Jump to content

Dúvida Raizes

Sir Reng
 Share

Recommended Posts

Olá colegas.

Antes demais, só queria dizer que sou novo por aqui e a programar. E encontrei este forum, espero gostar e tentar ajudar no máximo que puder.

Mas estou aqui com uma dúvida que é o seguinte:

A funcão nRaizes que recebe os (3) coecientes de um polinomio de 2º grau e que

calcula o numero de raizes (reais) desse polinomio.

Eis o que fiz:

Raizes :: Float -> Float -> Float-> Float
Raizes a b c = [(-(b)-sqrt (b)^2 -4*a*c)/2*a , (-(b)+sqrt (b)^2 -4*a*c)/2*a]

Agredeço a ajuda e que corrijam o que estiver mal, pois é com erros que se aprende 🙂

Edited by thoga31
Formatação do tópico + GeSHi

Boa noite.

De facto tens vários problemas nesse código.

1. Haskell é case-sensitive, ou seja, diferencia maiúsculas de minúsculas. Nesse sentido, os tipos de dados têm uma forma de escrever diferente do nome de funções. Um tipo de dados (por exemplo Float) é sempre capitalizado, isto é, a primeira letra é sempre maiúscula. Já as funções nunca são capitalizadas.
    Portanto, no teu caso, como Raizes está capitalizado, o Haskell está a considerar que Raizes é um tipo de dados, pelo que não percebe esta linha: Raizes :: Float -> Float -> Float-> Float. O nome da função deve começar em minúsculas.
    raizes :: Float -> Float -> Float -> Float  -- função em minúculas, e tem cuidado com o espaçamento entre "->" e "Float"

2. Tu estás a devolver as raízes numa lista de dois elementos. O tipo de dados de saída da função não está correcto.
    raizes :: Float -> Float -> Float -> [Float]

Tendo em conta que o resultado é sempre dois elementos, por que não utilizar um tuplo?

type TupRaiz = (Float, Float)

raizes :: Float -> Float -> Float -> TupRaiz

3. Tem em atenção a prioridade das operações. A fórmula resolvente não está bem aplicada. Os números negativos "isolados" devem ficar entre parêntesis (por exemplo, o -b) e tens de rever umas bases de Matemática acerca de prioridade de operações: aplicaste mal os parêntesis em vários pontos.
    Esta é a forma correcta de o fazer, e porventura a mais apropriada para ti (estou a assumir que estás a iniciar agora a tua jornada pelo Haskell 🙂 ):
    raizes a b c = ( ((-b) + sqrt(b^2 - 4 * a * c)) / (2 * a) ,
                    ((-b) - sqrt(b^2 - 4 * a * c)) / (2 * a) )

Ou então podemos usar uns operadores e funções muito característicos de Haskell, sendo esta a minha solução favorita:

raizes :: Float -> Float -> Float -> TupRaiz
    raizes a b c = ( solve id , solve negate )
      where
         solve fn = (/(2 * a)) . (subtract b) . fn . sqrt . (subtract $ 4 * a * c) $ b^2

Cumprimentos 😉

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

Agora é que vi bem. O problema diz-te para devolveres o número de raízes e não quais as raízes.

Nesse caso, tens é de verificar o binómio discriminante:

disc a b c = (subtract $ 4 * a * c) $ b^2

Knowledge is free!

Okey, muito obrigado ! E sim estou a iniciar nisto, e em relação aos parenteses , fiquei confuso ali xD

Mais uma vez, obrigado ! 🙂

Edited by thoga31
Formatação da mensagem (remoção de cor desnecessária).