Jump to content
BlasterCr

Curiosidade sobre Arduino

Recommended Posts

BlasterCr

Boas,

Queria partilhar com vocês uma dúvida e gostava que me pudessem ajudar (se possível, uma vez que isto pode parecer meio estúpido :P ):

É possível fazer um loop dentro do void setup? Por exemplo, se for necessário ler um valor durante um período de tempo antes de iniciar o programa, e ser obrigatoriamente necessário fazê-lo através de um loop (como no void loop)... Nem que tenha de se utilizar uma biblioteca para isso...

Aguardo respostas :)

Bernardo Vieira

Tudo é possível, de maneira melhor ou pior :P

Se eu bem percebi tu gostavas era de ter um "segundo loop" talvez porque o único que tens já está bem grande ou porque querias executar duas coisas ao mesmo tempo, ou sei lá!

Como deves saber não é possível multi thread no arduino, mas multi tasking é completamente possível e fácil de fazer.

https://learn.adafruit.com/multi-tasking-the-arduino-part-1/overview

A primeira coisa que eu fiz depois de aprender a usar a técnica de multi tasking foi uma campainha!

2 botões (um para tocar a campainha, outro para atender)

e ainda tinha um led a piscar depois de tocares, e dava musica. Fazia tudo ao mesmo tempo. Como não sei se é permitido não vou partilhar, mas se quiseres posso enviar por mensagem o link para o código. (Eu publiquei na minha página no pastebin)

Espero ter resolvido á tua pergunta!

BlasterCr

Obrigado pela resposta Bernardo :)

Mas o que eu queria fazer não era um multi tasking, mas sim estabilizar um acelerómetro no void setup, ou seja, antes de iniciar o programa. Mas para o estabilizar é necessário que seja feito o loop para ler os valores e estabilizar depois nas saídas... Será possível um loop no void setup?

Bernardo Vieira

Eu presumo que tu sabes que existem ciclos, for, while, do-while que fazem o mesmo que o loop, porque na verdade o loop é um ciclo (interminável)!

Então continuo sem perceber, então vou optar por esperar resposta de mais alguém!

PS. Podes usar ciclos dentro do setup é claro!