Jump to content

Extrair números de items da Listbox

Nuno Teixeira
 Share

Recommended Posts

Olá a todos,

Alguém conhece algum método para extrair apenas os números de cada item de uma Listbox?

Tentei com o método substring(), ou seja, retirar um número pré-definido de caracteres até restar apenas os últimos caracteres de cada item:

Private Sub Button4_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button4.Click

Dim x As Integer

For x = 0 To ListBox1.Items.Count - 1

ListBox1.Items(x) = ListBox1.Items(x).substring(0, 7)

Next x

End Sub

Se for inserindo items na Listbox e depois aplicar este método as coisas até resultam. No entanto não é o método ideal pois alguns dígitos são apagados no caso de o número ter mais do que 1 dígito.

Este método retorna um erro se em vez de inserir items na Listbox importar um ficheiro txt para dentro dessa mesma Listbox (aparentemente ele não reconhece o Index da Listbox).

Idealmente o que preciso é de um método para extrair os números de cada item da Listbox, independentemente se os items são inseridos progressivamente ou se são importados para dentro da Listbox.

Agradeço desde já a ajuda que alguém me possa dar.

Cumprimentos,

Nuno Teixeira

Obrigado Vikcch,

Vou tentar adaptar este código às minhas necessidades:

Private Sub Button6_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button6.Click
  Dim input As String = list_device1.SelectedItem
  Dim output As String = New String((From c As Char In input Select c Where Char.IsDigit(c)).ToArray())
  TextBox1.Text = output
End Sub

Um evento click de um botão extrai o item seleccionado da listbox e apresenta-o numa textbox. Penso que dará para o que preciso, mas sou todo ouvidos se houver uma forma melhor.

Respondendo à tua pergunta, não existe qualquer separador entre o texto e os números. Fica aqui um exemplo:

BACKWARD 1

Significa que o programa VB.NET dará instruções via serialPort para um robot se deslocar 1 metro à retaguarda (o programa VB:NET recebe a leitura dos encoders das rodas do robot).

Consegues dar-me uma sugestão de código melhor do que o que tenho neste momento?

Obrigado

Acho que melhor é mesmo regex, tem que importar System.Text.RegularExpressions

eu prefiro fazer manualmente... está aí tambem um exemplo

Dim input As String = "BACKWARD 1"

Dim output As String = Regex.Replace(input, "[\d]", String.Empty)
	MsgBox(output)

output = String.Empty
	For Each c As Char In input
		If Not "0123456789".Contains(c) Then
			output &= c
		End If
	Next
	MsgBox(output)
Edited by vikcch