Jump to content

Inserir Dados em bd Mysqli automatico

Lendariopt
 Share

Recommended Posts

Boa noite

Eu estou a desenvolver um projeto juntamente com um colega meu, eu estou encarregue principalmente do php, mysql e gostava de saber se é possivel inserir/alterar campos na base de dados sem nenhuma interação humana (ou seja automático), para me explicar melhor vou dar um exemplo:

Uma Tabela com o nome de pessoas que se registaram (em algo) e a data:

Registo
Fabio 11-11-2015
Ze 12-11-2015

o que quero saber se é possivel é, se um dia ninguem se regista e ás 23h:59 dessa dia é efetuado um registo automatico do tipo "ninguem se registou" e a data.

Como eu não sei se fazer isso é sequer possivel eu tive dificuldade em que categoria colocar esta pergunta (PHP ou MYSQL) por isso peço desculpa se me enganei na categoria.

o que quero saber se é possivel é, se um dia ninguem se regista e ás 23h:59 dessa dia é efetuado um registo automatico do tipo "ninguem se registou" e a data.

Viva,

Qual é o objectivo de saberes se alguém não se registou a essa hora e guardar esse registo? Apenas estarás a carregar, a meu ver, informação desnecessária à tua base de dados... :|

cumps,

fteixeira1993

se queres inserir esse registo mesmo a essa hora acho que tens que usar um timer...

outra alternativa é quando fores fazer um novo registo verificares o dia do ultimo registo e inserires os dias em falta caso necessário....

mas podes fazer uma query que te mostre isso sem teres de guardar esses dados dos dias que ninguém se registou...

Edited by vikcch

Viva,

Qual é o objectivo de saberes se alguém não se registou a essa hora e guardar esse registo? Apenas estarás a carregar, a meu ver, informação desnecessária à tua base de dados... :|

cumps,

fteixeira1993

O projeto envolve educação (escolas), e neste caso é se um professor não efectuar um sumario da aulas no final do dia esse sumario deve ser criado (vazio) para no futuro ser alterado pelo administrador (que será provavelmente algum tipo de supervisor para verificar aulas dadas ou não mais facilmente).

se queres inserir esse registo mesmo a essa hora acho que tens que usar um timer...

outra alternativa é quando fores fazer um novo registo verificares o dia do ultimo registo e inserires os dias em falta caso necessário....

mas podes fazer uma query que te mostre isso sem teres de guardar esses dados dos dias que ninguém se registou...

n será 23h:59 mas será uma outra hora (depende das informações de outras base de dados) mas o objetivo mesmo é criar informação mesmo sem aceder a um site.

O projeto envolve educação (escolas), e neste caso é se um professor não efectuar um sumario da aulas no final do dia esse sumario deve ser criado (vazio) para no futuro ser alterado pelo administrador (que será provavelmente algum tipo de supervisor para verificar aulas dadas ou não mais facilmente).

isso não é solução para o problema

a falta de informação é por si só, informação.

o que quero dizer é que facilmente se consegue obter a lista de dias em que não existe registos, o que é mais fiável do que ter uma geração automática de registos e depois saber se foi o professor que simplesmente não criou o registo ou se esqueceu de escrever algo onde deveria ter escrito

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

isso não é solução para o problema

a falta de informação é por si só, informação.

o que quero dizer é que facilmente se consegue obter a lista de dias em que não existe registos, o que é mais fiável do que ter uma geração automática de registos e depois saber se foi o professor que simplesmente não criou o registo ou se esqueceu de escrever algo onde deveria ter escrito

Existe alguma maneira de fazer isso sem encher a base de dados?

Eu estou a tentar evitar encher a bd com o registo de todos os dias de aulas, uma vez que o horario é repetido todas as semanas eu reduzi o horario a apenas uma semana que é repetido todas as semanas mas sem as datas exatas (ex: 12-11-2015) e guardando apenas dia da semana (Segunda, terça...) isso requer meia duzia de linhas de codigo no site mas poupa muito tempo na busca de informação na bd.

Dai a ideia de armazenar informações automáticas, depois de armazenas eu irei fazer verificações no site para informar o administrador dos sumarios em falta.

**Editado

Edited by Lendariopt

existe maneira de fazer 99% dos problemas da maneira que se imagina, mas para teres uma solução concreta é necessário ter a visão completa do problema

Existe varias maneiras sim mas eu queria tentar fazer a mais correta e eficaz.

já pensei numa solução mas será apenas temporária, eu queria reduzir o trabalho aos clientes e deixar apenas o necessário de maneira a garantir que este projeto funcione corretamente durante 1 ano lectivo.

mas eu tenho um problema que é a falta de tempo, somos apenas 2 e isto é para tentar a cabar este ano ja estamos a 2 meses nisto.

Uma vez que os horarios (da maneira qeu tenho feito na bd) não tem data, apenas dia da semana, a solução para já consegui encontrar é deixar um botão em algum lugar do site que só poderá ser clicado no fim de semana verificar os sumarios em falta dessa semana e criar (em branco) e terá de ser obrigatório clicar senão será muit dificil ver os sumarios que faltam (devido a não ter datas).

isso não é uma resposta aceitável.

faz as contas, nem que sejam aproximadas

o numero vai variar muito mas levando em conta que 3 dias completos de aulas e 2 dias apenas de manhã ou tarde (penso que será essa a média em portugal) será algo do tipo:

(nºSemanasSoAnoLectivo)33 * (nºTurmas * (6*3 + 3*2))

6*3 -> 6 sumarios em cada dia (3 dias)

3*2 ->3 sumarios em cada dia (2 dias)

o nº de Turmas varia muito depende das escolas posso pensar há volta de 30 turmas para o secundario ou 100 para basico ou mais.

conclusão, ~120000 sumários ao ano ... nada de especial, logo fazes mal em não fazer um registo por sumário

Eu faço o registo dos sumarios, não faço é o registo das aulas/blocos do horarios para o ano inteiro apenas para a semana (1 bloco = 1 lição no sumario) mas sou capaz de ter encontrado uma solução para isso.

O problema aqui é verificar os sumariso que faltam, o que me impede é o facto de eu ter guardado o horario de uma maneira na bd que me permite ser mt mais facil manipular os dados no site sem fazer o site lento mas fa com que seja quase impossivel verificar os sumários que não sejam feitos (isso acontece porque o horario não tem datas, ou seja, como não há sumario feito eu não tenho uma data para associar ao sumario, os sumariso só dão para criar no dia em que há aulas e ficam com a data do dia em que foram criados).

O que eu agora pensei em fazer é: criar uma outra tabela para guardar efetivamente as datas e horas de todos os blocos de aulas para depois fazer a verificação dos sumários. O que acha?

boas, é evidente se não tiveres o horário não consegues saber se foi feito o sumario, porque não sabes se é necessário.

a maneira mais simples de verificares será na tabela de registo das aulas criar um campo sumários do tipo boleano e verificar se é verdadeiro ou falso ou id da tabela sumários.

cumps

acao

Edited by acao