Jump to content
Miguel9

Projecto Final de Curso (Licenciatura) - Sugestões

Recommended Posts

Miguel9

Boa noite a toda a comunidade P@P.

Encontro-me no último ano da minha Licenciatura em Engenharia Electrónica e Informática e, como é habitual no último ano os alunos têm de realizar um projecto, que tenha a ver com a área da electrónica/programação como é óbvio, se puder conjugar ambas as vertentes, melhor.

O meu ensino secundário foi efectuado com sucesso num curso profissional, onde nos deram as bases na programação e, electrónica; agora na faculdade fui aperfeiçoando alguns conhecimentos; no que diz respeito à programação, em Basic, C#, Java, HTML CSS SQL, C/C++ (Arduínos).

As minhas barreiras estão no que fazer para projecto final de curso (tendo em conta que faço qestão de o realizar com um amigo de confiança da minha turma; penso que será vantajoso na possibilidade de poder conciliar melhor os programas de trabalho no projecto com as aulas), estes obstáculos surgem uma vez que nos encontrámos com um mercado sobrelotado com ideias, com tecnologia, com projectos, de modo que encontrar algo novo e inovador se torna um pouco complicado, de modo a agradar ao público/jurados.

Gostava que nos pudessem ajudar de alguma forma com a vossa maior experiência, das vossas vivências do dia-à-dia, que não seja mais para partilhar as vossas aventuras em projectos. biggrin.gif

Obrigado pela vossa atenção e, continuação de bom trabalho a todos.

apocsantos

Boa noite,

Diria que fazeres algo para internet of things seria uma boa maneira de conciliares programação com electrónica. Tens muito por onde explorar, não te faltam caminhos a seguir, se quiseres manter-te de volta dos "arduinos" não te faltam caminhos! Um dos problemas que tive com os AVR's da Atmel foi a falta de suporte para SSL, quando se liga um circuito de rede. Outro foi o facto de não ter multi-threading...

Existe tanta coisa para se fazer como projecto que sinceramente nem sei bem o que te dizer, a não ser para seguires as "tendências de mercado". Fazer algo com IoT parece-me uma boa ideia. Se fosse algo mais complicado, diria que combinar IoT com algoritmos swarm, daria para fazer um trabalho e uma boa tese...

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"