Carlos Esteves Posted November 10, 2015 at 02:36 PM Report Share #589584 Posted November 10, 2015 at 02:36 PM Boa tarde a todos, A empresa onde trabalho, adquiriu recentemente uma nova máquina. Falei com o técnico que instalou a máquina para saber qual seria a possibilidade de obter em tempo real dados relativos a algumas váriaveis da máquina ( água, vapor...). Este disse-me que o melhor seria usar o OPC da Matrikon, mas não se alongou mais. Pelo que pesquisei na net existem diversas versões de OPC. Existe também OPC server e OPC client. Basicamente a minha dúvida é: o que necessito para obter dados do plc da máquina?? É necessário desenvolver algum software?? Qual a diferença entre OPC server e client? Desculpem a minha ignorância, mas nunca vi nada igual!! Cumprimentos, Link to comment Share on other sites More sharing options...
nokPT Posted November 10, 2015 at 03:11 PM Report Share #589587 Posted November 10, 2015 at 03:11 PM Qual é a marca e modelo do autómato? O OPC Server é o software que tens que comprar (ou não, dependendo do autómato) o OPC Client é o que tens que fazer/desenvolver, é relativamente simples, mas sim é necessário desenvolver o software (é feito há medida de acordo com a máquina e valores a ler/escrever) Ricardo Timóteo Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Esteves Posted November 17, 2015 at 05:27 PM Author Report Share #589829 Posted November 17, 2015 at 05:27 PM O autómato é um Siemens S7 300. Link to comment Share on other sites More sharing options...
nokPT Posted November 17, 2015 at 07:44 PM Report Share #589835 Posted November 17, 2015 at 07:44 PM Para comunicar com um Siemens S7-300 tens várias opções: * OPC Server/Client (tal como falaste) tem um custo da licença do OPC Server, e tal como te disse, é necessário desenvolver o OPC Client há medida da tua aplicação. (Acho que o OPC Server da IBH é o mais barato) * alternativamente, podes usar o libnodave, é uma biblioteca Free (não tens o custo da licença), só tens que desenvolver a tua aplicação * ainda tens a opção de comprar um runtime (e desenvolvimento) à Siemens (ou alternativa) e desenvolver o runtime (o custo global será superior, em princípio, dependendo do que pretendes fazer ao certo) Tanto num caso, como no outro, necessitas de ter o programa do PLC ou no mínimo saber os endereços das variaveis que queres ler/escrever Também necessitas de ter uma carta de comunicação no PC para o PLC, nos sistemas atuais, os PLCs vêm com ethernet (por norma), mas pode não ser o caso, se não for, tens mais um custo (a opção da IBH também é bastante boa) Ricardo Timóteo Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts