Jump to content

Recommended Posts

Posted

Já procurei na Net e não encontrei grandes soluções para o que procuro, apesar de ser um tema relativamente popular.

Eu desenvolvo software industrial para máquina e/ou instalações e/ou sistemas.

Desenvolvo software para PLC e associado software de visualização/controlo para consolas (HMI) e/ou Supervisões/Scadas e/ou Registos de produção (entre outros)

A minha questão prende-se com o desenvolvimento de Supervisões/Scadas e Registos de Produção, neste capítulo resumidamente há 2 opções para desenvolver o software:

* Scadas Proprietários, em que compramos a licença de desenvolvimento e o runtime

-> Vantagens:

-- O desenho gráfico da máquina, instalação ou sistema é muito facil e produtivo,

-- A interligação com o PLC é direta

-> Desvantagens:

-- é necessário uma licença de Runtime (ou mais, por computador e/ou opção usada)

-- sistema mais fechado e pouco expansível (a custo baixo)

-- O registo e principalmente a consulta dos dados de produção, não são tão fáceis (como no VisualStudio)

-- O resultado da consulta, não é fácil de apresentar no software e é bastante trabalhosa

-- Os relatório também são muito trabalhosos

* Software Desenvolvido em VisualStudio

-> Vantagens:

-- Não é preciso licença de Runtime

-- Registos, consultas e apresentação dos dados de produção, são diretas e stardard de acordo com qualquer software (windows) que os operadores estão habituados a utilizar

-- Expansibilidade, relatórios, enviar email, exportar para Excel, enviar SMS, etc... o limite é a imaginação/necessidade do cliente

-> Desvantagens

-- Desenho gráfico dos equipamentos, instalação ou sistema

Ou seja, ambas as abordagens têm vantagens e desvantagens consideráveis, por norma, para ir de encontro às necessidade dos cliente, somos obrigados a usar as 2 abordagens, a Supervisão para desenhar a bonecada (e mudar o estado/cor dependendo dos equipamentos) e o VisualStudio para tratar e apresentar dados/relatórios. Isso obriga a comprar uma licença de runtime (para o scada) e a desenvolver 2 software complementares.

Recentemente, tivemos que fazer uma supervisão para uma instalação em que a parte gráfica da mesma quando comparada com a parte de registos era de apenas 20..30% do trabalho, a escolha foi mais ao menos óbvia, optamos por usar um VisualStudio para desenvolver tudo. Mas a parte gráfica foi uma trabalheira, e o que era para ser 20..30% do trabalho passou a ser mais 50% do tempo perdido no desenvolvimento.

Coisas tão simples como Imagens com fundo transparente em "cima" de outras imagens com fundo transparente, no VisualStudio, não consegui fazer (e pelo que percebi procurando na Net, ou não dá, ou se dá, dá muito trabalho fazer).

Desenhar linhas (manualmente na Form) é possível, mas tem que se ajustar cada ponto manualmente (usamos o VB2010 com os powerpack e as linhas não respeitam a grid/snap). E desenhar e ajustar manualmente a posição e tamanho de dezenas/centenas de linhas é um trabalho "burro" e muito pouco produtivo (quando comparado com o desenvolvimento em softwares scadas/supervisão).

=> A minha pergunta (finalmente):

Alguém conhece alguma ferramenta/linguagem de programação/desenvolvimento que permita o melhor dos 2 mundos? Forms tipo VisualStudio e Desenho gráfico "flexível e produtivo" tipo Supervisões/Scadas?

Tal como disse, acima, nós usamos o VB.Net 2010 com PowerPacks, experimentei a última versão do VisualStudio (2015), mas foi um passo para trás,

Ricardo Timóteo

Posted

Nao sei se sera de borla, mas muita gente fala do ScadaBr como uma boa alternativa a SCADA's industriais.

Por outro lado, e isto e mais facil dito do que feito, Ja vi um sistema interessante em que o SCADA corria num browser. O sistema em si nao era feito com um PLC, mas sim com uma SBC a correr Java, mas e uma boa aproximacao (principalmente no que toca a descentralizar o HMI).

Se nao me engano, a Siemens tem cartas de rede que permitem a criacao de SCADA's basicos em Java tambem. Mas apenas li muito por alto sobre isto e nunca experimentei nada.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted

Não conhecia o ScadaBr, vou ver, obrigado

A Siemens e outros fabricantes, têm PLCs com servidor WEB, e é possível fazer páginas parar ler/representar dados gráficamente, na Siemens há alguns exemplo, mas não é isso que estou há procura...

Ricardo Timóteo

Posted

Sinceramente nao estou a ver mais nenhuma opcao. Podes sempre pesquisar por SCADA na internet e ver o que aparece. Em tempos creio ter visto algumas opcoes que corriam em Linux... mas isso traz outros problemas como adaptacao a outra linguagem, etc...

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted

Bom dia nokPT,

Sou-te sincero, juro que ao ler o teu post descreveste exatamente linha por linha o meu trabalho, e como as coisas se processam na empresa onde trabalhamos. Inicialmente fazíamos as supervisões com os softwares de SCADA (Siemens e Schneider essencialmente), contudo e, por força da necessidade passamos a fazer os sistemas para as máquinas e controlos de produção todos em C#.net

A ligação aos PLC é extremamente fácil (libnodave para Siemens, modbus para Schneider). A parte mais trabalhosa é mesmo o desenho da supervisão. Contudo há um pack que ajudou bastante:

- AdvancedHMI (podes pesquisar no google).

Ajuda bastante porque podes mudar as cores facilmente, adicionas motores, tanques, pipes, etc de forma fácil e rápida... o resto é imaginação.

Pesquisa neste site, aprendes bastante:

http://www.mesta-automation.com/

Qualquer dúvida diz, se quiseres mais informações manda PM 😉

Posted

Eu uso o AdvancedHMI como driver Free para Rockwell/Allen-Bradley (também dá para Modbus e Omron, mas nunca testei), a biblioteca está muito bem feita (além de ser free) e tem umas opções (melhoradas) baratuchas.

Nesta aplicação que estou a fazer, o autómato não é Rockwell e como tinha que usar umas imagens de tanques, motores e válvulas iguais a outras existentes, nem me lembrei de explorar melhor esta opção...

Aprendemos com os erros, vou explorar melhor...

Relativamente ao ScadaBr sugerido pelo bubulindo, aquilo que vi, não é bem o que estava há procura, também não vi tudo (não tive tempo), mas a primeira impressão foi: "sabe-me a pouco, queria mais bonecada (como no AdvancedHMI)"

Ricardo Timóteo