Jump to content

[SQL2000] Verificar se uma variável tem caracteres sem ser numéricos

Furriel

Recommended Posts

Olá,

Quero fazer um If para verificar se uma variável é só numérica ou se tem algum caracter diferente de [0-9].

Não estou a conseguir fazer isso.

Já fiz da forma IF(IsNumeric(@NUM)=1), mas assim funciona apenas de digitar letras, se colocar tipo as343 ou as-sd, já não dá.

Sugestões?

Obrigado.

EDIT: Se colocar primeiro letras e depois algarismos ele funciona, mas se colocar primeiro algarismos e depois letras já dá erro 👍

Também dá erro se escrever caracteres do género [-:;]

Seria mais facil pores aqui o código que tens. Assim é complicado saber de onde vem esse erro.

Aqui está:

CREATE PROCEDURE TESTE @NUM VARCHAR (1000) AS

DECLARE @a AS NVARCHAR (1000), @pos AS INTEGER, @n AS INTEGER, @i AS INTEGER, @texto AS NVARCHAR (1), @no AS INTEGER
SET @a = '0123456789'
SET @pos = 0
SET @n = DATALENGTH(@NUM)
SET @i = 1
SET @no = 0

WHILE @i < @n + 1
BEGIN
SET @texto = SUBSTRING( @NUM , @i , 1 ) 
SET @pos = CHARINDEX( @texto, @a )

IF @pos = 0
BEGIN
	SET @no = @no +1 
END

SET @i = @i +1
END

IF ( @no > 0 )
BEGIN
PRINT 'Só pode introduzir números.'
END
GO

Eu testei o teu código e funcionou bem. Mostra aqui como tás a executar o procedimento para ver se aqui tb dá erro.

Testei da seguinte forma:

- exec TESTE '123' > nao deu erro

- exec TESTE 'dsadasdads' > "Só pode introduzir números."

- exec TESTE 'dsada111sdads' > "Só pode introduzir números."

- exec TESTE 'ad12ddas´d+das0+dsad' > "Só pode introduzir números."

Não sei o que são expressões regulares, vou ter que googlar 😄 Nunca tinha sequer ouvida a expressão.

Tiago Salgado, eu estava a testar sem a plicas, com as plicas já não dá erros nenhuns 😛

Ele devia considerar outra variável, quando introduzia 123-123 ou escrevia 123abc

Estou a ver que uma variável deve estar sempre entre plicas 🙂

EDIT: Encontrei esta página com expressões regulares,http://www.roccofroes.com/materia_descricao.asp?materia_codigo=181, mas não percebi nada do que é 😉

EDIT2: Este explica melhor, http://www.macoratti.net/net_regex.htm, já percebi o que são as expressões regulares, não estava a associar pelo nome  ?

Não sei o que são expressões regulares, vou ter que googlar 😄 Nunca tinha sequer ouvida a expressão.

Tiago Salgado, eu estava a testar sem a plicas, com as plicas já não dá erros nenhuns 😉

Ele devia considerar outra variável, quando introduzia 123-123 ou escrevia 123abc

pois, 123-123 é 0 (o sql server faz a conta...), provavelmente o erro de sintaxe que tinhas era por estares a subtrair letras ou assim...