Jump to content

Algumas dúvidas Iniciais

ftuc
 Share

Recommended Posts

Bom dia,

Estou a iniciar a programação em PHP de modo auto-didacta. Já consegui fazer a ligação à BD , e executar algumas querys para testes.

A minha primeira questão é das a das boas práticas, qual a melhor forma de trabalhar? Usar a página.php ou pagina.html.

Digo isto no sentido de usar html + javascript+ajax e ir buscar apenas os dados das consultas ao php ou deixar a página toda em PHP.

Sinceramente ainda não entendi muito bem a ponte entre as duas coisas..... (uma do lado do cliente outra do lado servidor)

Outra questão é a da sessão? Muito se fala em sessões, mas ainda não percebi bem o conceito

Vi este exemplo, em todas as páginas usa esse include do init.

Inicia a sessão uma vez e depois nas outras páginas essa sessão já está iniciada? Para que serve?

init.php

<?php	
session_start();
mysql_connect('localhost','root','root');	
mysql_select_db('blog');	
?>

outros.php

<?php
include "init.php";
?>

Cumprimentos

Edited by apocsantos
geshi

Bernardo Vieira

Eu não sou profissional na área, mas vou deixar a minha opiniao! Faz a página PHP mesmo, com tudo misturado. Aliás, PHP oferece uma alternativa muito simpatica para trabalhar em conjunto com HTML

http://php.net/manual/pt_BR/control-structures.alternative-syntax.php

HTML e Javascripts são cliente-side e PHP é server-side, Ajax é bom para fazer a ponte. Mas do meu ponto de vista, Ajax é bom mesmo para fazer queries a uma página PHP sem ter que a carregar. Tipo fazer queries na BD

Quanto ao session, eu acho que isso é tipo cookies. Mas cookies guarda dados com cliente, session guarda no servidor. Mas não tenho bem certeza, é melhor esperar que mais alguém diga algo

Edited by Bernardo Vieira

HappyHippyHippo

bom dia.

no que toca à organização de código, se pretendes brincar com o PHP, então faz como te sentires melhor, PHP e HTML junto ou separado

mas se pretendes realmente trabalhar, nunca, mas mesmo nunca mistures uma coisa com outra

existem muitos projectos que ajudam a fazer a combinação de dados do PHP com o output em HTML (template engines)

sessão não é mais do que uma forma de criar uma permanência de dados do lado de servidor.

• Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

De certa forma estou a tentar separar tudo, faço o front-end em html+javascript e estou a usar o AJAX para ir a paginas PHP e fazer consultas nas BD's usando posteriormente JSON.

Já que estás a iniciar em programação PHP, vou começar por apontar um pequeno detalhe que não deves deixar arrastar.

Estás a usar a antiga extensão MySQL que já foi deprecated (isto é, já é obsoleta). Por exemplo, no teu código, estas funções serão removidas numa futura versão do PHP:

mysql_select_db('blog');	

Deves começar a usar PDO ou MySQL Improved 🙂

Já que estás a iniciar em programação PHP, vou começar por apontar um pequeno detalhe que não deves deixar arrastar.

Estás a usar a antiga extensão MySQL que já foi deprecated (isto é, já é obsoleta). Por exemplo, no teu código, estas funções serão removidas numa futura versão do PHP:

mysql_select_db('blog');	

Deves começar a usar PDO ou MySQL Improved 🙂

Vou pesquisar sobre isso 😉

Malta deu-me um erro ao fazer uma consulta "parseada" para JSON:

XMLHttpRequest cannot load planeamento:8080/componente.php?categoria=3&_=1446116975921. Cross origin requests are only supported for protocol schemes: http, data, chrome, chrome-extension, https, chrome-extension-resource.

Estive a pesquisar na net e falam em origem cruzada,CROS mas ainda não consegui resolver...

Estou a usar um servidor APACHE com xampp

HappyHippyHippo

está a fazer um pedido de AJAX (XmlHttpRequest) a um servidor diferente da origem do página, isso resulta em bloqueio.

qual o endereço da página e qual o endereço do pedido AJAX ?

faz o pedido AJAX somente para :

componente.php?categoria=3&_=1446116975921

E não é que já funciona? Thanks 😉

Outra questão é, eu tenho uma página login que faz uma verificação se existe na tabela utilizadores alguém com as credenciais inseridas, depois leva para a página stocks.PHP.

Queria conseguir ir para os stocks apenas quando fizesse login, eu neste momento consigo ir lá directamente.

Faço logout onde destruo a sessão e acontece o mesmo

HappyHippyHippo

o que estás a fazer para

- guardar a informação de que a pessoas está correctamente autenticada ?

- verificar se a pessoa que actualmente efectuou o pedido da página stock.php, está correctamente autenticada ?

o que estás a fazer para

- guardar a informação de que a pessoas está correctamente autenticada ?

- verificar se a pessoa que actualmente efectuou o pedido da página stock.php, está correctamente autenticada ?

Não sei responder-te a essas perguntas (lol) creio que não estou a fazer nada... Como posso fazer essa verificação?

Será que através das variaveis que são armazenadas na sessão usando POST, isso é possivel?

Com 2 segundos de google resolvi a questão 😛

Deixo aqui o link:

http://www.devmedia.com.br/criando-sessao-para-login-no-php/27347

Edited by ftuc