Jump to content
Guest

Dúvida em linguagem para programa multiplataforma

Recommended Posts

Guest

Boas,

um cliente pediu-me para fazer um software de gestão multi-plataforma. A minha duvida é na escolha da linguagem.

Eu estava a pensar em fazer em C++ ou em Python mas o único problema de Python é que eu queria que o software fosse compilado por isso Python infelizmente está fora de questão.

Eu gostava que dessem sugestões de linguagens que vocês no meu caso usariam.

Edited by Guest

HappyHippyHippo

dizes que não queres software compilado, mas abres a opção de c++ ?

qual a razão para essa limitação ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Guest

dizes que não queres software compilado, mas abres a opção de c++ ?

qual a razão para essa limitação ?

Erro meu :(

Eu queria dizer que queria que o software fosse compilado.

Já corrigi o erro

Guest

O software é um programa de gestão para controlo de um ginásio.

O programa tem de ser capaz de verificar os clientes que já pagaram e os que não pagaram, se pagaram a maneira de pagamento e quanto pagaram

HappyHippyHippo

seria suporto apresentares as linguagens de que estás ambientado.

caso contrário habilitas-te a obteres uma resposta de uma linguagem que te obrigaria a aprender prmeiro

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

apocsantos

Boa tarde,

C++ com GTK+ também me parece ser uma opção.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Guest

o QT é porreiro se puderes pagar a licença. Outra possibilidade é o Mono

Mas C# e Linux não se dão muito bem.

Também já pensei em D, mas não consigo encontrar nenhuma framework para GUI para D

Guest

porque?

C# é uma linguagem criada para ser usada no windows. Apesar de haver o mono continua a ser linguagem para windows.

Guest

seria suporto apresentares as linguagens de que estás ambientado.

caso contrário habilitas-te a obteres uma resposta de uma linguagem que te obrigaria a aprender prmeiro

Desculpa mas não tinha reparado que tinhas dito isto :/

A linguagem que mais sei e mais uso é Python, mas tambem sei um bocado de C++ apesar de não gostar muito da linguagem, já programei em C# mas muito pouco, PHP mas odeio a linguagem, aprendi pascal na escola mas não gosto da linguagem.

As linguagem que estou mais a considerar é Python apesar de não poder compilar, C++ se não tiver outra opção e talvez mas so talvez java se nao tiver outra opção.

Espero que me possam ajudar porque tenho que começar a desenvolver isto porque o cliente já está a espera

Warrior

Não deste muitos detalhes, mas a minha opinião inicial, honestamente, foi para não te meteres a fazer um software de gestão. Tenta perceber qual o software open-source que mais se adapta às necessidades e que podes adaptar para o cliente, por exemplo adicionando uma versão mobile. Fica um trabalho muito melhor, com mais funcionalidades, e não tens metade das dores de cabeça.

"Software de gestão" é algo muito vago, mas é algo que exige um número enorme de coisas que os clientes hoje em dia dão como garantidas. A menos que o cliente necessite de algo realmente específico e realmente inovador, muito provavelmente ele é melhor servido com uma adaptação ligeira de algo que já está disponível.

Claro que se pretenderes criar uma empresa baseada neste produto, ou se já tens uma equipa para trabalhar, podes ignorar tudo isto. Mas a linguagem será o menor dos teus problemas.

nunopicado

aprendi pascal na escola mas não gosto da linguagem.

Só para esclarecer, perdoem-me o offtopic (e por favor não vão começar mais uma guerra de que uma é melhor que a outra):

"Pascal que se dá na escola" é geralmente uma fraca imitação de Pascal, com muito pouco do que o Pascal pode dar.

"Acima" do Pascal, ainda tens Object Pascal, sintaxe semelhante com ainda mais poderosa, e com um paradigma de programação diferente (Object Oriented).

Quando dizes que não gostas da linguagem, é por não gostares da sintaxe/paradigma utilizado, ou é porque na escola não te ficou a impressão que desse para fazer o que precisas?

Se for este último caso, podes dar uma olhada ao Lazarus, um IDE Rad para Object Pascal, multiplataforma com a mesma base de código, e pode ser interessante para o teu projecto.

O facto de conheceres (assumindo que conheces) a linguagem pode ser uma ajuda.

Edited by nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.