Jump to content
Zer0Null

Sugestão de Portatil

Recommended Posts

Zer0Null

Boas pessoal, eu estou há procura de um portátil focado principalmente em:

- Correr 2 OSes (Windows e Kali Linux, compatível com todas as funcionalidades deste segundo OS)

- E utilizar o Windows para programação.

Um dos principais requisitos que tenho em mente é a mobilidade, gostava de um portátil 'relativamente pequeno' e leve, de forma a que pudesse entrar em um café, tirar da mochila e programar um bocado (visto que não gosto de ficar a programar sozinho em casa :cheesygrin: :cheesygrin: ), mas por outro lado gostaria que não fosse tão pequeno pois como é para programar quero ver o maior numero de linhas possíveis :cheesygrin: :cheesygrin: .

Não me importo muito com a gráfica (não vou usar para jogar, porque montei um fixo há menos de 1 ano, por isso este portátil seria mesmo só para trabalho) porém tem que ser compatível com as funções de 'monitoramento' do Kali.

Se possível com um SSD (pequeno, apenas para os OSes) para poder ligar, trabalhar durante uns 10/15 min desligar e trabalhar mais tarde, tendo um start-up rápido. (Porém não é necessário, no caso seria só um 'plus'), acredito que seja necessário no mínimo 4Gb de RAM não tenho é ideias em relação ao processador.

Se possível até os 500€ (o que duvido muito) podendo subir ate aos 600€, mas de preferencia até aos 500€. Caso não conheçam/aconselhem um dentro desses valores, que me digam algum que cumpra tudo isto com um bom custo/beneficio .

PS: Só irei precisar dele realmente no inicio de Janeiro, mas quanto mais rápido melhor.

Desde já obrigado,

Zer0Null

Edited by thoga31
Remoção de tags e pequenos ícones desnecessários

thoga31

Bom dia!

Tendo em conta que já tens um desktop para actividades mais pesadas, incluindo jogos, e que tencionas apenas trabalhar com o portátil em programação (e suponho que alguma navegação web, claro :D ), recomendaria o seguinte:

• Um portátil até ao máximo de 400~500€
  • Guardar o resto para um SSD.

Até um portátil de 750€ com um i7 e uma NVidia 8xx se "arrasta" com um disco rígido "convencional", pelo que um SSD será sempre uma "lufada de ar fresco" para qualquer portátil que não o tenha de origem.

Pessoalmente não recomendo a HP por terem a grande tendência de sobreaquecerem (podem não "ir abaixo", mas vai parecer que estás aos comandos de um Airbus em descolagem) e não recomendo a Acer.

Posto isto, a minha sugestão - seria o que eu compraria com os teus requisitos e orçamento:

• Asus X552MJ-SX040H
    Escolhi este por ter um Pentium quad-core. Os Pentium são bons - diga-se que é a gama de CPU que dá vida ao meu desktop de 5 anos.
  • SSD Crucial BX100 250GB
    Ver a review da Anadtech - foi o que me convenceu a adquirir um destes para o meu próprio portátil... recomendo!
    Nota: comprei o meu por 99€.

EDIT: Para não perderes GBs de espaço em disco, e caso não necessites de usar muito o leitor de DVDs, podes colocar o HDD que vem de origem numa caddy. Foi igualmente o que fiz quando coloquei o SSD no meu portátil. ;)

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

brunuu

Eu não gosto muito da acer mas encontrei aqui um PC que até é interssante para o preço

Tem 8gb de ram, um AMD Quad-Core de 1.8ghz e um disco de 1T.

Ao preço de 500 euros.

https://www.worten.pt/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-avancado-15-6-acer-e5-551g-84ts.html

Eu não gosto muito de Pcs "baratos" com coisas assim tão altas porque só dão problemas mas esse parece interssante.

Edited by brunuu
  • Vote 1

Zer0Null

Obrigado pela recomendação thoga31!

Gostei bastante do portátil, tenho de ver se é compatível com algumas funções do Kali.

Em relação ao SSD, é mesmo bom então? Se calhar compro o de 128Gb, acho que não vou dar tanto uso a ponto de precisar dos 250Gb.

Posso saber onde compraste o SSD?

Realmente esse portátil está bem interessante brunuu

Vou procurar saber mais sobre ele, como reviews por exemplo, tambem gostei bastante desse portatil tambem.

Se realmente for bom compro-o e acrescento o SSD que o thoga31 apresentou

Edited by Zer0Null

thoga31

Pessoalmente, tal como o @brunuu, não aprecio Acer. Sei de pessoas que têm tido boa experiência, mas sei de muito mais pessoas com má experiência. Temos o mesmo que outros PCs por um preço inferior (em média 50 a 100€ mais barato), mas este, IMHO, é um dos casos em que a diferença de preço vem com uma diferença de qualidade geral.

Não quero com isto dizer para não comprares a Acer: o meu relato vale o que vale. ;)

Posto isto, @Zer0Null, sim, um SSD é mesmo uma maravilha. No meu Windows 10 desliguei o Fast Boot com o SSD e consigo estar pronto a trabalhar, literalmente, em cerca de 10 segundos. Posso abrir vários programas ao mesmo tempo logo assim que inicio sessão na minha conta e com zero lag.

Aproveito para referir vantagens de ter o HDD na caddy:

1. Deixamos espaço livre no SSD para OSes e programas, colocando os ficheiros no HDD.
  2. Por causa do ponto anterior, poupamos imensas operações I/O no SSD, que é o principal factor de "envelhecimento" deles.
  3. Ainda por causa do primeiro ponto, programas como a Dropbox ou a Meo Cloud, que são bastante exigentes no arranque por causa da sincronização, passam a "arranhar" o HDD e não o SSD, pelo que o SSD fica livre para carregar os programas que queres usar enquanto a Dropbox se entretém no HDD a fazer a sua sincronização.
  4. Os pontos 1 e 3 trazem como vantagem uma ainda maior performance por parte do SSD para além daquela que este já fornece por si só.

Uma vantagem de ter um SSD: evitas ataques cardíacos à espera que o computador se decida a trabalhar - esta é, para mim, a maior vantagem :D

À conta disto eu deixei de ter paciência para o meu desktop e, apesar dos seus 5 anos de idade, ando a ponderar seriamente colocar-lhe um SSD de 120GB para não ter tantos ataques de nervos :P

Como queres colocar dois OSes, eu aconselhava um SSD de 250GB, dividido em mais ou menos 60/40 para Windows/Linux. Se colocares um de 120GB, aconselho-te a deixares nele apenas o Windows e colocares o Kali no HDD.

Um dos problemas dos SSDs é perderem imensa performance quando chegam a cerca de 80% da sua capacidade. 120GB com dois OSes vai ser de imediato um factor para diminuir a performance que um SSD te poderia dar ;)

Acerca do local de compra, foi numa loja de informática da minha terra. Além de fazerem óptimos preços em certos componentes, o fornecedor deles tem SSDs da Crucial, motivos pelos quais fiz lá a compra. ;)

Cumprimentos.

Edited by thoga31
Correcção de typos

Knowledge is free!