Jump to content
edub13

Royalties de jogo em C# ?

Recommended Posts

edub13

Boas pessoal, tenho um dúvida, hoje ao falar com um professor do meu curso ele disse me (não vou explicar a conversa toda porque percebe se pela pergunta) que tinha que pagar algo à Micro$oft se puser um jogo desenvolvido em C# à venda isto é verdade ??? A mim não faz muito sentido mas quem sou eu.

Learning:

C++

nunopicado

Se o quiseres por à venda na Windows Store, sim, tens de pagar.

Fora isso, não te sei dizer.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

edub13

Pois, nem é esse caso é apenas colocar online à venda numa plataforma. Acho estranho ter que pagar por uma linguagem ... Sempre pensei que isso tinha mais a ver se criar aplicações em visual studio etc.

Learning:

C++

nunopicado

Pois, nem é esse caso é apenas colocar online à venda numa plataforma. Acho estranho ter que pagar por uma linguagem ... Sempre pensei que isso tinha mais a ver se criar aplicações em visual studio etc.

Também pode ter a ver com a versão do Visual Studio que estás a usar. Se for o Express, tem uma série de limitações, não sei se uma delas é essa.

No Delphi, que trás de origem um componente para criar a MSRibbon (interface do Office 2007) quando vamos a usar a primeira vez há lá um aviso que se for usado esse componente em aplicações para venda, temos de obter licença da Microsoft.

Possivelmente o que se passa é algo semelhante.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

edub13

Não é isso, dei esse caso como exemplo, estou a falar em usar a linguagem C# e por exemplo Monogame, noutra plataforma que não visual studio pagar algo só por usar a linguagem C#

Learning:

C++

nunopicado

Eu sei, percebi essa ideia.

Só dei um exemplo de medidas da Microsoft. Se fazem isso com um conceito de componente, é possível que façam com toda a linguagem.

Mas não te sei confirmar isso, nunca usei o VS.

edub13

Ah sim isso faz sentido, estive a pesquisar melhor e supostamente posso vender a minha aplicação sem pagar nada a ninguém para isso basta usar as versões express como visual express, sql express...

Learning:

C++

brunuu

Tu podes vender qualquer aplicação feita com o visual studio mesmo que seja no express

https://www.visualstudio.com/en-US/products/visual-studio-express-vs

Commercial use of Express products

Visual Studio Express products are available at no charge and may be used for commercial, production usage subject to the license terms provided with each product. For example, you can use Express for Windows to create apps that you can then submit for sale in the Windows Store.

https://www.visualstudio.com/en-us/dn877550.aspx

• Individual license. If you are an individual working on your own applications to sell or for any other purpose, you may use the software to develop and test those applications.

bruno1234

O C# é uma linguagem e não tem custos de utilização.

O Visual Studio aplicam-se as licenças acima referidas.

O monogame também não tem custos associados, podes ver aqui a licença do mesmo: https://github.com/mono/MonoGame/blob/develop/LICENSE.txt

Por isso, se utilizares o Visual Studio 2015 Community (que é gratuito para o teu caso) estás à vontade para fazer e distribuir da forma que achares melhor o teu jogo.

Se for nas stores windows/google play/appstore/... pagas as licenças aplicáveis a cada uma.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos