Jump to content

[Resolvido] Duvida DataTypes Haskell

skp9
 Share

Recommended Posts

Boa tarde! Gostaria que me ajudassem aqui numa pequena coisa num exercício em Haskell.

É o seguinte :

Para armazenar uma agenda de contactos telefónicos e de correio electrónico definiram-se os seguintes tipos de dados. Não existem nomes repetidos na agenda e para cada nome existe uma lista de contactos.

data Contacto = Casa Integer
             | Trab Integer
             | Tlm Integer
             | Email String

type Nome = String
type Agenda = [(Nome, [Contacto])]

Depois aparecem os seguintes exercícios:

1. Defina a função acrescEmail :: Nome -> String -> Agenda -> Agenda que, dado um nome, um email e uma agenda, acrescenta essa informação na agenda.
  2. Defina a função verEmails :: Nome -> Agenda -> Maybe [string] que, dado um nome e uma agenda, retorna a lista dos emails associados a esse nome. Se esse nome não existir na agenda a função ao deve retornar Nothing.
  3. Defina a função consTelefs :: [Contacto] -> [integer] que, dada uma lista de contactos, retorna a lista de todos os números de telefone dessa lista (tanto telefones fixos como telemoveis).
  4. Defina a função casa :: Nome -> Agenda -> Maybe Integer que, dado um nome e uma agenda, retorna o numero de telefone de casa (caso exista).

Ora bem, a minha dúvida não está em como resolver os exercícios uma vez que tenho as resoluções mas em como testa-los. Por exemplo, em exercicios de matrizes eu definia:

type Mat a = [[a]]

e depois para testar criava uma matriz do genero:

m1 :: Mat Int
m1 = [[1,2,3],[0,4,5],[0,0,6]]

e sempre que queria testar usava essa matriz.

Eu queria saber como criar um agenda (neste caso) de modo a que dê para testar. Já tentei imensas vezes e não consegui.

E outra duvida, na alinea c), tenho a resolução:

consTelefs :: [Contacto] -> [integer]
consTelefs [] = []
consTelefs ((Casa x):ts) = x : (consTelefs ts)
consTelefs ((Trab x):ts) = x : (consTelefs ts)
consTelefs ((Tlm x):ts) = x : (consTelefs ts)
consTelefs (_:ts) = consTelefs ts

não há outra maneira de resolver o exercicio sem tantas linhas de codigo?

Edited by pwseo
Remodelação completa do post para cumprir as regras.

skp9,

Antes de publicares o post deverias ter reparado que estavas a colocar fundo escuro e letras claras (completamente desnecessário) e, além disso, todo o código estava desformatado. Desta vez corrigi todo o teu post de modo a que os outros membros consigam lê-lo confortavelmente para te ajudar; da próxima vez não será assim.

skp9,

Que erros obténs quando tentas criar uma Agenda? De que modo estás a tentar fazê-lo? (se não mostras, não podemos dizer-te o que estás a fazer de errado). De qualquer modo, criares uma Agenda precisas apenas de utilizar os respectivos construtores de dados. Agenda é apenas uma lista de tuplos, pelo que é simples criá-la; o problema surge nos Contactos, nesses precisas de utilizar os seus construtores:

-- Um nome sem contactos associados
pwseo :: (Nome, [Contacto])
pwseo = ("pwseo", [])

-- Um nome com 2 contactos
skp9 :: (Nome, [Contacto])
skp9 = ("skp9", [ Email "skp9@skp.xyz", Tlm 990000000 ])

-- Uma agenda:
agenda :: Agenda
agenda = [ pwseo, skp9 ]

Obviamente, isso podia ser criado directamente assim:

agenda :: Agenda
agenda = [ ("pwseo", []), ("skp9", [ Email "skp9@skp.xyz", Tlm 990000000 ]) ]

Quanto à tua segunda questão: sim, é possível utilizar menos código. No entanto, é preciso saber o que já sabes de Haskell. Já utilizaste as funções map, filter e semelhantes?

Quanto à tua segunda questão: sim, é possível utilizar menos código. No entanto, é preciso saber o que já sabes de Haskell. Já utilizaste as funções map, filter e semelhantes?

Antes de mais peço desculpa pela forma como coloquei o post. Muito obrigado pela resposta! Quanto às funções de ordem superior, já usei o map, filter, foldr... aquelas mais básicas. É a primeira vez que estou a programar, e daí as minhas dúvidas poderem ser um bocado "básicas"

Então vamos pensar da seguinte forma: tu queres converter uma lista de Contacto numa lista de Integer.

Para isso, precisamos de filtrar a lista excluindo os Emails e depois extrair os números, correcto?

Vamos pensar na função de extracção:

extract :: Contacto -> Integer
extract (Tlm n)  = n
extract (Trab n) = n
extract (Casa n) = n

Se reparares bem, esta função não funciona com todo o domínio de valores do tipo Contacto pois não definimos o que acontece se lhe passarmos um Email. No entanto, essa situação não se irá verificar, pelo seguinte:

isPhone :: Contacto -> Bool
isPhone (Email _) = False
isPhone _         = True

Se pensares bem, as duas funções que acabámos de definir podem ser úteis noutros contextos do teu programa; é simples imaginar situações em que precisas de extrair o número de telefone de um contacto ou determinar se esse contacto é um número de telefone ou não.

E agora vamos à função principal. Temos que a ler da direita para a esquerda: filtrar a lista aplicando isPhone e, na lista resultante, aplicar extract:

consTelefs = map extract . filter isPhone

Claro que também podes juntar tudo, mas como eu disse acima, as funções isPhone e extract (que poderias até denominar extractPhoneNumber) parecem-me demasiado úteis para as deixar como funções acessórias dentro da consTelefs:

consTelefs = map extract . filter isPhone
 where
   extract (Tlm n)  = n
   extract (Trab n) = n
   extract (Casa n) = n
   isPhone (Email _)  = False
   isPhone _          = True

Sei que o número de linhas de código desta última versão não diminuiu em relação ao teu código, mas é muito mais claro o que está a acontecer, visto que podemos ler apenas uma linha de código e compreender todo o raciocínio (os nomes extract e isPhone são auto-explicativos).