Jump to content

Como aprender a Programar?

afonsorocioalves
 Share

Recommended Posts

afonsorocioalves

Boa tarde a todos, escrevo esta mensagem porque há pouco tempo estava indeciso entre o Ensino Profissional e o Ensino Secundário, mas vou optar pelo Ensino Secundário (estou no 9º Ano).

A minha indecisão deveu-se ao facto de querer ir muito bem preparado para a universidade. Fui discutindo isso no Zwame (https://forum.zwame.pt/threads/engenharia-informatica.721751/page-183#post-13300366), mas cheguei à conclusão que era melhor não optar pelo Ensino Profissional, pois corria grandes riscos de não conseguir entrar na universidade (pretendo ir para o IST ou para a UNL em Engenharia Informática).

Agora estou à procura de uma instituição que ensine-me com rigor e exigência a programar, não pretendo aprender Web Development, mas pretendo aprender linguagens de programação como C++ ou Python, pois são mais difíceis de aprender na Internet e, como já disse, não é só o aprender, é ir muito bem preparado para a Universidade. Então pergunto-vos: Qual a instituição, na zona de Lisboa, que acham melhor para aprender programação?

Grato pela vossa atenção.

O intuito da universidade é ensinar. Para ires para um curso superior não é suposto teres de saber muito sobre a área - para isso nem haveria cursos!

Em vez de procurares uma instituição que te ensine com rigor nesta altura - deixa isso para a universidade, rigor é coisa que abunda por lá -, que tal dedicares-te com um certo rigor ao ensino secundário e aprenderes a programar como hobbie?

Eu digo isto por um motivo simples: ao contrário dos outros cursos, parece que há uma ideia de que para ir para um curso de informática é preciso ir já com bases. Essa ideia é errada.

Não é suposto já saberes ler e escrever e contar até 100 quando entras na primária - é para isso que ela serve.

Não é suposto já saberes trigonometria quando entras no CCH-CT do ensino secundário - é para isso que tens Matemática, por exemplo.

Não é suposto já saberes programar que nem um pró quando entras num curso de engenharia informática - é para isso que o curso existe.

Há muito boa gente que entra num curso de informática a saber zero e sai a saber programar melhor que muitos profissionais com anos de serviço. True story.

Claro que podes entrar no curso já a saber programar e bem, ninguém te impede e não estou a dizer o contrário. Só acho totalmente desnecessária a ideia de uma "instituição" para ires "muito bem preparado". Queres fazer a licenciatura ainda antes sequer de entrar nela?! 😕

Take it easy: em 3 anos podes aprender imensa coisa por ti mesmo com a ajuda do pessoal da área, ajuda essa que, claro, podes encontrar por exemplo aqui no P@P.

És mais que bem-vindo a aprender connosco a arte da programação. 🙂

E sabes qual a grande vantagem de aprenderes de forma auto-didacta? Um bom programador é auto-didacta (um curso jamais ensina tudo, dentro ou fora da universidade), pelo que se começares desde cedo a sê-lo, terás muito maiores chances de seres um óptimo programador.

Há por aqui grandes programadores que nem sequer têm um curso na área! Como achas que aprenderam? Dica: não foi numa "instituição". 😉

Parece-me que tens um objectivo muito bem definido e força de vontade não te falta. Não precisas de um professor com um quadro e um caderno à tua frente. Precisas de um computador, bons tutoriais e pessoas que te ajudem no teu percurso.

Aproveita os 3 anos para construires um percurso teu pela programação. Não há nada melhor do que sermos livres que explorarmos o que quisermos, quando quisermos.

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

afonsorocioalves

Muito obrigado pela tua resposta @thoga31, peço imensa desculpa estar a responder nesta altura que já passaram três meses. A minha decisão é entrar no Ensino Secundário visto que, como corretamente disseste, a universidade não avalia se sabes programar ou não, avalia sim se sabes Matemática A e Física, logo mais vale fazer a Programação "de fora" do que fazeres a Matemática A e a Física "de fora".

Abraço

HappyHippyHippo

fica só uma nota pessoal.

fazes ideia como foi o meu percurso no secundário, apesar de ter frequentado o ensino superior na área de informática ?

eu digo-te : eu andei naquilo a que atualmente se chama "Curso de Artes Visuais" (pois ...)

é certo que já tinha noções de programação, mas eram muito básicas, porque como te foi dito, a universidade apresenta-te o que deves saber, deixando ara ti, o passo final de aprender.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

HappyHippyHippo

como disse, eu fiz o secundário em "artes", o que fez com que tivesse a certeza que não era isso que queria e ai sim, entrei num curso superior de informática

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p