ftuc Posted October 23, 2015 at 10:15 AM Report Share #589089 Posted October 23, 2015 at 10:15 AM (edited) Bom dia, Estou a iniciar a programação em PHP de modo auto-didacta. Já consegui fazer a ligação à BD , e executar algumas querys para testes. A minha primeira questão é das a das boas práticas, qual a melhor forma de trabalhar? Usar a página.php ou pagina.html. Digo isto no sentido de usar html + javascript+ajax e ir buscar apenas os dados das consultas ao php ou deixar a página toda em PHP. Sinceramente ainda não entendi muito bem a ponte entre as duas coisas..... (uma do lado do cliente outra do lado servidor) Outra questão é a da sessão? Muito se fala em sessões, mas ainda não percebi bem o conceito Vi este exemplo, em todas as páginas usa esse include do init. Inicia a sessão uma vez e depois nas outras páginas essa sessão já está iniciada? Para que serve? init.php <?php session_start(); mysql_connect('localhost','root','root'); mysql_select_db('blog'); ?> outros.php <?php include "init.php"; ?> Cumprimentos Edited October 25, 2015 at 12:36 AM by apocsantos geshi Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bernardo Vieira Posted October 24, 2015 at 01:30 AM Report Share #589113 Posted October 24, 2015 at 01:30 AM (edited) Eu não sou profissional na área, mas vou deixar a minha opiniao! Faz a página PHP mesmo, com tudo misturado. Aliás, PHP oferece uma alternativa muito simpatica para trabalhar em conjunto com HTML http://php.net/manual/pt_BR/control-structures.alternative-syntax.php HTML e Javascripts são cliente-side e PHP é server-side, Ajax é bom para fazer a ponte. Mas do meu ponto de vista, Ajax é bom mesmo para fazer queries a uma página PHP sem ter que a carregar. Tipo fazer queries na BD Quanto ao session, eu acho que isso é tipo cookies. Mas cookies guarda dados com cliente, session guarda no servidor. Mas não tenho bem certeza, é melhor esperar que mais alguém diga algo Edited October 24, 2015 at 01:31 AM by Bernardo Vieira Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted October 24, 2015 at 08:45 AM Report Share #589116 Posted October 24, 2015 at 08:45 AM bom dia. no que toca à organização de código, se pretendes brincar com o PHP, então faz como te sentires melhor, PHP e HTML junto ou separado mas se pretendes realmente trabalhar, nunca, mas mesmo nunca mistures uma coisa com outra existem muitos projectos que ajudam a fazer a combinação de dados do PHP com o output em HTML (template engines) sessão não é mais do que uma forma de criar uma permanência de dados do lado de servidor. 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
ftuc Posted October 26, 2015 at 09:13 AM Author Report Share #589135 Posted October 26, 2015 at 09:13 AM De certa forma estou a tentar separar tudo, faço o front-end em html+javascript e estou a usar o AJAX para ir a paginas PHP e fazer consultas nas BD's usando posteriormente JSON. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nixtren Posted October 26, 2015 at 07:44 PM Report Share #589162 Posted October 26, 2015 at 07:44 PM Já que estás a iniciar em programação PHP, vou começar por apontar um pequeno detalhe que não deves deixar arrastar. Estás a usar a antiga extensão MySQL que já foi deprecated (isto é, já é obsoleta). Por exemplo, no teu código, estas funções serão removidas numa futura versão do PHP: mysql_connect('localhost','root','root'); mysql_select_db('blog'); Deves começar a usar PDO ou MySQL Improved 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ftuc Posted October 29, 2015 at 11:13 AM Author Report Share #589290 Posted October 29, 2015 at 11:13 AM Já que estás a iniciar em programação PHP, vou começar por apontar um pequeno detalhe que não deves deixar arrastar. Estás a usar a antiga extensão MySQL que já foi deprecated (isto é, já é obsoleta). Por exemplo, no teu código, estas funções serão removidas numa futura versão do PHP: mysql_connect('localhost','root','root'); mysql_select_db('blog'); Deves começar a usar PDO ou MySQL Improved 🙂 Vou pesquisar sobre isso 😉 Malta deu-me um erro ao fazer uma consulta "parseada" para JSON: XMLHttpRequest cannot load planeamento:8080/componente.php?categoria=3&_=1446116975921. Cross origin requests are only supported for protocol schemes: http, data, chrome, chrome-extension, https, chrome-extension-resource. Estive a pesquisar na net e falam em origem cruzada,CROS mas ainda não consegui resolver... Estou a usar um servidor APACHE com xampp Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted October 29, 2015 at 11:20 AM Report Share #589292 Posted October 29, 2015 at 11:20 AM está a fazer um pedido de AJAX (XmlHttpRequest) a um servidor diferente da origem do página, isso resulta em bloqueio. qual o endereço da página e qual o endereço do pedido AJAX ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
ftuc Posted October 29, 2015 at 11:36 AM Author Report Share #589295 Posted October 29, 2015 at 11:36 AM http://planeamento:8080/stocks.php url da query =planeamento:8080...... Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted October 29, 2015 at 11:53 AM Report Share #589296 Posted October 29, 2015 at 11:53 AM faz o pedido AJAX somente para : componente.php?categoria=3&_=1446116975921 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
ftuc Posted October 29, 2015 at 01:27 PM Author Report Share #589301 Posted October 29, 2015 at 01:27 PM faz o pedido AJAX somente para : componente.php?categoria=3&_=1446116975921 E não é que já funciona? Thanks 😉Outra questão é, eu tenho uma página login que faz uma verificação se existe na tabela utilizadores alguém com as credenciais inseridas, depois leva para a página stocks.PHP. Queria conseguir ir para os stocks apenas quando fizesse login, eu neste momento consigo ir lá directamente. Faço logout onde destruo a sessão e acontece o mesmo Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted October 29, 2015 at 01:32 PM Report Share #589302 Posted October 29, 2015 at 01:32 PM o que estás a fazer para - guardar a informação de que a pessoas está correctamente autenticada ? - verificar se a pessoa que actualmente efectuou o pedido da página stock.php, está correctamente autenticada ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
ftuc Posted October 29, 2015 at 02:02 PM Author Report Share #589303 Posted October 29, 2015 at 02:02 PM (edited) o que estás a fazer para - guardar a informação de que a pessoas está correctamente autenticada ? - verificar se a pessoa que actualmente efectuou o pedido da página stock.php, está correctamente autenticada ? Não sei responder-te a essas perguntas (lol) creio que não estou a fazer nada... Como posso fazer essa verificação? Será que através das variaveis que são armazenadas na sessão usando POST, isso é possivel? Com 2 segundos de google resolvi a questão 😛 Deixo aqui o link: http://www.devmedia.com.br/criando-sessao-para-login-no-php/27347 Edited October 29, 2015 at 02:22 PM by ftuc Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts