Jump to content

Upgrade ao PC

KULL
 Share

Recommended Posts

Boa noite a todos, de momento possuo um HP G5405pt (info) mas já com algumas modificações: mais 4GB DDR3 de RAM fazendo um total de 8GB de RAM, e uma placa gráfica AMD Radeon R7 250 1GB e, estou a pensar em adquirir um novo processador visto o atual já não suportar os meus objetivos/interesses. Já me estive a informar um pouco e acabei por encontrar o Intel i3 4170 e o Intel i5 4590 que me pareceram decentes e adequados ao que desejo, e como tal, preciso de uma nova motherboard visto a minha atual não suportar os processadores que enumerei e neste momento estou inclinado para a MSI H97 Gaming 3 mas gostava de saber se estas componentes me irão trazer problemas de compatibilidade com os restantes componentes, e, com um orçamento de 350€, se também optariam por estas opções ou por outras melhores. Tenho como objetivo ter estabilidade nos jogos mais ou menos mais recentes e tenho noção que a minha placa gráfica atual não me deixa ter muito ganho mais esse assunto é para outra altura. Obrigado!

A pergunta é: Porquê? Porquê teres comprado um pre-build HP? Porquê queres remediar ao repetires o mesmo erro que te levou à actual situação?

Enfim... vamos por partes para te ajudar:

Referes que queres "ter estabilidade nos jogos", "mais ou menos", não sabes… ok 1º tenho más noticias para ti a gráfica que tens não presta. Há um chamado sweet spot nas gamas das gráficas de onde consegues tirar mais performance por € das mesmas, actualmente esse sweet spot é a R9 370 para a AMD e a GTX 960 para a nVidia, ambas rondam os 180€ - 230€.

Sobre o CPU que está na tua maquina actual pode ser um botleneck para os títulos de jogos mais exigentes visto que alguns não correm sem um quad core... mesmo que depois só usem 1 ou 2 núcleos.

Com estas duas premissas em mente aqui deixo-te 2 senários para efectuares um upgrade à tua maquina com esse budget:

Senário 1: Compras uma gráfica melhor baseando-te no que te disse restando-te dinheiro suficiente para fazeres apenas upgrade ao CPU.

Pelo que entendi tens um Athlon II x2 e se me recordo isso é socket AM3, existe CPUs muito bons para esse socket e, adquirires um em segunda mão é uma grande valia para ti e não tenhas medo de não haver garantia, CPUs dificilmente se estregam e quando acontece é mais por causa de alguns pinos partidos, certifica-te apenas que o CPU está visivelmente bem tratado e o risco é quase nulo. Neste socket está a ultima gloria da AMD antes de virar bosta onde os CPUs Phenom davam cartas aos i7 de 1ª geração da Intel na altura.

Os melhores são os Black Edition tanto Quad com Hexa-core (AMD Phenom II X4 955, AMD Phenom II X4 965, AMD Phenom II X6 1090T, AMD Phenom II X6 1100T) consegues um Phenom quad por 50€ e um Hexa pro 90€ o que é um preço bastante bom.

Fazendo assim um budget a rondar o que tinhas planeado e ficando com uma boa maquina para jogos.

Senário 2: A tua gráfica pode ter outra vida! Sim é verdade a AMD por estar por baixo no mercado, mas uma coisa que sempre foi boa foi para fazer boas máquinas para gaming a um preço muito em conta. Não é por acaso que os fabricantes de consolas usam AMDs. Se o teu objectivo é migrares para uma plataforma mais actual mas, mesmo assim não dares o salto para um core i7, apresento-te então os APU da AMD.

APUs são CPU com um chip gráfico Radeon incluído chip esse que é o mesmo Chip que tens na tua gráfica a AMD é amiga dos pobres e como tal criou um sistema que te permite fazer uma espécie de CrossfireX dos pobres usando o APU e o GPU da gráfica, podendo aumentar a performance da mesma.

Ref.: http://www.amd.com/en-us/innovations/software-technologies/technologies-gaming/dual-graphics

Para tal recomendo adquirires um A10-7800, A10-7850K ou A10-7870K com uma board A88X (Recomendo a Asus ROG Crossblade Ranger) e fazes a festa por menos de 300€, dás mais vida à gráfica e ficas com um bom quad core (melhor que o i3) e ficas com uma boa board para no futuro poderes fazer upgrades interessantes.

Espero com isto ter ajudado, qualquer coisa não hesites em perguntar.

Nota 1: A fonte de 300W pode não ser suficiente para levar com uma grafica mais potente e mesmo que o PC funcione posteriormente não recomendo ter uma fonte a esticar o máximo que pode para o sistema, principalmente quando a mesma não possui certificação energetica nenhuma.

Nota 2: PCs Pré-Build possuem caixas muito próprias para os componentes que usam, alteração dos mesmos (i.e.: Motherboard) pode levar a teres que adquirir uma nova caixa.

The worst part of censorship is ****