thoga31 569 Posted October 2, 2015 Report Share Posted October 2, 2015 Olá, pessoal. Finalmente adquiri um SSD para o meu portátil, mas infelizmente nem tudo está a ser rosas perfumadas. Coloquei o HDD numa caddy, a partir do qual o computador consegue na mesma fazer boot, e nem o Windows nem o Ubuntu reconhecem o SSD. Este não aparece no Device Manager, Disk Management nem no GParted. Pensei que pudesse ser do SSD, pelo que o liguei ao meu desktop. Lá o SSD foi reconhecido, formatei-o, designei-lhe uma letra, testei-o com meia dúzia de ficheiros pequenos e experimentei ver se o setup do Windows o reconhecia, o que se confirmou. Portanto, o problema não é do SSD. O problema está algures no meu portátil, um Asus X500LN. Experimentei desligar o Secure Boot e o Fast Boot, assim como ligar o CSM (sugestão que funcionou com algumas pessoas no Tom's Hardware). Sinceramente já não sei o que fazer, esgotei todas as hipóteses que sabia e as que encontrei. Alguém porventura saberá o que se está a passar e/ou tem sugestões para que o portátil reconheça o SSD? Cumprimentos. Knowledge is free! Link to post Share on other sites
thoga31 569 Posted October 4, 2015 Author Report Share Posted October 4, 2015 (edited) Após 2 dias a marinar o assunto, problema resolvido! O problema residiu no facto deste ser um PC com UEFI e não a BIOS "tradicional". A solução foi colocar o SSD na caddy e, pelo Ubuntu Live CD, particioná-lo. A primeira partição deve ser uma FAT32 de 100MiB cuja única flag deve ser boot. As restantes partições são ao gosto de cada um: eu criei uma NTFS para o Windows. Com o SSD particionado, este pode ser colocado na porta SATA destinada ao disco no laptop e o HDD na caddy. A partir desse momento, qualquer setup e OS irá reconhecer o SSD. Cumprimentos. Edited October 4, 2015 by thoga31 Knowledge is free! Link to post Share on other sites
Recommended Posts