Jump to content

Inserir vários valores numa só célula

Jony Rato

Recommended Posts

Boas pessoal

Estou com um problema.

Então é o seguinte, eu estou a criar uma aplicação em Visual Basic usando uma base de dados MySQL, e preciso de inserir dados numa coluna. Por exemplo tenho a coluna Id_Parente numa tabela chamada parentes, e na outra tabela, que se chama Beneficiários, tenho também essa coluna. Quando insiro um dado na tabela Beneficiários no campo Id_Parente, tudo bem, mas quando vou para adicionar mais um dado (um novo parente), em vez de adicionar um novo registo apenas faz um update naquele campo, eliminando o outro valor que lá estava.

Espero que me possam ajudar

Obrigado 🙂

não estou a conseguir de todo perceber o que queres fazer e o que está a acontecer.

não consegues explicar de forma mais clara, nem que seja com apresentação de um exemplo, imagens ou mesmo um desenho ?

Então é o seguinte

Tenho 2 tabelas: Beneficiários e BeneficiariosParentes

Na tabela BeneficiariosParentes tenho um campo chamado Id_Parente, e tenho esse campo também na tabela beneficiários

Quando eu vou para adicionar o primeiro registo no campo Id_Parente (por exemplo adiciona o valor 1 ao id_parente) na tabela beneficiarios, tudo bem, ou seja estou a adicionar um parente ao beneficiario

Quando eu vou para adicionar mais outro parente a esse mesmo beneficiario (por exemplo id_parente 5), no campo Id_Parente em vez de adicionar (ficar o 1 e o 5) aquilo apaga o 1 e fica com o 5

O que eu quero é ficar com os dois registos naquela celula

o problema é o código (SQL) que estás a usar para fazer a operação de inserção, e isso é algo que não estás a apresentar

Dim cmd As New MySqlCommand("SELECT * FROM beneficiarios WHERE Id_Parente='" & String.Empty & "' ", con)
    con.Close()
    con.Open()
    Dim reader As MySqlDataReader = cmd.ExecuteReader
    reader.Read()
    If nomeparente.Text = String.Empty And nbeneficiario_parente.Text = String.Empty And morada_parente.Text = String.Empty Then
	    MessageBox.Show("Preencha os dados!", "", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
    ElseIf reader.HasRows = True Then
	    Console.WriteLine(ListaBeneficiarios.updateRecord("INSERT INTO beneficiarios (Nome,NrSocio, DataNascimento, ADSE, SNS, Vencimento, Morada, CodPostal, Localidade, TabelaComparticao, Profissao, Observacoes, NrMecanografico, Situacao, Id_Parente, Parente) VALUES ('" & ListaBeneficiarios.nometxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.nsociotxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.datanasctxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.nadsetxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.nsnstxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.vencimentotxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.moradatxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.codpostaltxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.localidadetxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.tabela_comparticao.Text & "' , '" & ListaBeneficiarios.profissaotxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.observacoestxt.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.nmecanografico.Text & "', '" & ListaBeneficiarios.situacao_combo.Text & "', '" & id_parente.Text & "', '" & nomeparente.Text & "')"), con)
	    MessageBox.Show("Parente adicionado!", "", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
	    ListaBeneficiarios.visualizarParentes()

Else
	    Console.WriteLine(ListaBeneficiarios.updateRecord("UPDATE beneficiarios SET Id_Parente=('" & id_parente.Text & "') WHERE Nome='" & benef_txt.Text & "';"), con)
	    MessageBox.Show("Parente adicionado!", "", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
	    ListaBeneficiarios.visualizarParentes()
    End If

Este é o meu código até agora, só que fico depois com aquele problema que já mencionei

o que estou a ver no teu código são dois SQL's controlados por uma execução. um código SQL é para inserir e o outro é para actualizar um registo.

se o problema é executar um e/ou o outro, o problema está na condição que decide qual dos dois deve executar.

por outras palavras : afinal que condição é para ser determinada no if ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

o que estou a ver no teu código são dois SQL's controlados por uma execução. um código SQL é para inserir e o outro é para actualizar um registo.

se o problema é executar um e/ou o outro, o problema está na condição que decide qual dos dois deve executar.

por outras palavras : afinal que condição é para ser determinada no if ?

Já consegui resolver, obrigado pela ajuda 😄