Jump to content

[Resolvido] Colocar dados de uma variável num dicionário

gonca16
 Share

Recommended Posts

Ola

Estou a iniciar um projecto em que agr tenho de ler um ficheiro por tanto eu li o ficheiro e coloquei o conteudo numa varivavel "content".

Conteudo da variavel:

Alberto Campos, 09:25, 01:50

Carlos Castro, 09:00, 01:45

Duarte Silva, 09:15, 02:27

Jonas Sousa, 09:20, 01:00

Como é que eu a partir de aqui consigo colocar num dicionario como key o nome e como valor as horas numa listas por exemplo:

d={"Alberto Campos":[09:25, 01:50]

Já agora quando eu leio do ficheiro é um txt ele ja vem assim com espaço entre as linhas existe alguma maneira de eu conseguir tirar o espaço entre cada linha?

Desde já obrigado

Edited by pwseo
code tags, syntax highlight.

Quando lês o conteúdo do ficheiro podes excluir as linhas em branco analisando se o seu conteúdo é apenas "\n". Não sei o método que estás a usar para ler o ficheiro, pelo que não posso dar uma dica mais precisa em termos de código.

Acerca da transformação da lista em dicionário, basta usar a forma como os dicionários são construídos:

d = {}
d['coisas'] = [1,2,3]
print(d)
# Output: {'coisas': [1, 2, 3]}

Tendo uma lista com a forma...

['coisas', 1, 2, 3]

...podemos extrair as respectivas partes usando slicing.

Knowledge is free!

Sim eu sei mas assim eu estou a criar um dicionario com esse valores eu quero criar o dicionario conforme o que estas escrito no ficheiro.

O codigo todo é :

driversfp = open("drivers0911.txt", "r")
driversDict={}
content=driversfp.read()
print content

Agora eu queria criar o dicionario conforme o conteudo do ficheiro a key com o nome e o valor com as horas

Obrigado

Edited by thoga31
Tags code + GeSHi

Eu não sabia como tinhas os dados guardados após a leitura, daí ter feito a minha resposta com base no pressuposto que já tinhas tudo em listas e referindo claramente que não sabia o teu método de leitura.

Agora que sei, posso dar novas dicas mais orientadas. Conselho para o futuro: contar a história toda logo no início e não apenas dizer que o príncipe beijou o sapo. Nós precisamos de saber como chegámos a esse ponto 😉

Posto isto, eu mudava o método de leitura do ficheiro para uma list comprehension uma vez que podes logo filtrar o conteúdo do ficheiro e eliminar as linhas em branco. Um exemplo:

f = open("ola.txt", 'r')
content = [line for line in f.readlines() if line != "123\n"]
         # Exclui todas as linhas cujo conteúdo seja exactamente "123\n"

Após esta filtração aquando da leitura do ficheiro, ficarás com o conteúdo assim:

["Alberto Campos, 09:25, 01:50", "Carlos Castro, 09:00, 01:45", ...]

Ora, podemos fazer uma divisão das strings usando o método split:

texto.split(", ")

E ficarás com isto:

[["Alberto Campos", "09:25", "01:50"], ["Carlos Castro", "09:00", "01:45"], ...]

Este método pode ser aplicado logo na list comprehension, o que te vai poupar linhas de código e fazer tudo num só passo.

A partir daqui, usas aquilo que já indiquei para construir o dicionário.

Se tiveres alguma dúvida específica em qualquer um dos passos, diz 😉

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

l = [x**2 for x in range(10)]
#    ----
#      ^
#      |
#      |
#    This!

Como podes ver, na list comprehension podemos modificar o resultado naquele ponto.

Agora, pegando nisto...

content = [line for line in f.readlines() if line != "123\n"]

... onde achas que poderás aplicar o split?

Claro que para conseguires responder a esta questão, convém perceberes o que esta linha de código significa no seu todo e o que é o conceito de list comprehension. Caso nunca tenhas visto isto na tua vida e/ou não compreendas alguma parte dela, por favor diz que é para eu explicar e não estares apenas a usar coisas que nunca aprendeste.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Como alternativa, podemos utilizar apenas um ciclo e condições para filtrar as linhas que queremos (até evitamos o passo de construir em memória uma lista de linhas válidas):

# assumindo que f é o ficheiro já aberto
for l in f:
   if l.strip() != '':
       # aqui fazes o que quiseres com l
       # ...

Aconselho também a utilização das estruturas de controlo with para abrir e fechar o ficheiro de texto, que te poupam a linha final com f.close() (muitas vezes esquecida):

with open('drivers0911.txt') as f:
   # e aqui trabalhas com f
   # ...

E já agora, uma vez que estás a utilizar Python 2 (porque não o 3?), se quiseres que o teu código fique mais compatível com Python 3 podes sempre utilizar os future statements, assim:

# No topo do ficheiro
from __future__ import print_function

print("Isto é correcto")
print "Isto é um erro"    # sintaxe inválida

Mas isto fica para outra conversa, provavelmente.

Obrigado pela explicação da list comprehension ja me esta a ser bastante util

consegui ja entendi fiz assim

content=[line.split(", " ) for line in driversfp.readlines() if line != "\n"]

realmente foi má comprensao minha, mas no resultado ele dividio em listas separadas mas no final de cada uma continua a aparecer o \n é normal?

Edited by thoga31
Tags code + GeSHi

(...) no resultado ele dividio em listas separadas mas no final de cada uma continua a aparecer o \n é normal?

Sim. O teu código ignora todas as linhas que contenham apenas '\n', mas não o elimina das outras linhas. Existem várias formas de contornar o problema, mas uma delas é aplicar a função strip() antes de split(", "), ou seja:

content = [ line.strip().split(", ") for line in driversfp.readlines() if line != '\n' ]

Um aparte: pessoalmente, penso que utilizar uma lista por compreensão neste caso não é a abordagem mais legível (ou eficiente) e, tendo em conta que estás a utilizar Python 2, não é também a abordagem mais segura devido ao bug explicado neste post do StackOverflow, especialmente se és novo na linguagem (uma alternativa válida seriam as generator expressions).

Bom o que se passa agora é o seguinte o programa ficou assim:

driversfp = open("drivers0911.txt", "r")
driversDict={}
for i in range(0,14,1):
   driversfp.readline()
content=[line.strip().split(", " ) for line in driversfp.readlines() if line != "\n"]    
print content
print
driversDict={content[0][0]:[content[0][1],content[0][2]],content[1][0]:[content[1][1],content[1][2]],content[2][0]:[content[2][1],content[2][2]],content[3][0]:[content[3][1],content[3][2]]}
print driversDict
driversfp.close()

no entanto isto so le aquele ficheiro drivers e se o ficheiro mudar e tiver mais drivers do que aquele ele ja nao vai adicionar esse ao dicionario alguma ideia de como resolvo isso

Edited by pwseo
syntax highlight.

Company:

taco-a-taco

Day:

09:11:2015

Period:

09:00 - 11:00

Drivers:

Alberto Campos, 09:25, 01:50

Carlos Castro, 09:00, 01:45

Duarte Silva, 09:15, 02:27

Jonas Sousa, 09:20, 01:00

Este é exatamente o conteudo do ficheiro que eu leio o primeiro for é simplemente para ele nao ler o cabeçalho e começar logo a ler o que é realmente necessário, mas isto funciona para este ficheiro imaginamdo que o ficheiro tinha mais um driver o meu programa ja nao iria ler porque apenas esta preparado para aquele numero de drivers e o programa tem de funcionar com qualquer ficheiro e nao apenas com um

Edited by pwseo
tags de código.

Começa a tornar-se chato ter que editar os teus posts para colocar as tags apropriadas, por isso começa a colocá-las quando os escreves.

Relativamente ao teu problema, consegues fazer isso correctamente se adicionares cada driver ao dicionário dentro de um ciclo.

Breve exemplo:

for d in content:
   # aqui adicionas o driver a 'driversDict' tendo
   # em conta que 'd' é uma lista com 3 elementos
   # ...
Edited by pwseo
adicionado exemplo.