Jump to content
MacgyverPT

[Resolvido][Dúvida] Criar interfaces gráficas. Qual escolher?

Recommended Posts

MacgyverPT

Boas.

Tenho em mãos um projecto pessoal onde irei precisar do Python e de desenvolver uma interface também nesta linguagem. A minha dúvida não é tanto na programação em python, mas sim qual deva optar para desenvolver a interface gráfica da aplicação.

Da pesquisa que fiz encontrei o Tkinter, wxPython, PyQT, etc etc. De todas que há, qual a mais "simples" (aqui o simples é relativo, depende de pessoa para pessoa) e rápido de implementar e que seja comum entre os vários SO. Quando refiro o simples e não andar com muitos floreados para criar um botão, quero algo simples e directo ao que se pretende. Posto isto, qual é que recomendam?

Cump.

MoffspringR

Edited by M.offspring.R

Share this post


Link to post
Share on other sites
djthyrax

Pessoalmente sou fã do wxPython. Usa o wxGlade para desenhar um primeiro panel para veres como funciona por trás, e depois dá uma olhada à documentação :)


Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Share this post


Link to post
Share on other sites
MacgyverPT

Oi djthyrax, há ANOS que não te via por aqui. Tudo bem?

Ok, vou ver então. Diz-me uma coisa, com o wxPython é preciso ter alguma lib instalada? Ou seja, o python tem que ter sempre, e para a interface é preciso o pc "alvo" ter instalado python + wxPython?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Pedro C.

O wxPython é uma biblioteca independente do Python nativo mas acho que não tem dependências exteriores. Respondendo directamente à tua pergunta o computador "alvo" precisa ter Python+wxPython instalado.

Para contornares esse problema podes:

1) considerar uma "semi-compilação" com o py2exe (http://www.py2exe.org/) o qual funciona bem para o wxPython (falo por experiência). Tens outras libs de "compilação" disponíveis se quiseres alternativas neste passo: PyInstaller (http://www.pyinstaller.org/), cxFreeze (http://cx-freeze.sourceforge.net/), ou py2app (https://pythonhosted.org/py2app/).

2) Distribuir o teu software com uma versão portátil do Python. Ver por exemplo: WinPython (http://winpython.github.io/). Pessoalmente gosto desta solução visto que consegue correr o teu programa com a distribuição exacta de onde o desenhaste.

O wxPython é, de facto, uma biblioteca óptima para GUI. Tem, no entanto, perdido um pouco para ambas as distribuições disponíveis do Qt em Python: PyQt (https://riverbankcomputing.com/software/pyqt/intro), e PySide (https://wiki.qt.io/PySide). De qualquer maneira o mais recente sistema de documentação e refactorização para wxPython - Phoenix - é bastante bom (http://wxpython.org/Phoenix/docs/html/main.html).

Depois tens a biblioteca - defacto - do Python Tkinter (http://tkinter.unpythonic.net/wiki/). Nunca utilizei mas há quem considere devido a problemas semelhantes ao teu.

Para uma lista mais completa de bibliotecas de GUI em Python: https://wiki.python.org/moin/GuiProgramming

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.