Jump to content

Carlos Esteves
 Share

Recommended Posts

Carlos Esteves

Boa tarde a todos,

A empresa onde trabalho, adquiriu recentemente uma nova máquina.

Falei com o técnico que instalou a máquina para saber qual seria a possibilidade de obter em tempo real dados relativos a algumas váriaveis da máquina ( água, vapor...).

Este disse-me que o melhor seria usar o OPC da Matrikon, mas não se alongou mais.

Pelo que pesquisei na net existem diversas versões de OPC. Existe também OPC server e OPC client.

Basicamente a minha dúvida é: o que necessito para obter dados do plc da máquina?? É necessário desenvolver algum software?? Qual a diferença entre OPC server e client?

Desculpem a minha ignorância, mas nunca vi nada igual!!

Cumprimentos,

Link to comment
Share on other sites

Qual é a marca e modelo do autómato?

O OPC Server é o software que tens que comprar (ou não, dependendo do autómato) o OPC Client é o que tens que fazer/desenvolver, é relativamente simples, mas sim é necessário desenvolver o software (é feito há medida de acordo com a máquina e valores a ler/escrever)

Ricardo Timóteo

Link to comment
Share on other sites

Para comunicar com um Siemens S7-300 tens várias opções:

* OPC Server/Client (tal como falaste) tem um custo da licença do OPC Server, e tal como te disse, é necessário desenvolver o OPC Client há medida da tua aplicação. (Acho que o OPC Server da IBH é o mais barato)

* alternativamente, podes usar o libnodave, é uma biblioteca Free (não tens o custo da licença), só tens que desenvolver a tua aplicação

* ainda tens a opção de comprar um runtime (e desenvolvimento) à Siemens (ou alternativa) e desenvolver o runtime (o custo global será superior, em princípio, dependendo do que pretendes fazer ao certo)

Tanto num caso, como no outro, necessitas de ter o programa do PLC ou no mínimo saber os endereços das variaveis que queres ler/escrever

Também necessitas de ter uma carta de comunicação no PC para o PLC, nos sistemas atuais, os PLCs vêm com ethernet (por norma), mas pode não ser o caso, se não for, tens mais um custo (a opção da IBH também é bastante boa)

Ricardo Timóteo

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.