Jump to content

Web Services? em PHP ou Java

Lucas Alexandre
 Share

Recommended Posts

Lucas Alexandre

Boas Pessoal,

Estou a desenvolver uma loja Online. Neste momento estou a desenvolver o menu com vários sub-menus até aqui esta tudo bem.

O problema é que o Menu e o Sub-menu devem aparecer se houver artigos correspondentes em stock e também verificar se existe uma imagem representativa do produto.

Esta loja puxa os dados de uma tabela utilizada na loja física, isto é o tráfego e gestão funcionará em tempo real.

Usei o PHP para gerar o Menu até porque o cliente pretende alterar a posição do menu, acrescentar mais menus em caso de promoções etc..

No momento em que é aberta a pagina o menu e o sub-menu é gerado e nesse processo verifica para cada menu e para cada "n" sub-menus se existe em stock e imagem representativa. Obviamente o Menu demorava muito tempo a abrir e a maioria das vezes dava o settimeout().

Então pensei em criar um web service para fazer essa verificação e registar os menus numa tabela auxiliar, para então quando requisitada a pagina apresentar sem qualquer pesquisa de stock nem imagem pois o que apresentar já tem uma verificação previa.

Nunca criei um web service, fiz algumas pesquisas e fiquei na duvida se usava webservice. No caso de usar desenvolvia em JAVA ou PHP.

Desde já agradeço quem me puder iluminar, 😕

Lucas Alexandre

HappyHippyHippo

- primeiro de tudo, seria fazer o webservice na linguagem que estás mais habituado (isto se não for contra as tecnologias já utilizadas e/ou permitidas pelo servido de web hosting)

- segundo, não seria um webservice que te iria resolver o problema, ~parece que não tens bem a noção do que na realidade é um webservice.

- terceiro, a mim parece-me que estas a criar um problema onde não deveria existir.

a menu deveria ser construído na sua totalidade durante o pedido inicial da página e nunca "actualizado" durante a navegação do mesmo por duas razões:

> o tempo de resposta que tu mesmo verificaste

> terás sempre de carregar o menu sempre que navegas para outra página

• Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Lucas Alexandre

HappyHippyHippo

A loja só pode apresentar os menus com artigos disponíveis em stock. por exemplo só pode mostrar o sub-menu "Camisas" se realmente existir em stock. Isto implica uma verificação antes de ser apresentado o sub-menu. Fiz uma verificação previa em PHP no entanto por ser "n" sub-menus demora imenso tempo ou da "settimeout".

Pesquisei sobre o assunto mas os resultados inclinava para webservice então tive a seguinte ideia:

1 - Registaria menus e sub-menus numa tabela auxiliar acrescida de um campo "estado" recebendo booleana 1 = existe no stock, 0 não existe no stock.

2 - criaria um webservice que com as funções e condições adequadas, verificaria se o sub-menu tem produtos em stock a corresponder, e por sua vez comunicaria com a tabela auxiliar actualizando o estado do menu.

3 O sistema funcionaria de uma forma insolada que quando os clientes visitassem a loja simplesmente carregaria o menu e o sub-menu na tabela auxiliar sem efectuar quais quer condições previas.

Quanto a noção do que é realmente o webservice, é bem provável que tenhas razão, mas creio que se a solução para o meu problema for webservice. Eu tenho que começar de algum lado e trabalhar duro para ter a noção do que é webservice!

Obrigado pelo disponibilidade! 🙂

HappyHippyHippo

novamente, a solução é a construção do menu durante o pedido inicial

se o pedido demora muito tempo é porque o processo não foi optimizado, algo que pode ser obtido com a manutenção do número de artigos disponíveis no registo da secção.

o uso de um webservice irá ter um delay ainda maior que o problema original

• Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p