Jump to content
thoga31

[Resolvido] Problema com SSD num portátil Asus

Recommended Posts

thoga31

Olá, pessoal.

Finalmente adquiri um SSD para o meu portátil, mas infelizmente nem tudo está a ser rosas perfumadas.

Coloquei o HDD numa caddy, a partir do qual o computador consegue na mesma fazer boot, e nem o Windows nem o Ubuntu reconhecem o SSD.

Este não aparece no Device Manager, Disk Management nem no GParted.

Pensei que pudesse ser do SSD, pelo que o liguei ao meu desktop. Lá o SSD foi reconhecido, formatei-o, designei-lhe uma letra, testei-o com meia dúzia de ficheiros pequenos e experimentei ver se o setup do Windows o reconhecia, o que se confirmou.

Portanto, o problema não é do SSD. O problema está algures no meu portátil, um Asus X500LN.

Experimentei desligar o Secure Boot e o Fast Boot, assim como ligar o CSM (sugestão que funcionou com algumas pessoas no Tom's Hardware).

Sinceramente já não sei o que fazer, esgotei todas as hipóteses que sabia e as que encontrei. Alguém porventura saberá o que se está a passar e/ou tem sugestões para que o portátil reconheça o SSD?

Cumprimentos.

Knowledge is free!

thoga31

Após 2 dias a marinar o assunto, problema resolvido!

O problema residiu no facto deste ser um PC com UEFI e não a BIOS "tradicional".

A solução foi colocar o SSD na caddy e, pelo Ubuntu Live CD, particioná-lo. A primeira partição deve ser uma FAT32 de 100MiB cuja única flag deve ser boot. As restantes partições são ao gosto de cada um: eu criei uma NTFS para o Windows.

Com o SSD particionado, este pode ser colocado na porta SATA destinada ao disco no laptop e o HDD na caddy. A partir desse momento, qualquer setup e OS irá reconhecer o SSD.

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!