Mav3r1cK Posted December 7, 2015 at 02:19 PM Report Share #590442 Posted December 7, 2015 at 02:19 PM Estou criando esse tópico por que acho que pode ajudar as pessoas a aprenderem a programar, eu acabei aprendendo através deste programa mesmo. E depois passei para outras linguagens de programação. O VisuAlg é uma ferramenta excelente para treinar a lógica de programação e o desenvolvimento de programas usando uma pseudo-linguagem, ou seja, não é bem uma linguagem de programação como C, Java ou Pascal, é uma “linguagem” de programação própria para desenvolvimento de algoritmos, bem próxima a linguagem humana e de fácil entendimento, mas que possui regras e sintaxes semelhantes as linguagens de programação de verdade. O VisuAlg é baseado no Portugol, que é uma pseudo-linguagem escrito totalmente em português de forma estruturada (o que é bom para quem participa desta comunidade e quer aprender a programar). Explicando o código, o primeiro o comando é o “Algoritmo” e último é o “fimalgoritmo“, o comando “algoritmo” declara o inicio de um algoritmo, onde está escrito em vermelho “semnome” você coloca o nome do seu algoritmo (sempre entre aspas), por exemplo: algoritmo "exemplo1" Quando se declara uma variável em VisuAlg existe uma regra. Primeiro você deve “dizer” que você está criando uma variável com tal nome e que ela vai ser de tal tipo, ou seja, seu conteúdo vai armazenar algum dado específico. Para isso você usa o comando “var” seguido do nome da variável, dois pontos, e o tipo de variável. As variáveis podem ser do seguinte tipo: inteiro – aceita somente valores numéricos que sejam inteiros (sem casas decimais) real – aceita valores numéricos inteiros ou valores com casas decimais caractere – aceita textos alfanuméricos (letras, números e símbolos) lógico – aceita somente valores booleanos: verdadeiro ou falso Exemplos: * criar uma variável “nome” e “idade” em um programa var nome : caractere var idade : inteiro * criar uma variável "disponivel" e "valor" em um programar var disponivel : logico var valor : real Operadores Aritméticos Operadores Relacionais Comandos de Saída de Dados Leia - Recebe valores digitados pelos usuário, atribuindo-os às variáveis cujos nomes estão em <lista-de-variáveis> (é respeitada a ordem especificada nesta lista). É análogo ao comando read do Pascal Escreva - Escreve no dispositivo de saída padrão (isto é, na área à direita da metade inferior da tela do VisuAlg) o conteúdo de cada uma das expressões que compõem<lista-de-expressões>. As expressões dentro desta lista devem estar separadas por vírgulas; depois de serem avaliadas, seus resultados são impressos na ordem indicada. É equivalente ao comando write do Pascal. Vídeo - aula,ensinando o básico sobre VisuAlg: https://www.youtube.com/embed/dZq7l9Oj-_c?feature=oembed Apostila sobre VisuAlg, como funciona, como programar, etc.: http://www.inf.ufsc.br/~bosco/ensino/ine5201/ApostilaVisuAlg20.pdf Apostila sobre Lógica de Programação e Algoritmos : https://fit.faccat.br/~fpereira/apostilas/apostila_algoritmos_mar2007.pdf Download do VisuAlg : http://sourceforge.net/projects/visualg30/ O professor Cláudio Morgado de Souza é o criador do VisuAlg, porém parou de dar suporte ao programa por motivos pessoais e o VisuAlg ficou um tempo sem novas atualizações, felizmente o professor Antonio Carlos Nicolodi tomou a iniciativa de continuar o projeto. Ele contatou o professor Cláudio e recebeu autorização e o código-fonte dele pra dar continuidade ao VisuAlg, e atualmente a versão mais atual do VisuAlg é a 3.04. O site oficial do VisuAlg é o blog do professor Antonio Carlos Nicolodi, sendo este o link : http://antonionicolodi.blogspot.com.br/ Mas como o VisuAlg é de domínio público, pode muito bem ser criado outros sites sobre o VisuAlg e seus conteúdos. Coloquei estes links que irão ajudar as pessoas que querem aprender, não vou postar aqui tudo sobre como aprender pois nestas apostilas já ensinam como funciona algoritmos e o programa VisuAlg, e se eu fosse digitar tudo sobre, não iria dar para ensinar neste tópico inteiro. Se você gostou deste tópico dê like, e se quiser também pode dar sua opinião referente ao tópico, como por exemplo, o que quiser que eu acrescente. Com o tempo vou acrescentando mais conteúdo. 1 Report "O que nós sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano" "Verba volant,scripta manent" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kaioken Posted December 9, 2015 at 04:15 PM Report Share #590505 Posted December 9, 2015 at 04:15 PM (edited) Muito bom o seu tópico,estava pensando em como começar a programar e tu já me ajudaste em ver pelo que vou começar.Estava atrás de um programa simples para aprender algoritmos e este teu tópico me ajudou. Edited December 9, 2015 at 04:20 PM by Kaioken Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mav3r1cK Posted December 9, 2015 at 04:21 PM Author Report Share #590506 Posted December 9, 2015 at 04:21 PM (edited) Muito bom o seu tópico,estava pensando em como começar a programar e tu já me ajudaste em ver pelo que vou começar.Estava atrás de um programa simples para aprender algoritmos e este teu tópico me ajudou. Obrigado,estou aqui para realmente tentar ajudar os outros 🙂 . Edited December 9, 2015 at 04:21 PM by Mav3r1cK "O que nós sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano" "Verba volant,scripta manent" Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted December 10, 2015 at 02:56 PM Report Share #590525 Posted December 10, 2015 at 02:56 PM Qual o site oficial? Quem desenvolve o VisuAlg? 1 Report Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mav3r1cK Posted December 10, 2015 at 11:23 PM Author Report Share #590543 Posted December 10, 2015 at 11:23 PM (edited) Qual o site oficial? Quem desenvolve o VisuAlg? Olá amigo,já coloquei as devidas respostas das suas perguntas no meu tópico,já esta atualizado. Obrigado por postar suas dúvidas,caso tenha outras pode postar,pois quero incrementar cada vez mais este tópico. Edited December 10, 2015 at 11:25 PM by Mav3r1cK "O que nós sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano" "Verba volant,scripta manent" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts