Jump to content

Como aprender a Programar?


afonsorocioalves
 Share

Recommended Posts

afonsorocioalves

Boa tarde a todos, escrevo esta mensagem porque há pouco tempo estava indeciso entre o Ensino Profissional e o Ensino Secundário, mas vou optar pelo Ensino Secundário (estou no 9º Ano).

A minha indecisão deveu-se ao facto de querer ir muito bem preparado para a universidade. Fui discutindo isso no Zwame (https://forum.zwame.pt/threads/engenharia-informatica.721751/page-183#post-13300366), mas cheguei à conclusão que era melhor não optar pelo Ensino Profissional, pois corria grandes riscos de não conseguir entrar na universidade (pretendo ir para o IST ou para a UNL em Engenharia Informática).

Agora estou à procura de uma instituição que ensine-me com rigor e exigência a programar, não pretendo aprender Web Development, mas pretendo aprender linguagens de programação como C++ ou Python, pois são mais difíceis de aprender na Internet e, como já disse, não é só o aprender, é ir muito bem preparado para a Universidade. Então pergunto-vos: Qual a instituição, na zona de Lisboa, que acham melhor para aprender programação?

Grato pela vossa atenção.

Link to comment
Share on other sites

O intuito da universidade é ensinar. Para ires para um curso superior não é suposto teres de saber muito sobre a área - para isso nem haveria cursos!

Em vez de procurares uma instituição que te ensine com rigor nesta altura - deixa isso para a universidade, rigor é coisa que abunda por lá -, que tal dedicares-te com um certo rigor ao ensino secundário e aprenderes a programar como hobbie?

Eu digo isto por um motivo simples: ao contrário dos outros cursos, parece que há uma ideia de que para ir para um curso de informática é preciso ir já com bases. Essa ideia é errada.

Não é suposto já saberes ler e escrever e contar até 100 quando entras na primária - é para isso que ela serve.

Não é suposto já saberes trigonometria quando entras no CCH-CT do ensino secundário - é para isso que tens Matemática, por exemplo.

Não é suposto já saberes programar que nem um pró quando entras num curso de engenharia informática - é para isso que o curso existe.

Há muito boa gente que entra num curso de informática a saber zero e sai a saber programar melhor que muitos profissionais com anos de serviço. True story.

Claro que podes entrar no curso já a saber programar e bem, ninguém te impede e não estou a dizer o contrário. Só acho totalmente desnecessária a ideia de uma "instituição" para ires "muito bem preparado". Queres fazer a licenciatura ainda antes sequer de entrar nela?! 😕

Take it easy: em 3 anos podes aprender imensa coisa por ti mesmo com a ajuda do pessoal da área, ajuda essa que, claro, podes encontrar por exemplo aqui no P@P.

És mais que bem-vindo a aprender connosco a arte da programação. 🙂

E sabes qual a grande vantagem de aprenderes de forma auto-didacta? Um bom programador é auto-didacta (um curso jamais ensina tudo, dentro ou fora da universidade), pelo que se começares desde cedo a sê-lo, terás muito maiores chances de seres um óptimo programador.

Há por aqui grandes programadores que nem sequer têm um curso na área! Como achas que aprenderam? Dica: não foi numa "instituição". 😉

Parece-me que tens um objectivo muito bem definido e força de vontade não te falta. Não precisas de um professor com um quadro e um caderno à tua frente. Precisas de um computador, bons tutoriais e pessoas que te ajudem no teu percurso.

Aproveita os 3 anos para construires um percurso teu pela programação. Não há nada melhor do que sermos livres que explorarmos o que quisermos, quando quisermos.

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Link to comment
Share on other sites

afonsorocioalves

Muito obrigado pela tua resposta @thoga31, peço imensa desculpa estar a responder nesta altura que já passaram três meses. A minha decisão é entrar no Ensino Secundário visto que, como corretamente disseste, a universidade não avalia se sabes programar ou não, avalia sim se sabes Matemática A e Física, logo mais vale fazer a Programação "de fora" do que fazeres a Matemática A e a Física "de fora".

Abraço

Link to comment
Share on other sites

HappyHippyHippo

fica só uma nota pessoal.

fazes ideia como foi o meu percurso no secundário, apesar de ter frequentado o ensino superior na área de informática ?

eu digo-te : eu andei naquilo a que atualmente se chama "Curso de Artes Visuais" (pois ...)

é certo que já tinha noções de programação, mas eram muito básicas, porque como te foi dito, a universidade apresenta-te o que deves saber, deixando ara ti, o passo final de aprender.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Link to comment
Share on other sites

HappyHippyHippo

como disse, eu fiz o secundário em "artes", o que fez com que tivesse a certeza que não era isso que queria e ai sim, entrei num curso superior de informática

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.