Jump to content

Gráfica avariada?

david santiago
 Share

Recommended Posts

david santiago

Boas ,

Recentemente mandei o pc para o seguro porque tinha partido uma dobradiça , após a vinda do pc do seguro comecei a reparar que as aplicações que puxavam mais pela gráfica estavam constantemente a encravar , decidi fazer um teste , com exatamente as mesmas definições de video abri um jogo com a minha R7 m260 e uma segunda vez com a gráfica integrada .

Com a gráfica integrada tinha um gpu load de 60% , 70% e o jogo corria muito bem .

Com a R7 o load estava sempre em 100% e o jogo encravava constantemente .

As drives estão todas atualizadas e uso o amd catalyst control center para alternar as placas gráficas (este também se encontra atualizado ).

O que poderá estar a acontecer?

Com a gráfica integrada tinha um gpu load de 60% , 70% e o jogo corria muito bem .

Com a R7 o load estava sempre em 100% e o jogo encravava constantemente .

As drives estão todas atualizadas e uso o amd catalyst control center para alternar as placas gráficas (este também se encontra atualizado ).

O que poderá estar a acontecer?

Boa tarde David.

As duas gráficas trabalham em simultâneo no mesmo PC?

São duas OFF board ou uma delas é On board?

Remova a placa do slot limpe e os contatos, ou talvez, se houver um cooler nessa placa (R7) pode estar inoperante ou muito lento e incapaz de refrigerar o processador dela.

Verifique a fonte de alimentação, se não suportar o consumo da placa levando em conta o consumo total do PC, podem ocorrer problemas. Experimente outra de maior POTÊNCIA REAL EM WATTs.

Edison

david santiago

Olá , obrigado pela resposta ,

Eu esqueci-me de referir que era um portátil , quanto a isso de On board ou off board penso que só se aplica em desktops , certo?

Apesar de não teres mencionado que era um portátil acho que ninguém manda reparar dobradiças de um desktop, pois não estou a ver nenhum com um par de umas. 😛

Sobre o teu problema descrito aconselho-te a testares a performance gráfica de ambos os chips com software de benchmark (tipo Cinebench e 3DMark) caso já o tenhas feito antes, melhor assim podes comparar a performance do teu portátil antes e depois de ir para arranjo.

Caso não tenhas esses dados há provavelmente quem o tenha feito na net e o que fazes é tentar encontrar os resultados normais e se forem muito discrepantes algo se passa com a tua maquina.

Se assim o for o que suspeito que seja é uma ou mais destas condições:

1 – Má remontagem do portátil que fez com que a dissipação da gráfica ficasse mal montada e como tal o chip não conseguindo dissipar bem o calor diminui a sua performance para proteger os componentes de sobreaquecerem.

2 – Dano interno causado no transporte, o que não me choca porque já vi como algumas transportadoras tratam as encomendas o que resulta na mesma condição acima mencionada.

3 – Dano do chip gráfico que, por sua fez, não tem nada a ver com a situação da reparação, mas que por acaso coincidiu com a sua ida para reparação este último caso é o mais raro de acontecer, contudo não impossível às de ver na net se há known issues de a gráfica se danificar dessa maneira nesse modelo.

Caso detectada alguma anomalia chateia a entidade responsável pela reparação do portátil a dizer que algo fizeram para que o mesmo ficasse assim.

Espero que isto te ajude, e qualquer novidade diz que eu respondo.

The worst part of censorship is ****

david santiago

Olá , obrigado pela resposta , fiz o benchmark no cinebench e realmente deu um resultado muito baixo , então segui o teu concelho e fui pesquisar por outros resultados da mesma gráfica e encontrei um forum onde várias pessoas se queixavam do mesmo e pelo que a AMD disse , o problema é mesmo ter as drives atualizadas

. A ultima atualização faz com que a performance da placa seja muito muito pior , infelizmente o windows obriga-nos a atualizar.

Enfim , esperemos que a AMD faça qualquer coisa quanto a isto .

Obrigado pela ajuda !

O Windows não é dono da tua máquina, faz o seguinte:

1- vai ao windows update a mandar o gajo dar uma curva e perguntar-te sempre 1º se queres instalar as actualizações que ele tem para ti

2 - desinstala o CCC e os drivers de qualquer chip gráfico que tenhas no PC

3 -reboot

4 - vai buscar o DVD que veio com o portátil e reinstala os drivers antigos

5 - Manda o mail para a AMD a manda-los para um sítio que eu cá sei e fazerem drivers como deve ser, já agora manda também uma mensagem por mim para eles deixarem de ser xoninhas e para fazerem frente à Intel pondo os novos Zen core no mercado com suporte para DDR4 antes que vão à falência por procrastinação. E que desde 2009 só manda é lixo reciclado para o mercado.

Obrigado

The worst part of censorship is ****