Ir para o conteúdo
progmais

Como começar a Programar?

Mensagens Recomendadas

progmais    1
progmais

Olá a todos :P

Tenho andado a Pesquisar na Internet mas não obtive respostas muito safisfatorias face a diferentes metodologias e comentarios respondidos.

Eu gostava de começar a programar, mas eu não sei por onde devo começar?

Deverei começar pela algoritmia? depois avanço para o pseudocodigo, fluxogramas e depois é que sim começo pela linguagem de programação (java, c++, c+, python)?

Ou existe mais algum conceito no meio destes conceitos todos para iniciar a programação?

Cumprimentos.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1132
HappyHippyHippo

na minha humilde opinião, não há nada melhor do que meter as mão na massa.

o melhor é mesmo começar a ver pequenos tutoriais na net, seguir-los recriando o que estás a ver/ler no teu computador.

falta só agora saber que tutoriais seguir, mas isso depende do que queres fazer com programação, que tipo de aplicações queres fazer, para saber qual será a melhor linguagem de entrada para ti

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
progmais    1
progmais

Olá HappyHippyHippo, desde já agradeço a resposta á minha duvida :P

Eu queria aprender a programar em C++, mas eu não sei se deva começar a programar em c++ ou deverei começar pelo pontos iniciais referenciais (fazer algoritmia, pseudocodigo e fluxogramas ou mais outro topico que eu desconheça)

Editado por progmais

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1132
HappyHippyHippo

novamente, a minha opinião é que a primeira linguagem de programação não seja uma OOP (mais tarde saberás o que isso quer dizer)

se pretendes então aprender C++, seria melhor começar pelo C, e quando estiveres calejado, então fazer a transição para o C++.

no que toca por onde começar, já disse, segue uns tutorias de inicialização de C (linguagem) porque se fores aprender algoritmia sem saber do que se fala, vai ser como um "burro a olhar para o palácio"

depois de saber o básico da linguagem, o suficiente para poderes aplicar o que se aprende por algoritmia, então sim, pega algum material de algoritmia

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
progmais    1
progmais

Ok, sendo assim, eu vou começar a aprender a linguagem c em vez da c++ (Oriented Object programming/linguagem orientada a objectos).

Obrigado pelo conselho :D

Relativamente aos conteudos e categorias, que mais conteudos existem para alem de "algoritmos", "pseudocodigos" e "fluxogramas" (Cusiosidade)?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior    68
Warrior

Também recomendo que comeces por meter as mãos na massa, mas não acho que C seja uma linguagem simpática para iniciantes porque tem uma curva acentuada. Talvez devas ponderar outra linguagem para começares a aprender.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1132
HappyHippyHippo

daqui a mais digo que deverias começar com

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+

|

V

Portugol+

Editado por HappyHippyHippo

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior    68
Warrior

Tanto Java como Python são boas opções, Pascal está morto.

Python talvez seja mais simples para quem está a começar e tem muitas bibliotecas que te ajudam a interagir graficamente para ganhares motivação.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

Pascal está morto.

Isso é um mais um mito que se autoalimenta pelo desconhecimento(?).

O Pascal não parou em 1971 e temos o Delphi, filho do Pascal. O Delphi é ainda bastante usado em software para POS, por exemplo, ou em redes.

Acaba por ser o mesmo que dizer que o COBOL está morto... mas é super usado na área financeira. O Delphi ainda é mais usado que o COBOL... muito mais.

Sabendo Pascal, nomeadamente Object Pascal, Delphi é apenas um "saltinho".

O próprio Pascal já não é o "simples Pascal" que muitos pensam e acham conhecer. O Pascal "de base" da actualidade inclui features que muitos desconhecem.

Para esta linguagem recomendo a iniciação com o Free Pascal.

Eu estava a pensar em começar com uma destas três opções: Turbo Pascal/Free Turbo Pascal, Java e/ou Python

Não existe "Turbo Free Pascal", mas sim Free Pascal :)

Entre essas três que referiste, recomendaria ou Free Pascal ou Python... ou ambas! (qualquer que seja a ordem pela qual as aprendas) ;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1069
nunopicado

Pascal está morto.

É com certeza a tua opinião, e tens direito a ela.

Mas que mal pergunte, baseias-te em quê? Qual Pascal é que te parece morto?

Saberás com certeza que existe Pascal para Win32, Win64, WinCE, WinMobile, Android, OSX, iOS32, iOS64, Rasbberry PI, Linux, e mais uma série delas de que nem me lembro.

Saberás que a integração com redes e bases de dados são apenas dois dos pontos fortes do Pascal actual.

Saberás porventura até que Pascal é uma das linguagens com maior comunidade na internet.

E creio até que saibas que um dos quadros do Portugal@Programar com mais movimento é exactamente o quadro de Pascal.

Daí a minha dúvida... Porque está (para ti) o Pascal morto? ;)

@progmais, também concordo com o Thoga31, para começar, Pascal e/ou Python.

Pascal tem a vantagem de com sintaxe simples e forte tipagem te ajudar a evitar erros de principiante, e Python tem a enorme vantagem de não deixar que programes sem indentar o código.

Ambas são excelentes para começar, e ambas são só por si soluções finais (podes usá-las em projectos comerciais que te exijam mais poder e/ou versatilidade).

Só depende de que caminho queres seguir, e que tipo de programas queres fazer.

Editado por nunopicado

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    271
CrominhO

(...)

Deverei começar pela algoritmia? depois avanço para o pseudocodigo, fluxogramas e depois é que sim começo pela linguagem de programação (java, c++, c+, python)?

(...)

Em relação à afirmação do @Warrior, prefiro não comentar :)

Concordo com o que o @Nuno e o @Thoga disseram, mas não minha opinião, e já que abriste a porta ao Pascal, penso que deverias iniciar mesmo por ele :-) ... e por uma simples razão, o Pascal está mais "próximo" do pseudocodigo, digamos que se programares em pseudocodigo e souberes Inglês, quase que ficas "pronto" para programares em Pascal, o ideal será a meu ver avançar com os 2 que é bastante simples. Podes obter mais Informação num tópico aberto pelo @Thoga que se a memória não me falha tem o titulo de "10 Razões para Programar em Pascal". Embora nesse mesmo tópico apareça um Expert que diz que isto não é verdade e que tem uma noção de pseudocodigo bem diferente da minha, mas "aproveitas" aquilo que achares melhor :)

VARIAVEIS
S,C,I,A,MD:Real;
INÍCIO
S ← 0;
C ← 0;
PARA I← 1 ATÉ 10 FAÇA
 INÍCIO
   Escreva ('Digite um número');
   LEIA (a);
   SE a >=0 ENTÃO
   INÍCIO
	 S ← S+a;
	 C ← C+1;
   FIM;
   FIM SE;
 FIM;
FIM PARA;
MD ← S/C;
ESCREVER ('A média é:', MD);
FIM.

Este Pseudocodigo em Pascal, é "praticamente" trocar o que está em Português para Inglês,

de resto não é por acaso, que grande parte dos Cursos, seja nível 3, 4 ou 5, de Informática, iniciam pelo Pascal :)

Boa sorte :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior    68
Warrior

Não é desconhecimento, eu aprendi e usei Pascal. Fiz jogos em Pascal. Todas essas variantes estão mortas, e podes acrescentar Delphi também.

Eu se que existe uma comunidade de Pascal, fundamentalmente porque ainda é ensinado em algumas escolas como iniciação (vai espreitar o tipo de perguntas no quadro de Pascal).

thoga: COBOL também está morto. Pascal só é usado pelo mesmo motivo que COBOL é usado: porque existe software legacy que tem que ser mantido/estendido. Conseguem indicar ALGUMA empresa que tenham criado um projecto em Pascal nos últimos 10 anos? E não me venham com empresas de vão-de-escada, algo que seja minimamente conhecido.

Pascal não tem suporte para bibliotecas. Quando uma tecnologia nova sai, há suporte para C++, Java, Python, .Net e pouco mais. Tentem fazer uma aplicação distribuída usando Spark, Hadoop ou qualquer uma das 100 tecnologias essenciais que a Apache mantém em Pascal. Hoje em dia uma pessoa só aprende pascal por ter uma ser relativamente parecido com pseudo-código e por ser ensinado nas escolas, em termos práticos tem 0 relevância tanto em software open-source como no mercado de trabalho.

Edit: o CrominhO acabou por tocar exactamente no argumento que disse existir: é parecido com inglês.

Editado por Warrior

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    271
CrominhO

Não é desconhecimento, eu aprendi e usei Pascal. Fiz jogos em Pascal. Todas essas variantes estão mortas, e podes acrescentar Delphi também.

(...)

Edit: o CrominhO acabou por tocar exactamente no argumento que disse existir: é parecido com inglês.

Warrior, não é por estares de acordo comigo no que toca ao procedimento de inicio ao desenvolvimento e ao pseudocodigo/pascal, que vamos estar de acordo no resto :)

Quando dizes que o Pascal está morto, eu preferi não comentar porque já tinham comentado e nada de novo que eu fosse acrescentar, com certeza iria mudar a tua opinião :)

Quando agora referes o Delphi pior ainda :-/ ... mesmo que eu quisesse comentar, não seria capaz, nunca mais sairia daqui :)

EDIT: Aliás posso deixar-te só uma questão porque troca de argumentos não nos iria levar longe,

Se desenvolveste em Pascal conheces com certeza a Borland/Code Gear/Embarcadero... e também sabes com certeza que eles têm IDEs para dezenas de Linguagens, como ASP, Delphi for PHP, C++, C, Delphi, JBuilder(Java), etc...

Se tens a ideia que o Delphi está morto, como justificas que o produto mais vendido da Embarcadero hoje em dia seja o Delphi, ao contrario de outras LPs que simplesmente deixaram cair ao longo dos Anos? :)

Editado por CrominhO

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1069
nunopicado

O argumento do suporte a bibliotecas é giro. Quais bibliotecas?

Quem decide quais são importantes suportar para se considerar viva a linguagem?

É que eu programo em Pascal/Delphi há 23 anos, e alguns deles profissionalmente, e nunca me fez falta nenhuma dessas que referiste. Do meu ponto de vista, nenhuma delas é importante para o meu trabalho.

FireMonkey já me dá um jeitaço. Consegues usar na tua linguagem de eleição?

A parte das 'empresas de vão de escada' também é gira. O que para ti não é uma empresa de vão de escada? Aquelas que têm mais orçamento para marketing? A Microsoft começou numa garagem. Todas começam em algum lado, e não é por isso que os seus produtos são melhores ou piores. Se te sei dizer um software começado por uma empresa que não seja de vão de escadas? Vai ver por exemplo o software da Filosoft, CentralGest, entre outras. Algumas das maiores Software Houses portuguesas usam Delphi. E estamos a falar neste pequeno universo do software de gestão em Portugal - pelo menos 4, que eu conheça, usam Delphi.

Das outras, não sei, não conheço. Podem não usar Delphi, ou até podem usar. Quem sabe? Nunca vi um relatório de quem usa qual linguagem para fazer o quê... Se conheceres um relatório desses avisa, que gostava de o ver.

Sabes porquê que o COBOL é usado para manter/estender software legacy?

Porque não há linguagem nenhuma que convença os responsáveis desses projectos de que a troca lhes traria mais-valias.

Desde 1980 que se diz que o Pascal morreu. Conheces algum morto que continue a crescer?

Ou achas que a Embarcadero investiu milhões de dólares a criar compiladores para a maior parte das plataformas conhecidas, depois da aquisição de toda a estrutura do Delphi e C++ Builder, e a viabilizar todo o projecto, se não tivessem como recuperar o investimento?

É óbvio que não tem a popularidade de outras como o Java, por exemplo. Pudera, nas universidades impingem aquilo como última maravilha do universo. E é gratuito.

Não acreditas com certeza que a popularidade dela é por falta de defeitos.

Quem diz Java, diz outra qualquer.

Uma linguagem de programação é uma ferramenta.

Por muito popular que seja um martelo, tenta lá apertar um parafuso com ele.

Cada uma tem a sua razão de existir.

A qualidade de uma linguagem mede-se pela sua capacidade, e pela sua evolução, e não pela sua efémera posição no top da popularidade...

E enquanto uma determinada linguagem for melhor do que outras para um qualquer tipo de projecto, e enquanto essa linguagem for mantida e evoluída, essa linguagem não pode ser considerada morta.

Bem, por mim está o assunto arrumado, senão daqui a nada é mais um tópico para encher pneus.

Editado por nunopicado

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

Muito sinceramente, acho que esta história do Pascal e variantes estarem mortos é pura ideologia dogmática - a maioria aceita isso como verdade absoluta e assim é. Se a comunidade de programadores insiste que o céu é verde, que assim seja.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunuu    20
brunuu

Eu não vou entrar na discução ai de cima porque eu era simplesmente esmagado porque nem de perto ou de longe tenho a vossa experiencia...

Bem a python é a mais fácil de aprender comparando com c++, c ou java e informação não falta, mas isso depois depende do que queres e também é uma questão de gosto porque ter como primeira linguagem algo que não se gosta de escrever é muito desmotivante.

Olha experimenta todas e a que gostares mais segue com ela, eu fiz isso não é a melhor pratica e só faz perder tempo mas pelo menos tirei as duvias que precisava.

O que conta é o programador não a linguagem muitas das vezes.

Editado por thoga31
Publicidade

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1069
nunopicado

Esmagado, tu?

Se num post tão pequeno meteste dois tremendos e irrefutáveis argumentos?

ter como primeira linguagem algo que não se gosta de escrever é muito desmotivante.

;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

Nem mais, concordo com o Nuno.

Apontaste, e muito bem, que mais importante que seguir o rebanho, é saber escolher se é seguir o rebanho aquilo que se quer e que dá motivação para continuar.

É que, só assim por acaso, o ser humano não anda em rebanhos, apesar de, de facto, muitos aspirarem a isso.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    271
CrominhO

Eu não vou entrar na discução ai de cima porque eu era simplesmente esmagado porque nem de perto ou de longe tenho a vossa experiencia...

(...)

Bem aqui ninguém é esmagado :-) ... muito menos com experiência que não foi referida, pelo menos não por mim :-) ... Gosto de acreditar que a experiencia deve ser partilhada e não mote de esmagamentos :cheesygrin:

Essa tua frase "O que conta é o programador não a linguagem muitas das vezes" é simplesmente fantástica, deixa-me que te diga :-)

Podes dar um Ferrari uma pessoa, se o condutor não souber conduzir aquilo não sai do mesmo sitio...

Muito bom mesmo :-)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    271
CrominhO

Eu se que existe uma comunidade de Pascal, fundamentalmente porque ainda é ensinado em algumas escolas como iniciação (vai espreitar o tipo de perguntas no quadro de Pascal).

(...)

Warrior não me leves a mal, quando falei em cima não quis comentar a tua leitura de que o Pascal e o Delphi estão mortos, preferi tentar responder à questão do @progmais. Mas também não tinha lido esta parte que tinhas escrito. :-/

Opiniões diferentes, todos temos. Mas repara nisto, tu estás a basear a tua opinião em 1 quadro de 1 fórum(?) ... acho um pouco curto :-/ em todo o caso já viste o quadro Delphi? ... eu já não ia lá há uns tempos, mas quando li esta tua afirmação fui lá ver;

http://www.portugal-a-programar.pt/forum/17-delphilazarus/

Camera IP,

Envio de SMS

Windows Media Player

ADB Server

REST Client

Multi Thread

N questões com Grids

Parece-te mesmo que isto é meramente Académico ? :-/ e que está morto ? :-/

Eu até acho que tá bem "compostinho" :-) ... já vi o quadro bem pior do que o que está neste momento :-) ... E não vi um outro de outra LP com tanta diversidade de situações reais :-/ , com a agravante que quem fala da Embarcadero, tem de saber que existe um fórum próprio da Empresa com os programadores, o que obviamente poderá retirar algum Fluxo ao P@P .

Mais uma vez não me leves a mal, eu não quero de todo contrariar a tua ideia, porque como disse em cima nem saberia por onde começar, além disso não fico mais contente por ter ou não razão, mas por outro Lado, fazeres a Leitura de que o Delphi está morto, com base no quadro, que ainda por cima até está porreirinho, não me parece mesmo nada correcto, e não deixa bem o P@P :-/

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior    68
Warrior

Não vou prolongar a discussão porque sei que não leva a lado nenhum, mas eu nunca disse que Delphi era usado fundamentalmente em contexto académico (porque nem é verdade), só referi esse aspecto em relação ao Pascal. Aliás, a comparação que acho mais adequada é com COBOL que é tudo menos académico.

Também não acho que exista pouco movimento em Pascal/Delphi no P@P, até pelo contrário. Acho que o suporte que existe a essas duas linguagens é um dos grandes pontos fortes da comunidade, mas talvez por esse motivo acho que estão um bocadinho desfasados da realidade. Basta ver como querem basear o facto da linguagem não estar morta na existência de UMA empresa a desenvolver ferramentas para a mesma..

Anyway, check e têm todas as opiniões e mais algumas. https://www.quora.com/Is-Delphi-dead ...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1069
nunopicado

Basta ver como querem basear o facto da linguagem não estar morta na existência de UMA empresa a desenvolver ferramentas para a mesma..

Ou seja, o Windows está morto porque só a Microsoft desenvolve ferramentas para ele.

Dizes tu "Ai não, isso é estúpido. A Microsoft faz a base, mas depois qualquer pessoa pode desenvolver ferramentas e programas para funcionar com ele."

E digo eu "Pois, é verdade. E também é verdade que UMA empresa, a Embarcadero, faz o Delphi, a base, mas qualquer pessoa pode desenvolver ferramentas para ele. Conheces a DevExpress? Conheces a TMS? Conheces a Digital Metaphors? Conheces a Devart? Vá, já vamos em 5 Empresas, se continuasse a escrever ainda se arranjavam mais "uma ou duas". E isto é só no Delphi. E se não gostares da base, tens outras hipóteses, como FreePascal (Pascal) e Lazarus (Delphi).

Quantas empresas fazem a base do Java? Uma. Quantas empresas fazem a base do C#? Uma."

Para argumento, foste buscar um site de questões, em que alguém pergunta se o Delphi está morto, e depois tens respostas de sim e não (mais até a dizer que não). Parece-te essa a descrição da realidade? Pois seja, se tirarmos pela pinta, há uns que dizem que sim, e muitos mais que dizem que não.

Repara, o próprio acto de estarmos aqui a falar indica que estás errado. Se estivesse morto, ninguém trabalhava com ele.

No Brasil, por exemplo, é das linguagens mais usadas. Costuma-se dizer por lá que não existem programadores de Delphi desempregados.

E o facto de haver poucos, valoriza o trabalho dos que há.

Mas não vale a pena alongar mais isto. Tens a tua ideia, estás no teu direito, e eu estou no meu de não me preocupar em corrigir-te mais.

Tenta é só não induzir em erro quem começa, sabes como as mentes jovens podem ser influenciáveis por aquilo que lêem na net, devido à falta de experiência da vida real.

Over and out

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    271
CrominhO

Anyway, check e têm todas as opiniões e mais algumas. https://www.quora.com/Is-Delphi-dead ...

Warrior mas na página que dás tens as respostas :-/ ... todas seguidas :-/

Samir Kumar Mishra,

The Short Answer is NO. Delphi is not dead.

Robert Love

Delphi is far from Dead. Every year major improvments are made.

Quora User

Delphi isn't dead yet. And from what I've seen, it's actually a pretty good

Arjun RG

Not in any means. Delphi is still alive

Em relação ás Ofertas de trabalho em Delphi que eles referem, têm razão... Mas isto não passa pela morte do Delphi, pelo contrario, mas isto já nos ia iria levar para outros caminhos... :-)

Em relação a existir só uma Empresa a desenvolver ferramentas para mesma, não é correcto, eu trabalho pelo menos com 6... mas se falas da Embarcadero, é obvio que seriam os únicos... Já viste há quantos Anos a Borland e a agora a Embarcadero, vem desenvolvendo o Delphi ? seria praticamente impossível entrar outra empresa no mercado... de resto bem que tentaram aos longo dos anos :)

E em relação à discussão como dizes, não me parece que não leve a lado nenhum :) ... Eu ontem reparei no teu perfil, e "pareceu-me" que tavas mais virado para o lado académico, Olimpíadas e tal, e é obvio que aí torna-se difícil ter uma percepção da utilização do Delphi :)

Repara, na Lista de Softwares certificados pela AT em Portugal(portanto utilização Real e Actual), "eu" tenho 8... a empresa que trabalhei anteriormente tem se a memória não me falha 16, fora as dezenas de empresas que conheço que têm softwares certificados que utilizam Delphi... Se tivesse se "apostar" num número em 2.200, eu diria que 30% são Delphi. Tendo em conta que são softwares que foram desenvolvidos recentemente, não me parece que seja uma Taxa nada má :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    271
CrominhO

(...)

Mas não vale a pena alongar mais isto. Tens a tua ideia, estás no teu direito, e eu estou no meu de não me preocupar em corrigir-te mais.

Tenta é só não induzir em erro quem começa, sabes como as mentes jovens podem ser influenciáveis por aquilo que lêem na net, devido à falta de experiência da vida real.

Over and out

Nuno o site, o site que o Warrior colocou é uma pergunta se o Delphi está morto, se lermos as opiniões são praticamente todas contrárias :)

O facto de haver só uma empresa, está realmente incorrecto, como dizes em cima e bem, mas para quem não conhece faz alguma confusão que apenas a Embarcadero seja a Cara do Delphi... a questão penso que é, conseguiria entrar outra empresa a competir com eles. uma vez que trazem o Delphi há mais de 20 anos? não me parecem que tivessem grande futuro. :)

Mas há aqui uma questão que na minha modesta opinião merecia especial atenção, talvez não neste tópico... que é o facto, de ao contrario de praticamente todas as outras LPs, o Delphi, ter saído dos programas escolares e ter-se virado quase a 100%(embarcadero) para Produção, isto faz com que, Programadores que não estejam familiarizados com o Delphi, pensem que ele já não existe ou que esteja para deixar de existir :) ... penso eu claro :-)

Editado por CrominhO

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade