Jump to content

Recommended Posts

Posted

boas ca estou eu + uma vez com uma grande duvida,

eu tou a aprender php e nd melhor que tentar construir 1 web site xD

tou numa parte que quero criar news ou seja

terei 4 campos

id = pra ao mostrar começar pelo ultimo;

titulo = titulo da noticia;

img = imagem do tipo de noticia;

msg = mensagem,

a minha grande duvida pra já é ao criar a base de dados... que tipo é o img ? :\

e depois como consigo guardar o img na base de dados e voltar a mostrala :\

ou melhor tive a ler e vi que as imagens na base de dados ocupa muito espaço :\ ok vou partir pra algo + simples e leve 😄

pretendo então acabar por agora com a parte da imagem mas curtia continuar com o titulo e afins so que o titulo queriao de outra maneira cor tamanho etc..

tentei incorporar 1 style 1 e depois ca em baixo meter 1 echo " style blab la bla mas n deu :\ qual a solução afinal :\

• Replies 41
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

bem ja agora faço o ponto da situação 😄

criei 1 tabela com:

id = pra ao mostrar começar pelo ultimo;

titulo = titulo da noticia;

texto = mensagem,

e ja tenho tudo bonito a mostrar mas para ficar em ordem puz em tabela 😕

o que pretendo agora é meter o titulo em cor difrente e tamanho como ja falei ali em cima ....

e saber como consigo por as tags html a funcionar como por exemplo [ img ] e restantes 😉

[[]]'s

PS: n coloco aqui o link porque como tou em testes so ta a funcionar no pc

Posted

quando estás a receber o resultado:

while($row = afuncaodomysql){
echo '<span style="color:red;">'.$row['titulo'].'</span>\n';
echo '<span style="color:blue;">'.$row['id'].'</span>\n';
echo '<span style="color:yellow;">'.$row['texto'].'</span>\n';
}

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

obrigado djthyrax esta parte j ta xD

agora a 2ª parte 😕 alguem me consegue dar 1 ajudinha ?

andei a ver nas duvidas de php até a pagina 15 so k agora ja n tenho tempo pra ver mais 😕

duvida:

como conseguir formatar o texto que vai pras BD news ? por exemplo fazer funcionar a tag etc...

Posted

Boas, relativamente à imagem... o que deves fazer é guardar na BD um tipo que pode ser um inteiro (+ uma coluna) esse tipo depois quando fores ler à base de dados associas a uma imagem. No caso daquele while bastaria depois um switch. Já agora, outra coisa que deve ser importante é a data da criação.

Relativamente à 2ª dúvida não é algo que recomendo para aprendizagem, mas... nesses casos onde tens algo que "abre" ([ url]) e "fecha" ([ /url]) podes usar o str_replace e substituí-las pelas tags do HTML. Algumas destas tags exigem que trates melhor o conteúdo e aí só com expressões regulares é que te safas.

Ah, esqueci-me de dizer que existe bibliotecas disponíveis na net que já fazem este tipo de coisas 😄

Posted

bem axo k vou deixar isto das tags para quando eu perceber realmente de php xD

ma ja agora que tou nisto do site escuso abrir + 1 topico e faço aqui mesmo a pergunta;

visto isto ser pagina pessoal tou a pensar colocar la os meus pseudo trabalhos de VB.net xD em que preenchia 1 campo como nome e epois de ter o .*rar online colocava o url e isso iria para a bd depois num listar iria aparecer somente o nome do ficheiro que eu tinha colocado e ao clicar nele iria abrir o link....

eu tive umas ideias de aprendiz xD que ainda  n testei porque acabei mesmo agora de chegar a casa e so agora posso polas em pratica... sera que alguem  me da umas luzes ?

[]'s

Posted

Quanto a isso de VB.NET, faz da mesma maneira que fizeste aquilo das notícias ali em cima 😄

como assim n percebi :\

como consigo por isso em url :|

tipo

nome:  ola

url: www.....

texto: asdadasdda

depois disso entrar na BD  quando crio 1 listar.php quero que mostre apenas o nome e o texto e ao clicar no nome faça download que vai ser o rul que eu puz... resumindo fazer com que  o nome e o url se tornem num só :\ sry se n consigo explicar melhor :\

Posted

usa isto qd tás a receber o resultado

while($row = afuncaodomysql){
echo '<a href="'.$row['url'].'">'.$row['titulo'].'</a>\n';
}

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

ok vou tentar isso mas ja agora podes me dizer qual o problema deste codigo ? :\ como é obvio puz a inventar xD

<?
error_reporting(E_ALL);
//abre conexão com o mysql
include "conexao.php";
$result = mysql_query("SELECT * FROM electric_teste.news ORDER BY id DESC")
while ($r = mysql_fetch_array($result)) { 
     $var1 = $r['titulo'];
// $var2 = $r['texto'];
// $var3 = $r['data'];
	// $var4 = $r['hora'];
echo "<select name="select">";
echo "<option>";
echo $var1;
echo "</option>";
echo "</select>";
}
mysql_close($conexao);
?>
Posted
<?
error_reporting(E_ALL);
//abre conexão com o mysql
include "conexao.php";

echo "<select name=\"select\">";

$result = mysql_query("SELECT * FROM electric_teste.news ORDER BY id DESC")
     $var1 = $r['titulo'];
// $var2 = $r['texto'];
// $var3 = $r['data'];
	// $var4 = $r['hora'];
echo "<option>";
echo $var1;
echo "</option>";
}
mysql_close($conexao);
echo "</select>";
?>

Basicamente, n tavas a fazer escape das " e tavas a "imprimir" a tag select em cada registo.

Posted

pois :\ fiz copi past e fico com 1 pagina em branco sem erros :\ o que pretendia com esse codigo era ter isso numa select box pra depois fazer 1 delet do que selecionei na select box mas n ha select box :\

Posted

povo

depois do codigo k o karvame ajudou a fazer 😄 tou a tentar por 1 delete do que esta na select box e puz este codigo:

<?
error_reporting(E_ALL);
include "conexao.php";

echo "<select name=\"select\">";

$result = mysql_query("SELECT * FROM electric_teste.news ORDER BY id DESC");
     $var1 = $r['titulo'];

echo "<option>";
echo $var1;
echo "</option>";
}
echo "</select>";

$select = $_GET['select'];
//comando que exclui o registro
$query = mysql_query("DELETE FROM electric_teste.news where titulo = '$select'");

mysql_close($conexao);
?>

esta parte é a minha tentativa :\

//comando que exclui o registro
$query = mysql_query("DELETE FROM electric_teste.news where titulo = '$select'");

penso que  o raciocinio ta certo :\ mas não da :\

este é o erro que me da

Notice: Undefined index: select in C:\Documents and Settings\electric\Ambiente de trabalho\server\www\news\deletenews.php on line 18

e a linha nº 18 é:

qual é o problema ?

n consigo perceber :\

[]'s e desde ja obrigado a tds pelas ajudas 😉

Posted

pois 🙂 so que sou 1 super iniciante e assim não vou la 😛 pelo que percbi e pelo que tenho vindo a fazer tenho de criar 1 .*php com o codigo de delete e depois crio 1 misto de html e php em que recebo os dados para a select box e quando carregar no btn esta carrega para a delete.php

é isso ou nem por isso :\