Jump to content

Concatenar nome de campo com date('Y-m')

Carlos Rocha
 Share

Recommended Posts

Tenho a seguinte consulta:

function retornaClientesDevedores ($mesReferencia, $dias) {

require_once "PhpUtil.php"; 
    $PhpUtil = new PhpUtil(); 

$string = "SELECT idClientes, nome FROM clientes WHERE idClientes IN ( 
       SELECT idClientes FROM planosclientes WHERE idPlanosClientes IN (
        SELECT distinct(idPlanoClientes) FROM pagamentos WHERE mesReferencia NOT IN ('".$mesReferencia."') 
         ) and ".$PhpUtil->diferencaDatas(date('Y-m-d'), date('Y-m')."-diaVencimento'".)->days." > ".$dias."
         UNION
        SELECT idPlanosClientes FROM planosclientes WHERE idPlanosClientes NOT IN                                               (SELECT distinct(idPlanoClientes) FROM pagamentos)
             ) ";         
       }

Minha dificuldade é que tenho uma função que vem de uma classe. Essa função pede duas datas. Uma atual e outra que preciso pegar a data atual sem o dia, portanto `date('Y-m')` e concatenar com um campo `diaVencimento` da tabela para montar a data e gerar com isso 2015-09-diaVncimento. Como fazer essa concatenação no PHP?

HappyHippyHippo

por mais que leia o teu post não consigo entender a 100% o que pretendes, no entanto, fiquei com a ideia do que o que pretendes não é possível efectuar de uma só vez no PHP pois necessitas de dados existentes na base de dados.

o que podes fazer é a concatenação em SQL usando a função concat

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Pensando bem me parece que nem vou precisar disso.

Um Cliente tem um plano e se compromete a pagar todo dia '15' por exemplo. Então, no dia '7'$ por exemplo quero tirar a lista do mês.

Como só entra os que ainda não pagaram e que tem uma carência de 5 dias após a data, logo tria que fazer (diaHoje - DiaVencimento) o que dará (7-15 = -8) que é menor que os 5 dias de carência.

Na verdade é o seguinte

A função que estou usando é:

function diferencaDatas ($dataInicio, $dataFim) {
$dataInicio = new DateTime($dataInicio);
$dataFim  = new DateTime($dataFim);
$diferencas = $dataInicio->diff($dataFim);

return $diferencas;
 }

Chamada:

$dataHoje = date('Y-m-d');

$dataVencimento = date('Y-m')."-dataVencimento ";

$diasDiferenca = diferencaDatas ($dataHoje , $dataVencimento ) ->days;

Saber quantos dias de diferença são.

Mas como a listagem será efetuada sempre dentro do mesmo mês, tanto $diaHoje quanto o $diaVencimento ocorrerão no mesmo mês, logo não precisarei da função bastando fazer a simples diferença entre eles.

Estou certo em meu raciocínio?

Pois se eu vou tirar a listagem por exemplo no dia 25, o mês é 09. Logo, vou pegar a data da listagem (25) e tirar o dia do vencimento (caso ainda não tenha sido paga) se der até 5, esta no prazo, caso contrário, esta em débito.

classe corrigida.

<?php
class Relatorios {

private $conexao;

public function __construct ($_conexao) { 
   $this->conexao = $_conexao;
}
/*
    //COMENTÁRIO DA FUNÇÃO ABAIXO
//SELECIONAR OS ID'S E OS NOMES DOS CLIENTES
$string = "SELECT idClientes, nome FROM clientes WHERE idClientes IN ( 
                  //SELECIONAR ID'S DOS CLIENTES QUE TEM PLANOS E QUE A DIA DE VENCIMENTO É MENOR QUE A O DIA ATUAL
  //MAS NÃO PAGARAM A PARCELA DO MES CORRENTE 
SELECT distinct(idPlanoClientes) FROM pagamentos WHERE mesReferencia NOT IN ('".$mesReferencia."') 
                 ) and DATEDIFF (curdate(), CONCAT('".date('Y-m')."','-', diaVencimento)) > ".$dias."
 //UNIÃO COM
UNION
   //SELECIONAR ID'S DOS CLIENTES QUE TEM PLANOS E QUE NÃO PAGARAM NENHUMA PARCELA
SELECT idPlanosClientes FROM planosclientes WHERE idPlanosClientes NOT IN                                               (SELECT distinct(idPlanoClientes) FROM pagamentos)
 ) ";         
*/

function retornaClientesDevedores ($mesReferencia, $dias) {

$retorno = array();

$string = "SELECT DISTINCT(idClientes), nome FROM clientes WHERE idClientes IN ( 
) and DATEDIFF (curdate(), CONCAT('".date('Y-m')."','-', diaVencimento)) > ".$dias."
UNION
 ) ORDER BY nome";        

$dados =  $this->conexao->query($string);   

if($dados->num_rows == 0) {
$retorno = null;
}
else {
$contador = 0;
while ( list ($idClientes, $nomeClientes) = $dados->fetch_row())   {
$retorno[$contador][0] = $idClientes;
$retorno[$contador][1] = $nomeClientes;
$contador++;
}