saber se o usuário é habilitado para ingressar, exemplo: Se validados, login e senha, e na coluna HABILITADO o valor for 1, Ok! Se validados, login e senha, e na coluna HABILITADO o valor for 0, Nok! 4º preciso retornar o nome do usuário, exemplo: Estando tudo ok com login e senha e o usuário esteja validado, retorna o valor da coluna NOME do BDD para uma variável. Caso alguém esteja disponível e disposto a me dar essa aula, eu ficarei muito agradecido! Sei que parece que estou transferindo a responsabilidade de criar uma estrutura a vocês! Mas esse pequeno exemplo, me ensinará as manobras necessárias para a maior parte dos mecanismos que eu preciso utilizar... Aparecendo outras necessidades de aprendizado, (que sei que vão aparecer) entrarei em contato novamente! Aguardo... Desde já, grato!
Retsu9 Posted December 17, 2015 at 08:48 PM Report #590799 Posted December 17, 2015 at 08:48 PM 1º que tudo: criar variáveis da conexão colocar no topo do do codigo: Imports System.Data.OleDb criar as variaveis: Public cs As String = "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=" & Application.StartupPath & "\Nome_DA_BASE_DADOS" 'variável do tipo oledbconnection para abrir/fechar a conexão access Public con As New OleDbConnection(cs) 'variável do tipo oledbcommand para executar consultas à base de dados access Public cmd As OleDbCommand 'variável do tipo oledbdatareader para receber os dados do comando (variavel cmd) Public dr As OleDbDataReader 'variavel do tipo string que recebe uma instrução SQL Public query As String Validar se txt.senha está em branco: If txt.senha.text ="" Then Msgbox ("Senha em branco") End If Validar LOGIn: query= "Select * From Usuario Where login='" & txt.login.text & "' And Senha= '" & txt.senha.text & "' And Habilitado=1" cmd = New OleDbCommand(query, con) con.Open() 'abrir a conexão dr = cmd.ExecuteReader con.close IF dr.hasRows Then 'Login Ok podes criar um modulo onde colocas variáveis globais (publicas) e associas ja o nome while dr.Read nome_usuario=dr("NOME") End While End If Espero ter ajudado
Cerzedelo Posted December 18, 2015 at 10:16 AM Report #590823 Posted December 18, 2015 at 10:16 AM (edited) Visite o site http://www.macoratti.net tem lá alguns exemplos que pode descarregar e analisar. Edited December 18, 2015 at 10:18 AM by Cerzedelo
Recommended Posts