afonsorocioalves Posted November 8, 2015 at 06:23 PM Report Share #589539 Posted November 8, 2015 at 06:23 PM Boa tarde a todos, escrevo esta mensagem porque há pouco tempo estava indeciso entre o Ensino Profissional e o Ensino Secundário, mas vou optar pelo Ensino Secundário (estou no 9º Ano). A minha indecisão deveu-se ao facto de querer ir muito bem preparado para a universidade. Fui discutindo isso no Zwame (https://forum.zwame.pt/threads/engenharia-informatica.721751/page-183#post-13300366), mas cheguei à conclusão que era melhor não optar pelo Ensino Profissional, pois corria grandes riscos de não conseguir entrar na universidade (pretendo ir para o IST ou para a UNL em Engenharia Informática). Agora estou à procura de uma instituição que ensine-me com rigor e exigência a programar, não pretendo aprender Web Development, mas pretendo aprender linguagens de programação como C++ ou Python, pois são mais difíceis de aprender na Internet e, como já disse, não é só o aprender, é ir muito bem preparado para a Universidade. Então pergunto-vos: Qual a instituição, na zona de Lisboa, que acham melhor para aprender programação? Grato pela vossa atenção. Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted November 8, 2015 at 07:22 PM Report Share #589541 Posted November 8, 2015 at 07:22 PM (edited) O intuito da universidade é ensinar. Para ires para um curso superior não é suposto teres de saber muito sobre a área - para isso nem haveria cursos! Em vez de procurares uma instituição que te ensine com rigor nesta altura - deixa isso para a universidade, rigor é coisa que abunda por lá -, que tal dedicares-te com um certo rigor ao ensino secundário e aprenderes a programar como hobbie? Eu digo isto por um motivo simples: ao contrário dos outros cursos, parece que há uma ideia de que para ir para um curso de informática é preciso ir já com bases. Essa ideia é errada. Não é suposto já saberes ler e escrever e contar até 100 quando entras na primária - é para isso que ela serve. Não é suposto já saberes trigonometria quando entras no CCH-CT do ensino secundário - é para isso que tens Matemática, por exemplo. Não é suposto já saberes programar que nem um pró quando entras num curso de engenharia informática - é para isso que o curso existe. Há muito boa gente que entra num curso de informática a saber zero e sai a saber programar melhor que muitos profissionais com anos de serviço. True story. Claro que podes entrar no curso já a saber programar e bem, ninguém te impede e não estou a dizer o contrário. Só acho totalmente desnecessária a ideia de uma "instituição" para ires "muito bem preparado". Queres fazer a licenciatura ainda antes sequer de entrar nela?! 😕 Take it easy: em 3 anos podes aprender imensa coisa por ti mesmo com a ajuda do pessoal da área, ajuda essa que, claro, podes encontrar por exemplo aqui no P@P. És mais que bem-vindo a aprender connosco a arte da programação. 🙂 E sabes qual a grande vantagem de aprenderes de forma auto-didacta? Um bom programador é auto-didacta (um curso jamais ensina tudo, dentro ou fora da universidade), pelo que se começares desde cedo a sê-lo, terás muito maiores chances de seres um óptimo programador. Há por aqui grandes programadores que nem sequer têm um curso na área! Como achas que aprenderam? Dica: não foi numa "instituição". 😉 Parece-me que tens um objectivo muito bem definido e força de vontade não te falta. Não precisas de um professor com um quadro e um caderno à tua frente. Precisas de um computador, bons tutoriais e pessoas que te ajudem no teu percurso. Aproveita os 3 anos para construires um percurso teu pela programação. Não há nada melhor do que sermos livres que explorarmos o que quisermos, quando quisermos. Cumprimentos. Edited November 8, 2015 at 07:26 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
afonsorocioalves Posted March 4, 2016 at 08:50 PM Author Report Share #594044 Posted March 4, 2016 at 08:50 PM Muito obrigado pela tua resposta @thoga31, peço imensa desculpa estar a responder nesta altura que já passaram três meses. A minha decisão é entrar no Ensino Secundário visto que, como corretamente disseste, a universidade não avalia se sabes programar ou não, avalia sim se sabes Matemática A e Física, logo mais vale fazer a Programação "de fora" do que fazeres a Matemática A e a Física "de fora". Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 4, 2016 at 09:15 PM Report Share #594047 Posted March 4, 2016 at 09:15 PM fica só uma nota pessoal. fazes ideia como foi o meu percurso no secundário, apesar de ter frequentado o ensino superior na área de informática ? eu digo-te : eu andei naquilo a que atualmente se chama "Curso de Artes Visuais" (pois ...) é certo que já tinha noções de programação, mas eram muito básicas, porque como te foi dito, a universidade apresenta-te o que deves saber, deixando ara ti, o passo final de aprender. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
afonsorocioalves Posted March 4, 2016 at 09:26 PM Author Report Share #594049 Posted March 4, 2016 at 09:26 PM Estás arrependido de ter escolhido Artes Visuais? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 4, 2016 at 09:32 PM Report Share #594050 Posted March 4, 2016 at 09:32 PM nop, pelo contrário. ainda bem que o escolhi, pois fiquei com a certeza que de era isto que queria IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
afonsorocioalves Posted March 4, 2016 at 09:47 PM Author Report Share #594052 Posted March 4, 2016 at 09:47 PM Então não fostes para Engenharia Informática? O curso mais adequado não é Ciências e Tecnologias? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 4, 2016 at 11:25 PM Report Share #594058 Posted March 4, 2016 at 11:25 PM como disse, eu fiz o secundário em "artes", o que fez com que tivesse a certeza que não era isso que queria e ai sim, entrei num curso superior de informática IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts