Nuno Teixeira Posted December 14, 2015 at 03:07 PM Report #590648 Posted December 14, 2015 at 03:07 PM Olá a todos, Tenho uma listbox que lê ficheiros TXT. Tudo funciona como pretendo excepto quando o utilizador clicar na opção "Cancel" do OpenFileDialog. Nesse caso é retornado um erro pois o campo onde a path para o ficheiro fica vazio. O meu código é este: Private Sub Button3_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button3.Click OpenF.InitialDirectory = "./" OpenF.FileName = "Open a text file..." OpenF.Filter = "ONLY Text Files (*.txt) | *.txt" OpenF.ShowDialog() Dim R As New IO.StreamReader(OpenF.FileName) Dim str As String() = R.ReadToEnd().Split(New String(Environment.NewLine, StringSplitOptions.RemoveEmptyEntries)) ListBox1.Items.AddRange(str) R.Close() End Sub Já tentei tentei a opção "exit sub" mas ainda sem sucesso. Alguém qual a linha de código que está a faltar para lidar com esse problema? Obrigado. Cumprimentos
Retsu9 Posted December 14, 2015 at 03:10 PM Report #590649 Posted December 14, 2015 at 03:10 PM penso que seja por fazeres isto : Dim R As New IO.StreamReader(OpenF.FileName) Dim str As String() = R.ReadToEnd().Split(New String(Environment.NewLine, StringSplitOptions.RemoveEmptyEntries)) ListBox1.Items.AddRange(str) R.Close() independentemente se selecionaste um ficheiro ou nao, possivelmente dá te o erro ao adicionar o item a listbox nao ? deverias verificar se existe ou nao ficheiro antes
Nuno Teixeira Posted December 14, 2015 at 03:29 PM Author Report #590650 Posted December 14, 2015 at 03:29 PM Obrigado Retsu9, Usei um código semelhante ao que coloquei no post. A verdade é que funciona, ou seja, abre correctamente o ficheiro txt na listbox. Provavelmente não poderei verificar se o ficheiro existe ou não uma vez que é uma opção aleatória que o utilizador terá à disposição. Penso que preciso de uma linha de código do tipo: If OpenF.ShowDialog.cancel then Exit Sub End If Já fiz várias tentativas deste género mas até ao momento sem sucesso. Obrigado mais uma vez
Retsu9 Posted December 14, 2015 at 03:37 PM Report #590651 Posted December 14, 2015 at 03:37 PM eu tenho este exemplo que usei recentemente para inserir imagens, tenta adaptar ao teu caso: Try open_file_imagem.Filter = "Image Files (*.bmp, *.jpg, *.png)|*.bmp;*.jpg;*.png" If open_file_imagem.ShowDialog = DialogResult.OK Then Me.pb_imgmenu.Image = Image.FromFile(open_file_imagem.FileName) End If Catch ex As Exception MsgBox("Erro: " & ex.ToString) End Try
Nuno Teixeira Posted December 14, 2015 at 03:40 PM Author Report #590652 Posted December 14, 2015 at 03:40 PM Obrigado Retsu9, Vou fazer algumas adaptações e testar. Logo mais confirmo se o código resultou. Obrigado
Retsu9 Posted December 14, 2015 at 03:47 PM Report #590654 Posted December 14, 2015 at 03:47 PM penso que deves efetuar esta verificação if OpenF.ShowDialog=DialogResult.OK Then Dim R As New IO.StreamReader(OpenF.FileName) Dim str As String() = R.ReadToEnd().Split(New String(Environment.NewLine, StringSplitOptions.RemoveEmptyEntries)) ListBox1.Items.AddRange(str) End IF
Nuno Teixeira Posted December 14, 2015 at 03:51 PM Author Report #590659 Posted December 14, 2015 at 03:51 PM Muito Obrigado. Irei testar o código ao final da tarde e ainda hoje farei o ponto da situação. Obrigado
He B TeMy Posted December 14, 2015 at 06:20 PM Report #590666 Posted December 14, 2015 at 06:20 PM (edited) Repara, tu estás a mostrar o FileDialog para o utilizador eventualmente escolher um ficheiro .txt, mas tu não estás a verificar se o ficheiro foi escolhido (DialogResult.OK) antes de tentares abrir o ficheiro na stream, daí o erro, fazer como o Retsu9 disse é o correcto. No entanto, estás basicamente a ler o ficheiro txt, não precisas de streamreader para isso, basta usares o File.ReadAllText assim: Dim str As String() = File.ReadAllText(OpenF.filename)..Split(New String(Environment.NewLine, StringSplitOptions.RemoveEmptyEntries)) Edited December 14, 2015 at 06:20 PM by He B Te My
Nuno Teixeira Posted December 14, 2015 at 07:31 PM Author Report #590669 Posted December 14, 2015 at 07:31 PM Muito obrigado Retsu9 e He B Te My, O código resultou: if OpenF.ShowDialog=DialogResult.OK Then Dim R As New IO.StreamReader(OpenF.FileName) Dim str As String() = R.ReadToEnd().Split(New String(Environment.NewLine, StringSplitOptions.RemoveEmptyEntries)) ListBox1.Items.AddRange(str) End IF Tinha mesmo que fazer a verificação para que tudo funcionasse correctamente. Muito obrigado aos dois pelas dicas e pela ajuda no código. Cumprimentos
He B TeMy Posted December 14, 2015 at 08:18 PM Report #590671 Posted December 14, 2015 at 08:18 PM Acabei de te dizer que n precisavas de streamreader, mesmo assim queres usar, tudo bem, mas agora parece que apagaste o Dispose() ...
Nuno Teixeira Posted December 14, 2015 at 08:55 PM Author Report #590672 Posted December 14, 2015 at 08:55 PM Obrigado He B Te My, Não usei o teu código porque quando o testei dava erro. Testei novamente agora e funcionou. Ambas as soluções funcionam. Obrigado. Já agora se me puderes esclarecer uma situação (apenas para eu aprender e evoluir). Pensava que a função StreamReader servia exactamente para ler ficheiros sem permissão para podermos editar os mesmos após abertos. Em que difere a função File.ReadAllText? Obrigado mais uma vez. He B Te My, Quando falaste no Dispose() referias-te ao R.Close() ?
He B TeMy Posted December 14, 2015 at 09:24 PM Report #590675 Posted December 14, 2015 at 09:24 PM (edited) Mas tu não estás a editar o ficheiro, tu estás a ler o conteúdo apenas, por isso deves usar o File.ReadAllText porque ele abre e fecha o ficheiro por ti devolvendo-te o conteúdo todo (texto) , eu dei-te um exemplo acima que faz exactamente o que o teu código está a fazer, e, tens um bónus de não ter de fechar a stream. Que eu saiba a classe StreamReader têm um método 'Dispose', era esse que estava a falar, se bem que os dois são praticamente iguais. Edited December 14, 2015 at 09:25 PM by He B Te My
Nuno Teixeira Posted December 15, 2015 at 12:33 PM Author Report #590682 Posted December 15, 2015 at 12:33 PM Obrigado He B Te My
Recommended Posts