Jump to content

Subtração em real (siemens s200)

fcarocha
 Share

Recommended Posts

Depois de uns dias fora, voltei e ja com alguns problemas...lol

numa subrotina estou a tentar fazer a subtraçao de valor em real, mas não estou a conseguir. o bloco não executa (ou esta sempre a executar).

Neste exemplo esta sempre a fazer a subtraçao.

---| M11.0|-------| Sub_real|

| |

Vd140 in1 | |

Vd144 in2 | |

neste exemplo nao chega a ser executada.

---| M11.0|------------| P |---------| Sub_real|

| |

Vd140 in1 | |

Vd144 in2 | |

Edited by fcarocha

...

Neste exemplo esta sempre a fazer a subtraçao.

---| M11.0|-------| Sub_real|

| |

Vd140 in1 | |

Vd144 in2 | |

...

No exemplo assim, a subtração é executada quando o M11.0 é True e não é executada com o M11.0 a False

(não é executada sempre, depende do estado do M11.0)

...

neste exemplo nao chega a ser executada.

---| M11.0|------------| P |---------| Sub_real|

| |

Vd140 in1 | |

Vd144 in2 | |

No exemplo a cima a subtração É executada na transição de False para True do M11.0

Ricardo Timóteo

sim, seria essa a ideia, mas não realiza. quando tiro o pulso esta sempre a contar. quando ponho o pulso, nao chega a executar a subtraçao e passa a ser executada a network seguinte

Não percebi, que pulso?

Não ser executada e não veres ser executada, são duas coisas diferentes, a execução do programa é extremamente rápida e por normal, não consegues ver a execução dos flancos.

Executada é de certeza (isto é matemática pura e dura), podes é "destruir" as contas no ciclo seguinte ou noutras networks

Ricardo Timóteo

referi-me ao pulso positivo. A memoria de saída é a primeira vez que é utilizada, e a seguir serve de comparação na network seguinte. No inicio do programa atribuo valor 0 (para não guardar valores anteriores). Para teste retirei o P e a subtracção esta sempre a contar e meto o resultado mantém se 0.

em anexo as duas linhas

https://www.dropbox.com/s/01v0z105dazn00y/Sem%20T%C3%ADtulo.jpg?dl=0

a ideia é que remova um valor x do valor actual do enconder e a maquina pare quando atingir esse valor.

Edited by fcarocha

Tecnicamente falando: Pulso é um diminutivo de Impulso, um Impulso (por norma) tem uma duração superior ao do program cycle

O que chamas de pulso positivo, tecnicamente falando é um Flanco Positivo,que só está ativo durante 1 program cycle, quando o valor passa de false para true.

Como só mandas 2 linhas, não dá para perceber tudo que se passa, por exemplo quando é que ligas o M11.0? Só dá para perceber que desligas o M11.0 quando mandas andar para a frente, no entanto podes voltar a ligar (ou estar sempre a ligar) a mesma memória nas linhas a baixo ou a cima destas.

O problema que tens é "mau código" (leves a mal, mas é verdade), tu é que conhecer o processo, mas no início do movimento já deves saber qual é o teu setpoint ou distância, porque que não fazes os cálculos do setpoint (e/ou outros) no início do movimento (com um flanco) ?

No início calculas o setpoint, quando atingires, paras o movimento.

Ricardo Timóteo

vou explicar o contexto.

A memoria M11.0 é activa quando termino outra sub-rotina (serve para terminar a outra e chamar esta). Nesta sub-rotina quero que o motor ande um valor x. O que 'tentei' fazer foi ao valor actual do encoder descontar o valor x (porque este movimento é para trás (tenho outro movimento para frente faço uma adição e trabalha bem). Para começar tenho de ler o valor do encoder vd 124 e subtrair o valor vd140, e o resultado ira ser a memoria vd144. depois faço uma comparação (coloco umas condições para garantir que não existe outro movimentos) e quando o valor do enconder foi superior a memoria o motor fica activo. se for igual faço um reset para para o motor e um reset a memoria.

...

A memoria M11.0 é activa quando termino outra sub-rotina (serve para terminar a outra e chamar esta). ...

Percebi bem? Estás a encravar o funcionamento das rotinas com memórias? Ou seja, se a memória não estiver ativa, não chamas a rotina? Isso é uma péssima ideia...

...quando o valor do enconder foi superior a memoria o motor fica activo. ...

O que tens no código é valor inferior ( < )

Ricardo Timóteo

No s200 tens de ter sempre uma condição para chamar um subprograma, assim criei uma memoria por subprograma.

já consegui resolver o problema da subtracção. só pode ganhar o sinal naquela network. se a memoria tivesse activa antes não executava.

a parte do encoder esta a funcionar, como a memoria é o valor do encoder menos x, o valor do encoder é maior. e eu quero que ele pare quando for igual.

No s200 tens de ter sempre uma condição para chamar um subprograma, assim criei uma memoria por subprograma. ...

Por norma usa-se a SM0.0, é um bit de sistema que está sempre a 1

...e eu quero que ele pare quando for igual.

Se queres que ele pare quando for IGUAL (igual, mesmo) tens que criar ou configurar um interrupt,

Por norma, O Encoder gera vários impulsos durante Um Program Scan, ou seja, quando o programa olhar para o valor do encoder ou é menor ou é maior, a probabilidade de ser igual é mais ao menos a mesma de ganhares o euromilhões.

Ou crias/configuras um interrupt Ou uma histerese.

No interrupt fazes set a uma memória que manda parar o motor e faz reset à memória, mas atenção que o motor só vai parar no fim do cíclo (ou seja conta mais alguns impulsos), é uma possibilidade,

Alternativamente, programas uma histerese, ou seja antecipas a paragem para ele parar no sítio

Ricardo Timóteo