Jump to content

Com quanto tempo demora para se transformar em um bom programador ?

Mav3r1cK
 Share

Recommended Posts

Quero dizer na questão de aprendizado,quanto tempo mais ou menos demora para se transformar em um bom programador ?

Para aprender demasiadas linguagens de programação e entende-las praticamente na totalidade.

"O que nós sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano"

"Verba volant,scripta manent"

Um bom programador não é um que sabe tudo. É um que quando não sabe algo, vai pesquisar, e vai estudar, até aprender, e até precisar pesquisar, e estudar, outra coisa qualquer.

^^ Isto!

Isto é ser um bom programador.

Um matemático não é bom por saber muitas fórmulas de cor - ele só é bom se as souber aplicar e, quando não as sabe, sabe procurar e seleccionar o que precisa e aplicar.

Um linguista não é bom por saber muito vocabulário, regras de gramática e recitar de cor os Lusíadas. Um bom linguista é aquele que sabe aplicar esse conhecimento na boa escrita e na boa interpretação de textos.

Da mesma forma, um bom programador não é aquele que sabe muitas linguagens, muita sintaxe e muitos métodos de cada linguagem. 😉

• Vote 1

Knowledge is free!

Se aprenderes "demasiadas" linguagens de programação, como indica o adjectivo, são já demasiadas.

Não é bom programador quem sabe muitas linguagens de programação, e ninguém percebe na totalidade uma única que seja, quanto mais todas, ou demasiadas.

Não tentes abraçar o mundo de uma vez. Só irá servir para te desmotivar quando vires que não tens braços compridos o suficiente.

Escolhe uma, aprende-a, trabalha, esforça-te.

Desenvolve um raciocínio lógico, que te permita ir aprendendo.

Um bom programador não é um que sabe tudo. É um que quando não sabe algo, vai pesquisar, e vai estudar, até aprender, e até precisar pesquisar, e estudar, outra coisa qualquer.

Se tiveres um bom raciocínio lógico, aprender uma linguagem é caso de estudares o seu paradigma e sintaxe.

Se esse raciocínio não existir ou não for apurado, podes até conhecer de cor e salteado a sintaxe de todas as LPs, que nem por isso serás bom programador.

Centra-te então nisso, desenvolver o raciocino. Mesmo que consideres que já o tens, podes sempre melhorar, e no dia que achares que já não há por onde melhorar, é o dia que podes olhar para trás e ver onde falhaste, pois algo correu mal.

Nossa sua resposta realmente foi boa,você tem razão mesmo,um bom programador é um que vai atrás para entender e estudar quando não entende,eu sempre tive vontade mesmo de ir atrás e pesquisar.

Vou me concentrar nos estudos de raciocínio,e continuar estudando certas linguagens que já estou familiarizado,obrigado pela resposta.

Muito obrigado por todas respostas,realmente me ajudaram a refletir e repensar no que é ser um bom programador,vou continuar sempre estudando cada dia mais,me aprofundando e correndo atrás.

Edited by Mav3r1cK
  • Vote 1

"O que nós sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano"

"Verba volant,scripta manent"

E mais ainda, um bom programador faz muita coisa com papel e caneta. Desenho e modelação de arquitecturas e ideias.

Um bom programador chega à altura em que a linguagem é o menos importante, mas para isso é necessário já ter passado por muitas.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Ou como disse um professor meu, o importante é aprender rápido e saber os básicos.

O básico nunca muda e sabendo isso de forma consistente, permite adaptar esses mesmos conceitos a qualquer outra ferramenta que exista.

O exemplo que esse mesmo professor deu foi que as linguagens que aprendeu enquanto estava a estudar já não são usadas em lado nenhum, mas não é por isso que ele não sabe programar ou não consegue usar outras linguagens.

• Vote 1

include <ai se te avio>

Mãe () {

}