Jump to content

Indutores


andreferreira
 Share

Recommended Posts

andreferreira

Boa tarde,

Eu estou a construir uma fonte de alimentação e uma das fases é a filtração, para tal queria usar indutores e condensadores para melhor filtração, já andei a pesquisar mas não encontro aquilo que procuro que é saber qual o indutor a usar em relação a sua tensão e corrente. Por exemplo, a minha fonte irá fornecer no máximo 3A e 15V. Agora não consigo descobrir qual o indutor que suporta essa intensidade de corrente e tensão caso uma carga necessitar de tamanha intensidade. Tenho tantos indutores e nenhuns sem dados, só vejo umas com filamentos mais finos e outras mais largos, umas com núcleos de ferro e outras não.

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Caro André boa tarde.

Para você determinar os valores de um filtro LC, comece por determinar o fator de ripple que deve ser muito baixo, depois o valor do indutor e por fim do condensador.

Quanto ao diâmetro do fio usado no enrolamento da bobina podes usar uma tabela AWG, B&S ou mm². Você disse que a corrente é de 3A, logo a secção do fio p/ essa intensidade = 1,04mm² => diâmetro de 1,20mm (descontando a espessura do esmalte ); na tabela AWG equivale ao fio nº 17.

Um enrolamento c/ núcleo de ferro é mais eficiente reduzindo o tamanho do indutor.

Edison

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.