sergioquintaneiro Posted January 18, 2007 at 03:15 PM Report Share #77079 Posted January 18, 2007 at 03:15 PM Viva. Preciso de fazer o seguinte programa e não sei como o fazer. É para ser feito em C, para correr em Linux. O enunciado é o seguinte: Face à crescente divulgação e utilização da internet e, em particular, dos serviços web, medir a disponibilidade de um Web-Server (WS) representa actualmente uma das necessidades dos gestores desse tipo de sistemas. Como se sabe, a disponibilidade, atributo de confiabilidade, diz respeito ao facto de um sistema se encontrar apto a ser utilizado. Nesse sentido, um WS é considerado disponível, quando é capaz de fornecer o serviço esperado aos seus clientes. Opostamente, o sistema é considerado indisponível, quando os seus clientes não recebem qualquer resposta, num certo período de tempo, ou recebem um erro. Vista como uma medida, a disponibilidade pode ser dada pela razão entre o tempo em que o sistema se encontra disponível e o tempo total de análise. Pretende-se um sistema capaz de avaliar a disponibilidade/indisponibilidade de um WS durante um determinado período de tempo, variável, eventualmente grande (vários dias). O projecto consiste num conjunto de programas, em C e em Shell, que implementam o sistema referido, salientando-se dois processos: WSClient e AvailEvaluator. i) WSClient envia marcas/timestamps (TSs) por cada página solicitada ao WS, contendo informação acerca da sua disponibilidade/indisponibilidade. ii) AvailEvaluator recebe a informação sobre as marcas/TSs de WSClient e determina a disponibilidade/indisponibilidade global do serviço. Caso a disponibilidade global do serviço seja inferior a um certo valor, dado como argumento, deverá ainda enviar uma mensagem de e-mail ao administrador do sistema. Pretende-se igualmente o uso das respectivas e apropriadas makefiles Se me puderem ajudar, agradeço. Um abraço. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted January 18, 2007 at 06:19 PM Report Share #77109 Posted January 18, 2007 at 06:19 PM O Web Server vai estar a correr no mesmo computador do programa, ou é para verificar servidores remotos? 😄 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
sergioquintaneiro Posted January 18, 2007 at 06:25 PM Author Report Share #77113 Posted January 18, 2007 at 06:25 PM Viva. O webserver é remoto. Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hipnoted Posted January 18, 2007 at 07:37 PM Report Share #77134 Posted January 18, 2007 at 07:37 PM Para isso convém dares uma olhada no RFC do protocolo http (podes ver aqui) por exemplo. Eu lembro-me que para pedir a página era um "GET <endereço>" ou alguma coisa do género. Depois metes um programa a fazer vários pedidos e vais fazendo as estatísticas consoante as respostas. Por acaso uns colegas meus há dois anos tiveram de fazerma coisa parecida, não era bem igual mas assemelha-se muito ao que pretendes. "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts