Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá a todos,

Tenho uma listbox que lê ficheiros TXT. Tudo funciona como pretendo excepto quando o utilizador clicar na opção "Cancel" do OpenFileDialog. Nesse caso é retornado um erro pois o campo onde a path para o ficheiro fica vazio. O meu código é este:

Private Sub Button3_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button3.Click

OpenF.InitialDirectory = "./"

OpenF.FileName = "Open a text file..."

OpenF.Filter = "ONLY Text Files (*.txt) | *.txt"

OpenF.ShowDialog()

Dim R As New IO.StreamReader(OpenF.FileName)

Dim str As String() = R.ReadToEnd().Split(New String(Environment.NewLine, StringSplitOptions.RemoveEmptyEntries))

ListBox1.Items.AddRange(str)

R.Close()

End Sub

Já tentei tentei a opção "exit sub" mas ainda sem sucesso. Alguém qual a linha de código que está a faltar para lidar com esse problema?

Obrigado.

Cumprimentos

Posted

penso que seja por fazeres isto :

Dim str As String() = R.ReadToEnd().Split(New String(Environment.NewLine, StringSplitOptions.RemoveEmptyEntries))
    R.Close()

independentemente se selecionaste um ficheiro ou nao, possivelmente dá te o erro ao adicionar o item a listbox nao ? deverias verificar se existe ou nao ficheiro antes

Posted

Obrigado Retsu9,

Usei um código semelhante ao que coloquei no post. A verdade é que funciona, ou seja, abre correctamente o ficheiro txt na listbox. Provavelmente não poderei verificar se o ficheiro existe ou não uma vez que é uma opção aleatória que o utilizador terá à disposição.

Penso que preciso de uma linha de código do tipo:

If OpenF.ShowDialog.cancel then

Exit Sub

End If

Já fiz várias tentativas deste género mas até ao momento sem sucesso.

Obrigado mais uma vez

Posted

eu tenho este exemplo que usei recentemente para inserir imagens, tenta adaptar ao teu caso:

Try
	    open_file_imagem.Filter = "Image Files (*.bmp, *.jpg, *.png)|*.bmp;*.jpg;*.png"
	    If open_file_imagem.ShowDialog = DialogResult.OK Then
		    Me.pb_imgmenu.Image = Image.FromFile(open_file_imagem.FileName)
	    End If
    Catch ex As Exception
	    MsgBox("Erro: " & ex.ToString)
    End Try
Posted

penso que deves efetuar esta verificação

if OpenF.ShowDialog=DialogResult.OK Then
End IF
Posted (edited)

Repara, tu estás a mostrar o FileDialog para o utilizador eventualmente escolher um ficheiro .txt, mas tu não estás a verificar se o ficheiro foi escolhido (DialogResult.OK) antes de tentares abrir o ficheiro na stream, daí o erro, fazer como o Retsu9 disse é o correcto.

No entanto, estás basicamente a ler o ficheiro txt, não precisas de streamreader para isso, basta usares o File.ReadAllText assim:

Dim str As String() = File.ReadAllText(OpenF.filename)..Split(New String(Environment.NewLine, StringSplitOptions.RemoveEmptyEntries))
Edited by He B Te My
Posted

Muito obrigado Retsu9 e He B Te My,

O código resultou:

if OpenF.ShowDialog=DialogResult.OK Then

End IF

Tinha mesmo que fazer a verificação para que tudo funcionasse correctamente.

Muito obrigado aos dois pelas dicas e pela ajuda no código.

Cumprimentos

Posted

Obrigado He B Te My,

Não usei o teu código porque quando o testei dava erro. Testei novamente agora e funcionou. Ambas as soluções funcionam. Obrigado.

Já agora se me puderes esclarecer uma situação (apenas para eu aprender e evoluir). Pensava que a função StreamReader servia exactamente para ler ficheiros sem permissão para podermos editar os mesmos após abertos. Em que difere a função File.ReadAllText?

Obrigado mais uma vez.

He B Te My, Quando falaste no Dispose() referias-te ao R.Close() ?

Posted (edited)

Mas tu não estás a editar o ficheiro, tu estás a ler o conteúdo apenas, por isso deves usar o File.ReadAllText porque ele abre e fecha o ficheiro por ti devolvendo-te o conteúdo todo (texto) , eu dei-te um exemplo acima que faz exactamente o que o teu código está a fazer, e, tens um bónus de não ter de fechar a stream.

Que eu saiba a classe StreamReader têm um método 'Dispose', era esse que estava a falar, se bem que os dois são praticamente iguais.

Edited by He B Te My