Jump to content

Qual o melhor sistema para tradução de um site?

tiko165
 Share

Recommended Posts

Para vocês, qual o melhor sistema para tradução de um site??

É em ficheiros ".php";

Em ficheiros ".pot" (potfile);

Ou através de Base de dados?

Eu neste momento, tenho a tradução com ficheiros .php e funciona muito bem,

mas como tenho muita coisa para traduzir em cada ficheiro, não sei até que ponto os ficheiros php são recomendados.

Se alterar para uma BD, e criar as queries certas para tal, tornaria-se melhor??

Qual vocês recomendariam, ou fariam?

collectioneuro300px.png

Acho que a resposta depende um bocadinho da dimensão do projecto e do número de pessoas na equipa. Por exemplo, acho que ficheiros php e base de dados são para esquecer se houver mais do que uma pessoa a traduzir, além que elevam o nível de conhecimentos necessário para traduzir a aplicação; idealmente, qualquer pessoa devia conseguir traduzir com 0 conhecimentos de desenvolvimento.

Não tenho muita experiência nesta área, mas já ponderaste ligar o sistema a um serviço de gestão de traduções? Há imensas possibilidades:

- Eu já usei o pootle e achei bastante simples http://pootle.translatehouse.org/ .

- OneSky - http://www.oneskyapp.com/

- crowdin - https://crowdin.com/

Já utilizei ambos os sistemas e a minha preferência recai sobre o sistema de base de dados. Em termos de gestão e inclusive de rapidez (pelo que consegui testar) é melhor.

Em termos de gestão porque podes criar um backend que te permita a introdução de novas traduções e novas linguagens de forma muito rápida.

No que toca a regras a implementar, saliento o facto de não deveres - de todo - efectuar uma query por cada palavra/texto que apresentes numa página. O que deves fazer é construir uma query que te devolva todo o conteúdo de uma só vez para a página que está a ser visualizada.

Abaixo segue um exemplo minimalista do que costumo utilizar-

CREATE TABLE IF NOT EXISTS `translations` 
(
 `id` int(11) NOT NULL,
 `language_id` int(11) NOT NULL,
 `page` varchar(25) COLLATE utf8_bin DEFAULT NULL,
 `name` varchar(50) COLLATE utf8_bin NOT NULL,
 `content` text COLLATE utf8_bin NOT NULL,
 `active` tinyint(1) NOT NULL,
 `date_added` datetime NOT NULL
) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=utf8 COLLATE=utf8_bin;

Identificas na tabela de traduções a/as página/páginas a que se destinam as palavras/textos. Por exemplo, as meta-tags do cabeçalho HTML são comuns a todas as páginas. Quando assim é coloca-se a coluna page a nulo porque será posteriormente filtrado. Por outro lado, alguns textos apenas aparecem em páginas específicas, como por exemplo a página de registo (signup).

INSERT INTO `translations` (`id`, `language_id`, `page`, `name`, `content`, `active`, `date_added`) VALUES
(1, 1, NULL, 'meta_title', 'Welcome to Portugal-a-Programar', 1, '2015-11-16 11:00:00'),
(2, 2, NULL, 'meta_title', 'Bem vindo ao Portugal-a-Programar', 1, '2015-11-16 11:00:00'),
(3, 1, 'signup', 'accept_termsandconditions', 'I accept the terms and conditions', 1, '2015-11-16 11:00:00'),
(4, 2, 'signup', 'accept_termsandconditions', 'Eu aceito os termos e condições', 1, '2015-11-16 11:00:00');

Quando seleccionas as traduções deves filtrar pelas páginas que bem entenderes.

SELECT name, content 
FROM translations 
WHERE language_id = ? AND (page IN (?) OR page IS NULL) AND active = 1;

Podes passar tantas páginas quantas queiras. Isto é bom porque assim não tens de duplicar textos que te possam servir em várias páginas.

Como reparaste eu seleccionei os campos name e content mas o ideal é acederes ao índice name, que deve ser único, e obteres o valor do content. Deves então criar uma função que te permita isso e que te devolva o resultado para uma variável.

function getFormatedTranslations($translations)
{
  $formatedTranslations = array();

foreach($translations as $translation)
     $formatedTranslations[$translation['name']] = $translation['content'];

return $formatedTranslations;
}

Por fim tudo o que tens de fazer é chamar os resultados em pontos chave.

<label><?php echo $translation['accept_termsandconditions']; ?>
  <input type="checkbox" id="accept_termsandconditions"/>
</label>

Acho que a resposta depende um bocadinho da dimensão do projecto e do número de pessoas na equipa. Por exemplo, acho que ficheiros php e base de dados são para esquecer se houver mais do que uma pessoa a traduzir, além que elevam o nível de conhecimentos necessário para traduzir a aplicação; idealmente, qualquer pessoa devia conseguir traduzir com 0 conhecimentos de desenvolvimento.

Não tenho muita experiência nesta área, mas já ponderaste ligar o sistema a um serviço de gestão de traduções? Há imensas possibilidades:

- Eu já usei o pootle e achei bastante simples http://pootle.translatehouse.org/ .

- OneSky - http://www.oneskyapp.com/

- crowdin - https://crowdin.com/

Não me compensa utilizar esses recursos.

Eu só conheço o "crowdin", e é pago.

Agora pergunto, vou pagar por algo em que sei desenvolver gratuitamente?

Já utilizei ambos os sistemas e a minha preferência recai sobre o sistema de base de dados. Em termos de gestão e inclusive de rapidez (pelo que consegui testar) é melhor.

Em termos de gestão porque podes criar um backend que te permita a introdução de novas traduções e novas linguagens de forma muito rápida.

No que toca a regras a implementar, saliento o facto de não deveres - de todo - efectuar uma query por cada palavra/texto que apresentes numa página. O que deves fazer é construir uma query que te devolva todo o conteúdo de uma só vez para a página que está a ser visualizada.

Eu a ideia de passar para a base de dados, já a tinha, até porque já tenho o trabalho pré-feito. É passar de um ficheiro para um mysql. Como disse, gostava de saber qual o mais fiavel e rapido.

Mas com as tuas dicas, já me retiras tempo a pensar e aperfeiçoar.

E como disseste acertadamente, eu nunca iria utilizar querys para cada palavra. Isso era gastar recursos desnecessários, e ocupar mais tempo no servidor.

collectioneuro300px.png

Como disse, depende da especificação do projecto. Pagar por um serviço destes pode fazer sentido para uma equipa/empresa, não tinhas especificado que era um projecto individual.

Atenção que um bom sistema de traduções não é tão simples como o que o bioshock mostrou. Os verdadeiros problemas começam quando se tem que cruzar outro conteúdo da base de dados com as traduções, por exemplo fazer match de plurais/singulares, apresentar datas, construção gramatical em que por vezes tens que apresentar o conteúdo de uma variável antes de outra numa linguagem mas não na outra, etc.

Um exemplo típico é uma frase simples como "Olá <nome>, bem-vindo!" - como é que vais armazenar isto na base de dados? Tentar colocar "Olá" num record como "welcome_beginning" e ", bem-vindo!" noutro registo é uma maneira errada de o fazer, é muito difícil que estas regras sejam transversais a várias linguagens. (por exemplo, não terás casos em que o nome influenciará o sujeito da frase?)

Por outro lado, vais criar um sistema de parsing que te permite colocar algo como "Olá ${nome}, bem-vindo!" na base de dados e fazer a substituição em real-time?

Eu pensaria bem em todos os detalhes e, acima de tudo, não reinventava a roda. Isto é um problema comum, usa uma solução comum que seja robusta. Certamente que há alternativas gratuitas que fazem o que pretendes e vai-te poupar dores de cabeça no futuro.

PS: E estou só a considerar casos simples, em que o teu sistema vai ser traduzido em poucas linguagens e todas elas ocidentais. Se algum dia a aplicação crescer vais ter que substituir tudo, lembra-te que há linguagens em que se escreve da direita para a esquerda e até mesmo de cima para baixo.

Edited by Warrior

Sim @Warrior, um dos pontos que me deixa com o pé a trás, é mesmo o que referiste:

Ter os plurais e singulares, e também

ter traduções em que é necessário ter variáveis no meio da tradução;

Vou ter que estudar muito bem qual o melhor ponto, e como posso resolver esses problemas com o meu próprio código,

mas a verdade é que gostava de tornar isto possível com o meu próprio sistema, e não ter que estar dependente de outras plataformas.

collectioneuro300px.png