Ir para o conteúdo
progmais

Como começar a Programar?

Mensagens Recomendadas

HappyHippyHippo    1132
HappyHippyHippo

epa ... quantos tópicos existem com a essa discussão ?

entradas e entradas repetidos sem abordar directamente a questão do criador do tópico.

o rapaz tinha pretensões em programar em C++, o passo mais lógico é começar com C, seja ele do vosso agrado ou não.

peço a algum moderador que "limpe" aqui o tópico e mova a discussão para o tópico mais recente, onde essa discussão faça mais sentido.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    271
CrominhO

Happy desculpa lá, mas a questão que motivou a abertura do tópico não está respondida? tá...

Em relação à "discussão", não percebo sinceramente a aversão a uma troca de ideias :-/ ... Nem tudo é no sentido negativo, bem sei que a escrever ás vezes parece, mas não é!

Mas se quiseres entrar em discussão como tu a assumes e sobre o tópico,

o rapaz tinha pretensões em programar em C++, o passo mais lógico é começar com C, seja ele do vosso agrado ou não.

O passo mais lógico para TI, não para mim... Não fales por mim, porque eu não preciso, e se achas que é uma questão de ser do nosso agrado ou não, terei todo o prazer em explicar-te, mas devias ter falado na altura em que eu respondi ao criar do Tópico dando a minha opinião.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

@Happy, entendo que se possa considerar a conversa desviante em relação ao tópico inicial. Contudo, estive a reler e até acho que faça sentido. Além do mais, tendo em conta a forma como a conversa deu início, uma limpeza faria perder em parte a lógica do fim deste tópico e daria um início pouco lógico a um novo tópico - excepto se desse para partir posts a meio.

O @progmais referiu que também ponderou iniciar-se com Pascal, tendo o @Warrior declarado impreterivelmente o Pascal (e depois o Delphi) morto. Esta conversa que se deu até agora tem tido o objectivo de constatar se o Pascal e o Delphi, nomeadamente o Delphi, estão mortos.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    271
CrominhO

Bom, em todo o caso, e visto que o @Progmais quer iniciar a programação por,

Eu estava a pensar em começar com uma destas três opções: Turbo Pascal/Free Turbo Pascal, Java e/ou Python

Volto a reafirmar aquilo que já tinha dito,

VARIAVEIS
S,C,I,A,MD:Real;
INÍCIO
S ← 0;
C ← 0;
PARA I← 1 ATÉ 10 FAÇA
INÍCIO
Escreva ('Digite um número');
LEIA (a);
SE a >=0 ENTÃO
 INÍCIO
	 S ← S+a;
	 C ← C+1;
 FIM;
FIM SE;
FIM;
FIM PARA;
MD ← S/C;
ESCREVER ('A média é:', MD);
FIM.

Este Pseudocodigo em Pascal, é "praticamente" trocar o que está em Português para Inglês,

de resto não é por acaso, que grande parte dos Cursos, seja nível 3, 4 ou 5, de Informática, iniciam pelo Pascal :)

Boa sorte :)

O Pascal e o Delphi, estão muito longe de estarem mortos, em todo o caso, mesmo que estivessem, alguma razão existe para se iniciar grande parte dos Cursos em Portugal e não só, pelo Pascal... Mesmo que depois desses Cursos saiam Programadores de VB, C++, Java, etc...

Uma das razões mais óbvias é a que falo em cima e que o @progmais falou, e até o @Warrior concordou.

Numa aula de programação começa-se por onde?

Pseudocodigo,

O programa vai fazer isto e aquilo, e depois lê os valores e mostra resultados, (convém que saibam o que se pretende com o programa que se vai fazer) -> A questão é que no pseudocodigo, grande parte deles já está a programar em Pascal sem sequer saber, basta traduzir para Inglês :confused: e no C é assim?

and, or, mod

parece-me ser diferente de,

&&, ||, %

Claro que se quisermos aprender uma LP, seja ela qual for, podemos iniciar directamente na mesma... mas será correcto para quem nunca programou?

Dito isto, mais uma vez na minha opinião, e ainda por cima mostrando o @progmais já algum conhecimento de como deve aprender(pseudocodigo, fluxogramas, etc...) deveria sim iniciar pelo Pascal. (mais uma vez, os Planos Curriculares são assim por algum motivo)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1132
HappyHippyHippo

esta é a segunda entrada no tópico:

Eu queria aprender a programar em C++, mas eu não sei se deva começar a programar em c++ ou deverei começar pelo pontos iniciais referenciais (fazer algoritmia, pseudocodigo e fluxogramas ou mais outro topico que eu desconheça)

a alteração de "conversa" para outras linguagens é algo que pode ser analisado, mas que eu nem vou perder tempo

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

Eu estava a pensar em começar com uma destas três opções: Turbo Pascal/Free Turbo Pascal, Java e/ou Python

Editado por thoga31

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mkman    14
Mkman

A questão fundamental de aprender programar e desenvolver o teu raciocínio, o teu problem solving. A linguagem de programação é a forma de dizeres a "burra" o que ela vai fazer. Pesquisa um bocado as linguagens acima ditas e escolhe a que te parece melhor. Escolhe aquela que os teus amigos estão a usar, aquela de vão na tua universidade(ou aquela que vais entrar, se quiseres óbvio) ou a que tem a sintaxe mais bonita. Não vais ficar a perder se começares por x e outras pessoas começarem por y. Mantém as coisas simples. Escolhe uma linguagem e fica com ela. Terás muito tempo para aprender muitas outras. Resolve muitos problemas. Aprende sobre algoritmos. Tira muitos duvidas, e tenho a certeza que aqui no fórum e no canal de IRC nunca te será negado ajuda.

Bom Estudo!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade