Jump to content
Retsu9

Listar Produtos

Recommended Posts

Retsu9

Boas,

eu recentemente tenho andado a desenvolver um projecto para a empresa em que estou a trabalhar para gestão de stocks.

tenho tudo já praticamente feito só que no entanto surgiu algo que preciso implementar, não é dificil eu sei, mas secalhar por andar a martelar de mais ja nao consigo pensar direito xDD

é o seguinte eu tenho essencialmente , para este problema 3 tabelas: obras, produtos e a tabela relacional produtos_obras.

eu tenho para cada obra os produtos que se usaram , ate aqui tudo bem.

Agora nos produtos eu queria listar um historico desse produto, do genero: o produto X foi para a obra Y no dia 8, mas o mesmo produto X foi para a obra Y no dia 9, no historico aparecia duas linhas , uma no dia 8 e outra para o dia 9,

Alguma dica?

Cumps

Retsu9

ja consegui separar, na tabela relacional coloquei 3 chaves primarias: idprod, idobra, e data .

mas quando eu quero update a quantidade de um produto com a mesma data ele nao faz .. eu tenho isto :

query = "Update obras_prod Set Quantidade=Quantidade + " & Val(txt_qtd.Text) & " Where ID_prod='" & produto & "' And ID_obra=" & IDOBRA & " And Data=" & data & ""
    executar_query_nonReader(query)
    MsgBox(aux)
    If aux = 0 Then
	    query = "Insert Into obras_prod (ID_prod,ID_obra,Quantidade,Data) Values('" & produto & "'," & IDOBRA & "," & txt_qtd.Text & ",'" & data & "')"
	    executar_query_nonReader(query)
    End If

ele nao retorna qualquer valor na isntruçao update, logo passa para o insert, e ai como é logico da erro pq ia criar valores duplicados. mas se eu estou a tentar update com o msm idprod, o msm idobra e a mesma data ele não deveria fazer corretamente o update sem passar ao insert?

vikcch

Podes usar o INSERT INTO e o UPDATE na mesma query:

ele nao retorna qualquer valor na isntruçao update, logo passa para o insert, e ai como é logico da erro pq ia criar valores duplicados. mas se eu estou a tentar update com o msm idprod, o msm idobra e a mesma data ele não deveria fazer corretamente o update sem passar ao insert?

e faz o update?

essa var aux é global?? não devias retornar esse valor se fez o update ou não nesta sub "executar_query_nonReader(query)"

guardar datas como id não deve ser boa ideia.. podes estar a gravar com as horas... vê isso que o problema deve ser com esse campo....

Podes juntar as 2 querys em uma só:

INSERT INTO obras_prod (ID_prod,ID_obra,Quantidade,Data) VALUES ('" & produto & "'," & IDOBRA & "," & txt_qtd.Text & ",'" & data & "') ON DUPLICATE KEY UPDATE Quantidade=Quantidade + " & Val(txt_qtd.Text)

Retsu9

não ele nao faz o update, aquela variavel aux é o valor disto : aux = cmd.ExecuteNonQuery()

retorna 0, se supostamente nao houver linhas afetadas na tabela, mas vou experimentar esse codigo

eu pus essa instrução e diz que falta ponto e virgula no fim da instrução, nunca utilizei ponto e virgula no VB, mas tentei colocar e continua a dar o mesmo erro.

query = "INSERT INTO obras_prod (ID_prod,ID_obra,Quantidade,DATA) VALUES ('" & produto & "'," & IDOBRA & "," & txt_qtd.Text & ",'" & data & "') ON DUPLICATE KEY UPDATE Quantidade=Quantidade + " & Val(txt_qtd.Text) & ""

Retsu9

mesmo usando essa instrução diretamente no access dá me o mesmo erro, será que nao aceita esse comando?

vikcch

Pelo que vi o access não tem o ON DUPLICATE KEY UPDATE...

o problema deve ser aí nas datas como tinha dito.... acho que quando gravas só a data na base de dados a hora é como ficasse 00:00:00 e depois ou comparares dá pau... mas tb não faz muito sentido porque quando compraras tb usas 00:00:00 com sendo a hora....

Experimenta assim:

Dim data As Date = Date.Today
Dim query As String = "UPDATE obras_prod SET Quantidade=Quantidade + " & Val(txt_qtd.Text) & " WHERE ID_prod=" & produto & " AND ID_obra=" & IDOBRA & " AND Data>=#" & data & "# AND Data<# " & data.AddDays(1) & "#"

Retsu9

boas,

essa solução também nao da... eu nao estou a perceber porque a data vem sem hora eu faço uma msgbox com o valor que está a vir na variavél data e vem s a data sem hora...

vikcch

fiz este exemplo e funciona...

os campos na base de dados são todos numericos menos o "data" que é data/hora e está formatado para "data abreviada"

Dim produto As Integer = 25
    Dim IDOBRA As Integer = 1
    Dim data As Date = Date.Today

Dim ConnectionString As New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=" & Application.StartupPath & "\BD.accdb; Persist Security Info=False;")
    ConnectionString.Open()

Dim query As String = "UPDATE obras_prod SET Quantidade=Quantidade + " & Val(txt_qtd.Text) & " WHERE ID_prod=" & produto & " AND ID_obra=" & IDOBRA & " AND Data>=#" & data & "# AND Data<# " & data.AddDays(1) & "#"

Dim command As New OleDbCommand(query, ConnectionString)

If command.ExecuteNonQuery() < 1 Then

query = "INSERT INTO obras_prod(ID_prod, ID_obra, Data, Quantidade) VALUES (" & produto & "," & IDOBRA & ",'" & data & "'," & Val(txt_qtd.Text) & ")"

command = New OleDbCommand(query, ConnectionString)

If command.ExecuteNonQuery() < 1 Then
		    MessageBox.Show("Erro ao inserir", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
	    Else
		    MessageBox.Show("Registo inserido com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
	    End If

Else
	    MessageBox.Show("Fez o update com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
    End If

ConnectionString.Close()
    command = Nothing

Retsu9

diz que não foi fornecido valores para um ou mais parametros necessários

Dim produto As String = lst_produtos.SelectedItem.Split("|")(0)
    Dim preco As Decimal
    Dim data As Date
    If chkb_data.Checked = True Then
	    data = Date.Today
    Else
	    data = dtp_data.Text
    End If
    'Format(data, "dd/MM/yyyy")
    MsgBox(data)
    query = "Select Preco_Compra From produtos Where ID='" & produto & "'"
    dr = executar_query_Reader(query)
    While dr.Read
	    preco = dr("Preco_Compra")
    End While
    con.Close()
    query = "UPDATE obras_prod SET Quantidade=Quantidade + " & Val(txt_qtd.Text) & " WHERE ID_prod=" & produto & " AND ID_obra=" & IDOBRA & " AND Data>=#" & data & "# AND Data<# " & data.AddDays(1) & "#"

vikcch

fica difícil de ajudar...

posta mais coisas, como tens as tabelas estruturadas, essas subs "executar_query_Reader", "executar_query_nonReader"... etc

o produto é uma string? sendo Id/chave primaria na tabela produtos ? está tudo bem até ai?

query = "Select Preco_Compra From produtos Where ID='" & produto & "'"

Edited by vikcch

Retsu9

sim o produto é string.

Public Function executar_query_Reader(ByVal Instrucao As String) As OleDb.OleDbDataReader
Dim datareader As OleDbDataReader = Nothing ' declarar uma variavel do tipo oledatareader para ler os dados da base de dados
cmd = New OleDbCommand(Instrucao, con) ' nova variavel do tipo oledbcommand, com a instruçao sql e a conexao
Try
con.Open() 'abrir a conexão
datareader = cmd.ExecuteReader 'executar a variavel cmd e receber os dados na variavel datareader
Catch ex As Exception
MessageBox.Show(ex.Message) 'mensagem de erro, se aplicavel
Finally
End Try
Return datareader 'retornar os dados atraves da variavel datareader
End Function
'************************** Procedimento para comandos Insert\Update\Delete *********************************************
Public Sub executar_query_nonReader(ByVal Instrucao As String)
cmd = New OleDbCommand(Instrucao, con) ' nova variavel do tipo oledbcommand, com a instruçao sql e a conexao
con.Open() 'abrir a conexão
Try
aux= cmd.ExecuteNonQuery() 'executar a variavel cmd e receber os dados na aux
Catch ex As Exception
MessageBox.Show(ex.Message) 'mensagem de erro, se aplicavel
Finally
con.Close() 'fechar a conexão
End Try
End Sub

Edited by Retsu9