Hugu Posted December 15, 2015 at 11:00 PM Report Share #590723 Posted December 15, 2015 at 11:00 PM Tenho uma amostragens de valores e procuro fazer um estudo de capabilidade, mas pretendia pegar na amostragem e procurar automaticamente (via script VBA ou alguma macro para o excell) de maneira a indicar quais as amostras que mais influenciam para uma má capabilidade? ou alguem me consegue explicar como conseguir perceber qual a amostragem que posso retirar do estudo da capabilidade? obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
manuel antonio Posted January 16, 2016 at 12:51 PM Report Share #592067 Posted January 16, 2016 at 12:51 PM Convém explicar o problema de forma a que se entenda o que pretendes. Como por exemplo, que dados tens nas colunas que queres ver analisadas, quantas colunas queres analisar e que tipo de resultado pretendes. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hugu Posted April 1, 2016 at 10:44 PM Author Report Share #594849 Posted April 1, 2016 at 10:44 PM (edited) viva antonio, bem quanto ao estudo tanto pode ser uma amostragem de 6 pontos de leitura como ter 40 e tal.. por norma a amostragem tem de ter pelo menos 30 amostras, pois os estudos de capabilidade fazem-se com esta amostragem, por isso poderia ter qualquer script apenas para uma coluna de 30 amostras, só seria chato ter um estudo com 40 e tal pontos a analisar e ter de repetir o processo 40 e tal vezes e entao de automatico teria muito pouco.. quanto às outras perguntas, nao entendi..nao sei se estás a par dos estudos de capabilidade, mas um estudo de capabilidade analisa valores segundo numa distribuição normal e dentro dum intervalo/tolerancia (que tb entra na fórmula).. a ideia era pegar no resultado nao conforme e identificar as leituras que apagadas da matriz de leituras, me dariam um resultado de capabilidade conforme e identificar esses pontos "podres" e ao analisar todos os pontos duma só vez, poderiam indicar uma amostra onde as leituras até podem ter sido mal tiradas e evitar que essas leituras influenciem o estudo de capabilidade por contaminaçao.. Edited April 1, 2016 at 10:45 PM by Hugu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts