Mav3r1cK Posted December 16, 2015 at 01:53 PM Report Share #590759 Posted December 16, 2015 at 01:53 PM Quero dizer na questão de aprendizado,quanto tempo mais ou menos demora para se transformar em um bom programador ? Para aprender demasiadas linguagens de programação e entende-las praticamente na totalidade. "O que nós sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano" "Verba volant,scripta manent" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Popular Post nunopicado Posted December 16, 2015 at 02:49 PM Popular Post Report Share #590763 Posted December 16, 2015 at 02:49 PM (edited) Quanto tempo demora um artista a ser bom artista? Quanto tempo demora um pedreiro a ser um bom pedreiro? Quanto tempo demora um médico a ser um bom médico? A resposta a este tipo de perguntas só pode ser: Depende. Depende acima de tudo de ti (pelo que ninguém melhor que tu para responder). Da tua capacidade de aprendizagem, da tua força de vontade e determinação, das oportunidades que tens e que te dás. Depende também das pessoas que te rodeiam e que te podem ajudar/ensinar/incentivar. Só o tempo dirá quanto tempo demoraste. Nunca te dirá quanto tempo demorarás. Mas tentarei ajudar-te a começar, dizendo-te o seguinte. Se aprenderes "demasiadas" linguagens de programação, como indica o adjectivo, são já demasiadas. Não é bom programador quem sabe muitas linguagens de programação, e ninguém percebe na totalidade uma única que seja, quanto mais todas, ou demasiadas. Não tentes abraçar o mundo de uma vez. Só irá servir para te desmotivar quando vires que não tens braços compridos o suficiente. Escolhe uma, aprende-a, trabalha, esforça-te. Desenvolve um raciocínio lógico, que te permita ir aprendendo. Um bom programador não é um que sabe tudo. É um que quando não sabe algo, vai pesquisar, e vai estudar, até aprender, e até precisar pesquisar, e estudar, outra coisa qualquer. Se tiveres um bom raciocínio lógico, aprender uma linguagem é caso de estudares o seu paradigma e sintaxe. Se esse raciocínio não existir ou não for apurado, podes até conhecer de cor e salteado a sintaxe de todas as LPs, que nem por isso serás bom programador. Centra-te então nisso, desenvolver o raciocino. Mesmo que consideres que já o tens, podes sempre melhorar, e no dia que achares que já não há por onde melhorar, é o dia que podes olhar para trás e ver onde falhaste, pois algo correu mal. Edited December 16, 2015 at 05:15 PM by nunopicado 3 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted December 16, 2015 at 03:38 PM Report Share #590769 Posted December 16, 2015 at 03:38 PM Um bom programador não é um que sabe tudo. É um que quando não sabe algo, vai pesquisar, e vai estudar, até aprender, e até precisar pesquisar, e estudar, outra coisa qualquer. ^^ Isto! Isto é ser um bom programador. Um matemático não é bom por saber muitas fórmulas de cor - ele só é bom se as souber aplicar e, quando não as sabe, sabe procurar e seleccionar o que precisa e aplicar. Um linguista não é bom por saber muito vocabulário, regras de gramática e recitar de cor os Lusíadas. Um bom linguista é aquele que sabe aplicar esse conhecimento na boa escrita e na boa interpretação de textos. Da mesma forma, um bom programador não é aquele que sabe muitas linguagens, muita sintaxe e muitos métodos de cada linguagem. 😉 1 Report Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
car4321 Posted December 16, 2015 at 03:53 PM Report Share #590771 Posted December 16, 2015 at 03:53 PM Quero dizer na questão de aprendizado,quanto tempo mais ou menos demora para se transformar em um bom programador ? Daqui a quarenta anos poderás responder, por ti mesmo, a esta pergunta. 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mav3r1cK Posted December 16, 2015 at 08:17 PM Author Report Share #590776 Posted December 16, 2015 at 08:17 PM (edited) Se aprenderes "demasiadas" linguagens de programação, como indica o adjectivo, são já demasiadas. Não é bom programador quem sabe muitas linguagens de programação, e ninguém percebe na totalidade uma única que seja, quanto mais todas, ou demasiadas. Não tentes abraçar o mundo de uma vez. Só irá servir para te desmotivar quando vires que não tens braços compridos o suficiente. Escolhe uma, aprende-a, trabalha, esforça-te. Desenvolve um raciocínio lógico, que te permita ir aprendendo. Um bom programador não é um que sabe tudo. É um que quando não sabe algo, vai pesquisar, e vai estudar, até aprender, e até precisar pesquisar, e estudar, outra coisa qualquer. Se tiveres um bom raciocínio lógico, aprender uma linguagem é caso de estudares o seu paradigma e sintaxe. Se esse raciocínio não existir ou não for apurado, podes até conhecer de cor e salteado a sintaxe de todas as LPs, que nem por isso serás bom programador. Centra-te então nisso, desenvolver o raciocino. Mesmo que consideres que já o tens, podes sempre melhorar, e no dia que achares que já não há por onde melhorar, é o dia que podes olhar para trás e ver onde falhaste, pois algo correu mal. Nossa sua resposta realmente foi boa,você tem razão mesmo,um bom programador é um que vai atrás para entender e estudar quando não entende,eu sempre tive vontade mesmo de ir atrás e pesquisar. Vou me concentrar nos estudos de raciocínio,e continuar estudando certas linguagens que já estou familiarizado,obrigado pela resposta. Muito obrigado por todas respostas,realmente me ajudaram a refletir e repensar no que é ser um bom programador,vou continuar sempre estudando cada dia mais,me aprofundando e correndo atrás. Edited December 16, 2015 at 08:17 PM by Mav3r1cK 1 Report "O que nós sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano" "Verba volant,scripta manent" Link to comment Share on other sites More sharing options...
shumy Posted December 17, 2015 at 12:26 AM Report Share #590779 Posted December 17, 2015 at 12:26 AM E mais ainda, um bom programador faz muita coisa com papel e caneta. Desenho e modelação de arquitecturas e ideias. Um bom programador chega à altura em que a linguagem é o menos importante, mas para isso é necessário já ter passado por muitas. Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática! Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted December 17, 2015 at 11:39 AM Report Share #590784 Posted December 17, 2015 at 11:39 AM Ou como disse um professor meu, o importante é aprender rápido e saber os básicos. O básico nunca muda e sabendo isso de forma consistente, permite adaptar esses mesmos conceitos a qualquer outra ferramenta que exista. O exemplo que esse mesmo professor deu foi que as linguagens que aprendeu enquanto estava a estudar já não são usadas em lado nenhum, mas não é por isso que ele não sabe programar ou não consegue usar outras linguagens. 1 Report include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts