Jump to content

Para que serve random.seed()?

wickenz
 Share

Recommended Posts

Boa noite.

Eu sou universitário e no curso que estou a tirar, tenho a cadeira de Introdução à Programação, sendo que estou a programa em Python.

Estava por aqui a ver aquilo que estivemos a dar nas aulas teóricas até agora e não consigo perceber o que é que faz o "random.seed(x)"? E porque é que se fizermos o programa:

import random
random.seed(0)
for i in range(10):
       print(random.randint(1,6))

Ele irá mostrar sempre os mesmos valores?

Obrigado pela atenção!

Edited by thoga31
GeSHi

wickenz,

Primeiro é necessário compreenderes que os números de que estás a falar na realidade são pseudo-aleatórios, uma vez que o computador não consegue gerar números verdadeiramente aleatórios -- utiliza um cálculo (por vezes complexo) cujo resultado parece aleatório.

A função random.seed inicializa toda a maquinaria que depois é utilizada para calcular o próximo número. Como tal, todo este processo é completamente determinístico e dependente do valor com que inicializas o processo -- por esse motivo é que os valores são os mesmos se utilizares um valor inicial semelhante.

Se utilizares a data actual em vez de 0 para a random.seed os valores serão diferentes de cada vez que invocares o teu programa, porque a seed será sempre diferente.

Obrigado pela resposta, pwseo.

Gostaria, no entanto, de perguntar mais uma coisa dado que não fiquei 100% esclarecido. Qual é a diferença entre usar um x=10 ou x=2? Porque o valor de x é que diferencia os valores que o ciclo me vai dar. E é isso que eu não estou a conseguir perceber.

Imagina a seguinte fórmula (a × r + c) % m. Aqui, a, c e m são constantes (que precisam de ser escolhidas com cuidado).

O valor de r é dado pelo último número pseudo-aleatório gerado... Quando ainda não geraste nenhum valor pseudo-aleatório, precisas de dar o valor inicial de r, sendo que em todas as chamadas subsequentes o valor de r é substituído pelo valor aleatório obtido na chamada anterior.

Logicamente, com valores diferentes de r, o valor aleatório inicial será diferente e, por esse motivo, também os subsequentes.