Jump to content

Drag and Drop

SOME0NE
 Share

Recommended Posts

Olá!

Comecei recentemente a aprender Java, "já sei" o básico,e agora gostava de passar para a componente gráfica da coisa.

Segui uns tutoriais e estou a utilizar o NetBeans.

Gostava apenas de saber como fazer com que seja possivel arrastar por exemplo, um botão ou uma label para dentro de outro componente...

Exemplo: http://imgur.com/haRXiTo

O pretendido era arrastar os botoes da direita (visualmente arrasta-los) e caso fossem largados "dropped" nos botões da esquerda o valor passava para o botão onde foi dropado.

Alguém me pode ajudar?

Certo... é java Swing.

AWT é mais antiga, Swing utiliza AWT apesar de ser mais moderna... acho que percebi.

Em relação á questão, tens alguma ajuda?

A verdade é que estudei Visual Basic 6 e deu-me mesmo vontade de programar, consegui fazer uns projetos mesmo porreiros, mesmo a nível gráfico, e isso do arrastar botões era fácil. Aqui no Java está complicado. Não consigo encontrar nada que me ajude.

Offtopic: se estás a começar um projeto de início, recomendaria JavaFx que vem para substituir o Swing.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Certo... é java Swing.

AWT é mais antiga, Swing utiliza AWT apesar de ser mais moderna... acho que percebi.

Em relação á questão, tens alguma ajuda?

A verdade é que estudei Visual Basic 6 e deu-me mesmo vontade de programar, consegui fazer uns projetos mesmo porreiros, mesmo a nível gráfico, e isso do arrastar botões era fácil. Aqui no Java está complicado. Não consigo encontrar nada que me ajude.

O que pretendia-te mostrar era que existe várias frameworks que podes usar para criar a tua aplicação de janelas, infelizmente não sou a pessoa mais indicada para te dar conselhos sobre aplicações de janelas Java, pois nunca foi bem a minha área e sinceramente não sou grande fã das mesmas.

A meu ver a linguagem Java não presta para desenvolvimento de aplicações em janelas, java é bom para desenvolvimento Android (obvio) e aplicações Web. Claro que com java dá para fazer tudo, até implementar serviços Windows, mas há melhores ferramentas para tal.

Pode-se contar pelos dedos das mãos o número de aplicações Java de janela que vingaram no mercado, onde há muitas que deixam muito a desejar e uma empresa que continua a achar que faz isso como deve ser (IBM).

Daí deixo o meu conselho:

Se o objectivo é aprender Java vai para Android ou Web applications.

Caso queiras criar aplicações de janelas sugiro usares ou o JavaFX que te permite usar CSS para por as janelas bonitas e funcionais e também dispõe de uma ferramenta chamada JavaFX scene builder ou o GWT que consegue ser leve como o AWT e ter mais funcionalidades ou então programa em C# e usa as linguagens e as ferramentas usadas pela Microsoft para criares o mesmo mas melhor.

Espero ter ajudado.

The worst part of censorship is ****

HappyHippyHippo

Pode-se contar pelos dedos das mãos o número de aplicações Java de janela que vingaram no mercado, onde há muitas que deixam muito a desejar e uma empresa que continua a achar que faz isso como deve ser (IBM).

usas algum IDE que não o VS ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

estás a juntar alhos com bugalhos ...

Não endento o porquê da tua primeira pergunta, não entendo porque estás a divergir do assunto principal, não entendo porque estás nesta thread se nem sequer estás a dar nenhuma contribuição válida.

HappyHippyHippo

olha bem para a minha questão :

usas algum IDE que não o VS ?

que foi colocada devido à segunte afirmação :

isto porque basta olhar para o netbeans e o eclipse, existe algum problema nessas aplicações ?

ao que ainda pioraste as coisas ao responder:

Usas alguma applicação java sem ser compilada em .exe?

sem pensar no que um .exe obtido de uma aplicação java é na realideade.

quando digo "contar pelos dedos das mãos" estou a insinuar que pelo menos no valor entre 1-10 há aplicações Java que realmente são boas, dando enfase ao seu número muito reduzido em comparação com o resto do mercado.

De nenhuma maneira estou a descartar o desempenho de certas aplicações Java, nomeadamente IDEs tendo a minha maior experiência incidido sobre esse tipo de aplicações em particular. Enumeraste duas aplicações e já te achas cheio de razão, ficava era admirado se enumerasses 11 assim saía um pouco da lógica por mim referida.

Contudo mesmo essas não são distribuídas em executáveis JAR, e há uma razão por detrás disso.

Não sou “fan boy” ao contrário de ti, acredito que todas as linguagens têm o seu lugar na informática e acredito também que há linguagens que são melhores que outras em certos cenários.

HappyHippyHippo

quando digo "contar pelos dedos das mãos" estou a insinuar que pelo menos no valor entre 1-10 há aplicações Java que realmente são boas, dando enfase ao seu número muito reduzido em comparação com o resto do mercado.

De nenhuma maneira estou a descartar o desempenho de certas aplicações Java, nomeadamente IDEs tendo a minha maior experiência incidido sobre esse tipo de aplicações em particular. Enumeraste duas aplicações e já te achas cheio de razão, ficava era admirado se enumerasses 11 assim saía um pouco da lógica por mim referida.

Contudo mesmo essas não são distribuídas em executáveis JAR, e há uma razão por detrás disso.

Não sou “fan boy” ao contrário de ti, acredito que todas as linguagens têm o seu lugar na informática e acredito também que há linguagens que são melhores que outras em certos cenários.

queres mais do que 2 aplicações ? http://stackoverflow.com/questions/521110/examples-of-good-java-desktop-applications