Jump to content

O nome: "Kitchen Stock Control" Parece-vos bem?  

9 members have voted

1. 1. O nome: "Kitchen Stock Control" Parece-vos bem?

• Sim
      4
    • Não
      5

Recommended Posts

Posted

Edit. O projecto foi reactivado, para informações/participações contactar via mail ou PM  05-Outubro-2006 @ 22:36

Kitchen Intelligent Stock Control

[edit]

Participantes no Projecto:

➔ d_pintassilgo (código[VB], receitas)

➔ deathseeker25 (Beta-Tester,Pagina)

➔ melSpeedl.ine (Página)

➔ satanuke (Código[delfi])

➔ vbmaster (Código[VB])

➔ fcosta (código[VB],BD)

➔ inginheiiro

.

.

.

O Projecto

http://comopode.no.sapo.pt/p%40p_projecto/Projecto.doc

[/edit]

.

.

.

.

.

.

.

Ora, no seguimento da 'conversa' aqui na outra tread

http://www.portugal-a-programar.hlivre.net/viewtopic.php?t=40

aqui fica +- a ideia do projecto:

(como já disse, não tenho tido praticamente tempo NENHUM MESMO, mas axo k dá pra ter uma ideia

Base Dados Com stock existente.

*Produto

*Quantidade

*Gasto_mês

*Preço indicativo

*Superficie Comercial

*Validade (registada em mes,  ex: 1,5= 1 mes e meio, ou seja pode-se fazer conta de ter o produto

x 1 Mês e meio em casa sem problemas)

Base Dados com lista compras.

lista por: Superficie Comercial

Criar automaticamente nº lista compras

*Produto

*Quantidade

*Preço indicativo

*Preço indicativo Total_produto

*preço indicativo Total_final

Introdução de dados:

-Introdução de Novo Produto

-Regularização de stock

>usar nº de encomenda para facilitar, aparece

logo o que era para ser comprado e é só corrigir/confirmar (entrada)

>menu simples onde se procura o produto e retira-se a quantidade (saida)

-Edição de Listas de compras (Automatico, é só introduzir a superficie comercial)

Automatização da Lista de Compras

Compra= true se stock < Gasto_Mês

Compra = stock - (validade X Gasto_Mês)

ASpectos a ter atenção:

-Ao Retirar Stock, confirmar se stock< Gasto_Mês se sim então lançar alerta simples ao utilizador

Vão Referindos pontos negativos da 'coisa' 😄 , e sim é mesmo os negativos é que intereçam para arranjar solução.

(alem disto que ai está, há muitos mais submenus que tenho em mente para adicionar, mas numa versão inicial convem meter so o fundamental porque senão isto nunca mais chega ao fim e perde-se o animo! LOL)

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

• Replies 296
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

Bom,

Parece que o projecto está aqui definido com pés e cabeça e que está na altura de definirmos tarefas de acordo com as capacidades de cada um de nós...

Podem primeiro, definir, em termos de programação, aquilo que vai ser necessário fazer para realizar o nosso projecto....

Cumps e desde já, a maior sorte a todos os programadores que se envolvam....E aos que não se envolvam, que este projecto dê para aprender muita coisa...

Cumps

Posted
sempre sera em VB?

Hm...eu penso que C e VB são as linguagens melhor dominadas aqui por membros do P@P....Dessa forma, acho que podemos utilizar ambas as linguagens....

O VB talvez seja melhor para a parte gráfica do programa e o C para aquilo que o utilizador não vê....

Cumps

Posted
Citação
Boas!

Da visao na digonal deste projecto, apenas precisam de uma Base de Dados e de uma interface q permita consultar, inserir e remover dados da mesma.

Uma boa escolha das tecnologias usadas:

- php ou jsp (para a interface);

- MySQL ou PostgreSQL (para o banco de dados);

Hmmm....é claro que se podem utilizar essas linguagens, mas haverá aí gente que programa em PHP, JSP ou MySQL?...

Não seria melhor, mantendo a ideia do MySQL, visto que é necessária uma base de dados, fazer toda a interface através do C?

Decidam prós.....eu vou de acordo com aquilo que a maioria decidir...

Posted
Não seria melhor, mantendo a ideia do MySQL, visto que é necessária uma base de dados, fazer toda a interface através do C?
As minhas sugestoes recaem sobre php ou jsp(ou ate mmo asp :x), pq este projecto parece-me ser um projecto tipicamente web...

Ou seja, o q quero dizer é q, a insercao, consulta, remocao poderiam ser efectuadas via um browser normal(dando indepencia ao cliente q usa a aplicação, de escolher o browser q queira) sem ter de instalar qq aplicação extra no seu hd.

Por outro lado, desta forma tb implica a existencia de um servidor instalado na maquina e isso tb depende de é melhor ou nao... :oops:

Pondo de lado os componente web:

- Sim pode ser programado em C, mas é suposto ser uma interface grafica e para quem programa C, se é simples fazer simples aplicações, qd comeca a envolver mtos modulos a gestao pode se tornar caotica(já para nao falar de o C nao tratar do garbage collector automaticamente...)

De qq maneira seria tb um bom desafio para a aprendizagem:D

- Opinao pessoal: O java é a solucção hehehe 😄

Mais ainda, se nao quiserem usar uma BD já feita(como MySQL por exemplo) e visto q este projecto é de certa forma para aplicarem conceitos e conhecimentos apreendidos, tb podem implementar vcs a BD.

Como é evidente seria necessario estudar estruturas de dados, mas é para isso q andam a aprender programação ou nao? 😄

Posted
Citação

As minhas sugestoes recaem sobre php ou jsp(ou ate mmo asp ), pq este projecto parece-me ser um projecto tipicamente web...

Ou seja, o q quero dizer é q, a insercao, consulta, remocao poderiam ser efectuadas via um browser normal(dando indepencia ao cliente q usa a aplicação, de escolher o browser q queira) sem ter de instalar qq aplicação extra no seu hd.

Por outro lado, desta forma tb implica a existencia de um servidor instalado na maquina e isso tb depende de é melhor ou nao...

Pondo de lado os componente web:

- Sim pode ser programado em C, mas é suposto ser uma interface grafica e para quem programa C, se é simples fazer simples aplicações, qd comeca a envolver mtos modulos a gestao pode se tornar caotica(já para nao falar de o C nao tratar do garbage collector automaticamente...)

De qq maneira seria tb um bom desafio para a aprendizagem:D

- Opinao pessoal: O java é a solucção hehehe 😄

Mais ainda, se nao quiserem usar uma BD já feita(como MySQL por exemplo) e visto q este projecto é de certa forma para aplicarem conceitos e conhecimentos apreendidos, tb podem implementar vcs a BD.

Como é evidente seria necessario estudar estruturas de dados, mas é para isso q andam a aprender programação ou nao? 😄

Começo a concordar plenamente....No entanto, referiste que as mudanças deveriam ser feitas através do acesso a uma base de dados através de um browser e não a uma base de dados inserida no computador....Achas que essa será a solução mais viável? Não será melhor mesmo fazer com que a base de dados fique instalada no próprio computador do utilizador?

Lembra-te que é um programa de gestão, log deveria ficar com a base de dados armazenada no computador do utilizador...

Mas, por outro lado, isso traz problemas em relação á actualização dos preços dos produtos, etc....

Comentem

Posted
Começo a concordar plenamente....No entanto, referiste que as mudanças deveriam ser feitas através do acesso a uma base de dados através de um browser e não a uma base de dados inserida no computador....Achas que essa será a solução mais viável? Não será melhor mesmo fazer com que a base de dados fique instalada no próprio computador do utilizador?
Se é uma BD SQL ela pode ser acedida remotamente.

Ou seja, existe um servidor q tem a BD(pode ou nao estar no mmo PC) e dp existe uma interface grafica q envia comandos  BD. Como para te ligares a uma BD MySQL(por exemplo) tens de dar o url, login e pass, em principio nao ha problemas(em relação a segurança)...

Mas no entanto, acho q é usar recursos a mais para uma simples aplicação...

O q quero dizer é q, da forma como disse, seria obrigario usar-se um servidor para criar o webserver e um outro servidor para a base de dados... Acho q são recursos a mais para a dimensao do projecto e por isso acho q devem ser encontradas outras alternativas..

Por exemplo, poderia-se criar uma estrutura para a base de dados(OO claro 😄 ) e criar-se um forma de guardar e recuperar esses dos apartir de  ficheiros.

Ou seja, programar-se tudo q penso q é isso o mais interessante 😄

Posted

por mim.. era tudo em C.. nnc fica excelentemente bonito.. é claro.. mas pronto.. eu falo pq ao olhar para isso sei mais ou menos o k é preciso...

é preciso guardar os dados do stock e afins msm depois de fechar o programa? ( ou seja.. é preciso utilizar ficheiros?)

acho que em C torna o projecto mt praticavel  ;)

Posted

Pessoal vamos lá decidir-nos...

A ideia do Devilishly[PT] é boa, sem dúvida, mas envolve linguagens que maior parte dos membros que estão inseridos no projecto (já somos uns 6...) não dominam...

As ideias dos moderadores d_pintassilgo e kurtschatovio e tambem a minha seria ser tudo em C, mas perder-se-ia na interface gráfica: não ficaria tão bonito, mas ficaria eficaz na mesma....

Vamos lá decidir-nos pessoal, para arrancarmos com isto.... 😄

Cumps

Posted

VB, para mim pessoalmente o melhor seria em VB, dá pra ficar com um aspecto espectacular e é o que estou mais á vontade. Agora é assim: Só que haja uma ou 2 pessoas que saiba fazer umas coisas em VB já é o suficiente pq de resto o que é mesmo IMPORTANTE é malta para puder ajudar nas ideias, testes do programa, alterações, tudo um pouco.

Agora, e ainda antes disso Há algo que temos que tratar o nome para o programa!!! 😄

sugestões?

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Posted
VB, para mim pessoalmente o melhor seria em VB, dá pra ficar com um aspecto espectacular e é o que estou mais á vontade. Agora é assim: Só que haja uma ou 2 pessoas que saiba fazer umas coisas em VB já é o suficiente pq de resto o que é mesmo IMPORTANTE é malta para puder ajudar nas ideias, testes do programa, alterações, tudo um pouco.

Agora, e ainda antes disso Há algo que temos que tratar o nome para o programa!!! 😄

sugestões?

Para nomes não sou grande coisa.....Mas já que muitos utilizadores trabalham em VB penso que fazer em VB não é uma má ideia....

Mas de VB não percebo nada, apesar de que, se for mesmo necessária a minha ajuda, eu estudo durante umas semaninhas VB e já fico a sabe ro mínimo....

Cumps

Posted

Só uma pergunta ... vão fazer apenas versão pra win do programa? Não sei o vosso interesse em fazer alguma coisa multi-plataforma ... mas podia ser engraçado. Nesse caso e tendo em vista o tipo de programa eu diria que java seria a melhor solução (até mesmo pelas estruturas de dados que já disponibliza). Senão podiam fazer isso em C e deois interface gráfica usavam um desses toolkits tipo GTK, wxWidgets, etc.

Bem, isto foram só umas observações que quis deixar aqui, mas claro que vocês provavelmente vão querer usar a linguagem com a qual se sentem mais  vontade.

Posted
Só uma pergunta ... vão fazer apenas versão pra win do programa? Não sei o vosso interesse em fazer alguma coisa multi-plataforma ... mas podia ser engraçado. Nesse caso e tendo em vista o tipo de programa eu diria que java seria a melhor solução (até mesmo pelas estruturas de dados que já disponibliza). Senão podiam fazer isso em C e deois interface gráfica usavam um desses toolkits tipo GTK, wxWidgets, etc.

Bem, isto foram só umas observações que quis deixar aqui, mas claro que vocês provavelmente vão querer usar a linguagem com a qual se sentem mais  vontade.

Bom mais uma razão para realizar o programa em C....Era engraçado ser um programa multi-plataforma....com vertente Linux e MAC OSX.... 😄   😄

Cumps

Posted

Va lá, nao pensem ja na linguagem a usar, preocupem-se para já em fazer a recolha de requisitos da aplicação, e estudar a estrutura de dados melhor a ser usada 😄

A linguagem vai determinar as limitações do programa logo de início...

O meu conselho, para já façam tudo em UML!

Criem os modelos e façam a especificação, q dp ate se pode fazer uma implementação para cada linguagem.

Acho q seria uma boa forma para se tomar consciencia de como é construido um programa no "real world" 😄

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.